Questões de Concurso Público Empresa Cuiabana de Saúde Pública - MT 2023 para Médico - Ortopedista e Traumatologista

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 10 questões

Q2340782 Medicina
Durante um exame de sangue de rotina, M. D. P., 66 anos, apresentou hipercalcemia. O médico então suspeita de um possível distúrbio da homeostase óssea. A calcitonina inibe:
Alternativas
Q2340783 Medicina
O ortopedista é chamado à sala de parto para avaliar recémnato que apresenta deformidade nos pés. No exame clínico, foi constatada a presença de um pé torto congênito, optando-se por um tratamento conservador. Faz parte do tratamento escolhido manipulações suaves dos pés, trocas gessadas semanais e a tenotomia do:
Alternativas
Q2340784 Medicina
Um paciente, 7 anos, dá entrada na unidade hospitalar acompanhado da mãe, apresentando claudicação de membro inferior direito, dor local, presença de sinais flogísticos na região e referindo calafrios. Na anamnese, a mãe relata que alguns dias antes de apresentar esses sintomas a criança tinha sido levada à UPA próxima de sua residência por uma contusão leve em jogo de futebol.
A principal classificação da osteomielite é diferenciar se o trauma ocorrido foi de forma aguda ou crônica. Dessa forma, pode-se definir como uma lesão aguda quando existe a presença de:
Alternativas
Q2340785 Medicina
Em uma radiografia simples, uma característica de tumor maligno é a:
Alternativas
Q2340786 Medicina
Em razão de as fraturas do côndilo occipital, muitas vezes, passarem despercebidas, faz-se necessário realizar exames específicos para o diagnóstico dessas fraturas. Por isso, o paciente pode manifestar um quadro de dor persistente na região cervical posterior, acompanhado de espasmo muscular por longo período, sem que se suspeite da existência da lesão. A fratura do côndilo occipital que faz parte da fratura da base do crânio e se apresenta com traço em direção ao forame magno é estável em função da integridade dos ligamentos alares e da membrana tectorial; Essa fratura é causada por trauma direto regional é classificada como tipo:
Alternativas
Q2340787 Medicina
Uma mulher, 53 anos, busca o serviço de ortopedia, relatando dor no joelho, na maior parte do dia, no decorrer do último mês, e rigidez matinal dessa mesma articulação, com duração inferior a 30 minutos. No exame físico, o ortopedista percebe alargamento ósseo do joelho e crepitação em movimentos realizados de forma ativa. Foi solicitada uma radiografia para avaliação da gravidade do quadro, seguindo a classificação radiográfica de:
Alternativas
Q2340788 Medicina
Em pacientes idosos portadores de osteoporose, há o risco aumentado de fraturas do fêmur. Na osteoporose senil, a atividade osteoclástica encontra-se:
Alternativas
Q2340789 Medicina
Dos exames a seguir, aqueles que obrigatoriamente fazem parte da rotina radiológica do paciente politraumatizado são: 
Alternativas
Q2340790 Medicina
No início da manhã, adentra em seu consultório um paciente masculino, 6 anos, com marcha claudicante e dor em quadril direito, irradiando para região medial da coxa direita. No exame físico, você notou que o menino apresenta uma atrofia glútea com limitação de abdução e rotação interna do quadril direito. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q2340791 Medicina
Uma paciente, 89 anos, recorre ao serviço de urgência após queda da própria altura ao tropeçar num ressalto do piso de sua casa, apoiando-se com a mão espalmada e cotovelo estendido, referindo dor intensa e incapacidade de mobilização do ombro. O braço se encontrava em ligeira abdução e rotação externa. Sendo assim, espera-se encontrar nessa paciente o sinal semiológico:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: B
6: A
7: D
8: D
9: A
10: B