Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra do Bugres - MT 2023 para Assistente Social
Foram encontradas 17 questões
Na década de 1960, o Serviço Social questiona seus referenciais e, em uma conjuntura histórica de luta política e cultural anti-imperialista, emerge o Movimento de Reconceituação da profissão. Netto (2001) ressalta três vertentes de análise no bojo desse Movimento. A vertente caracterizada pelo enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração à sociedade é a:
No movimento dialético, a categoria reflexiva e ontológica que assegura a elevação do abstrato ao concreto, ou seja, a síntese das muitas determinações é a:
Os diversos Códigos de Ética Profissional do Assistente Social estavam assentados nas concepções filosóficas neotomistas, consagrando valores abstratos e metafísicos como o bem comum e a pessoa humana. A ruptura dessa concepção e a superação do neotomismo se deu a partir do Código de Ética de:
Ana é estudante de Serviço Social e deseja atuar na Educação, pois ainda não há assistentes sociais nas escolas de sua região. Interessada em abrir esse campo de trabalho, buscou estágio em uma unidade escolar próxima à sua casa, mesmo sem haver a supervisão de campo direta de um assistente social. Por ter supervisão acadêmica regular em Serviço Social, Ana pondera a possibilidade de a pedagoga ou a diretora supervisioná-la durante sua estada na escola. Considerando a legislação vigente, o estágio pleiteado por Ana não pode ser viabilizado porque:
No campo da política pública, foram desenvolvidos vários modelos explicativos para se entender como e por que o governo pratica ou deixa de praticar alguma ação que repercutirá na vida dos cidadãos. O ciclo das políticas públicas é um modelo que se caracteriza por ser deliberativo, formado por vários estágios e por estabelecer um processo dinâmico e de aprendizado. Tal ciclo é constituído dos seguintes estágios:
A assistência social, a partir da Constituição Federal de 1988, constitui o tripé da seguridade social no Brasil. Fleury (1994), em suas análises, destaca que, na assistência social brasileira, há um tipo particular de cidadania: a invertida, caracterizada pela relação do Estado com a população por meio da:
Para a superação da grande crise do capital (1929-1932), emerge como proposta a expressão intelectual de Keynes aliada às mudanças no mundo da produção por meio do fordismo. Nesse contexto, sob a perspectiva keynesiana, o Estado passa a ter um papel ativo na:
O planejamento se constitui como uma ferramenta crucial para a gestão das políticas públicas, em especial das políticas sociais. Os meios pelos quais o planejamento se expressa são:
Renata é assistente social em uma escola pública, atendendo à demanda dos alunos e da comunidade escolar em seu processo de trabalho. Seu projeto de trabalho foi elaborado em uma perspectiva interdisciplinar junto à pedagoga e à psicóloga escolar. Nesse contexto, considerando a legislação em vigor, o material técnico produzido por Renata deve ser armazenado:
As ações de caráter socioeducativo realizadas pelo(a) assistente social em seu processo de trabalho não estão restritas ao escopo da educação formal. Destarte, as ações socioeducativas no âmbito dos processos socioassistenciais estão estruturadas sobre dois pilares. São eles:
O (a) assistente social atua em uma direção que não é neutra, antes, é marcada por visões de mundo, valores, fundamentos teóricos, princípios éticos. Assim, o (a) profissional projeta um resultado a ser alcançado, conferindo uma direção social à finalidade do trabalho. Tal particularidade indica que toda intervenção realizada na realidade pelo assistente social tem uma dimensão:
As crises financeiras internacionais dos anos 2000 evidenciaram que a economia nacional depende, cada vez mais, da ação das corporações transnacionais, dos especuladores financeiros e dos grandes investidores internacionais. No escopo das grandes transformações contemporâneas do capitalismo, a reestruturação produtiva e a financeirização da economia representam:
A desigualdade e a pobreza são fatores presentes em diversas formas de ser da sociedade: no escravismo, no feudalismo e no capitalismo. O que constitui a questão social, matéria-prima do serviço social, diferentemente da pobreza e da desigualdade nos outros modos de produção, é que no capitalismo sua existência é única e:
O (a) assistente social comprometido com o aporte teórico, metodológico, ético e político-profissional, no enfrentamento da questão social no âmbito institucional, precisa perceber as explicações das situações singulares a partir das referências da totalidade social, o que impõe que se faça, em um sistema de mediação, a crítica:
O Código de Ética dos (das)Assistentes Sociais em vigência parte do pressuposto de que os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho. Assim, em sua fundamentação teórica, o Código está abalizado em:
A pesquisa é de suma importância no processo de trabalho do (da) assistente social como produção de conhecimento para a transformação da sociedade, não estando, portanto, restrita ao âmbito acadêmico. Tendo como perspectiva balizadora o projeto ético-político do serviço social, no corpo do projeto, o objeto de pesquisa é:
Considerando a natureza interventiva do serviço social e sua inserção histórica na divisão sociotécnica do trabalho, e, ainda, sua característica de procurar desvendar a complexidade do real e nele buscar as possibilidades de intervenção, a pesquisa tem um caráter, na prática profissional do (da) assistente social, caracterizado como: