Questões de Concurso Público Prefeitura de Campo Verde - MT 2023 para Artesão

Foram encontradas 12 questões

Q2297385 Vestuário, Moda e Estilismo
“As máscaras celebram as diferenças e se envolvem em diálogos entre o popular e a tradição local. Esta é uma manifestação religiosa que se hibridiza e se articula com outras representações da arte popular tradicional local e, nesta festa, as máscaras legitimam uma tradição cultural que expressa a identidade da cidade, principalmente a máscara de boi, por ser frequentemente utilizada para divulgação de eventos locais e do estado de Goiás, como símbolo identitário que legitima este patrimônio imaterial pirenopolino.” (BONETTI, 2017, p.133)

O texto acima se refere aos mascarados de Pirenópolis. Existem inúmeras técnicas de confecção de máscaras. A técnica muito empregada na região, em que são sobrepostas camadas de papel com cola denomina-se:
Alternativas
Q2297386 Vestuário, Moda e Estilismo
“De acordo com a Portaria 1.007 – SEI de 11 de junho de 2018 –, o crochê é uma “técnica desenvolvida com o auxílio de agulha especial terminada em gancho e que produz um trançado semelhante a trama de uma renda”.

Os três pontos principais da técnica do crochê são:
Alternativas
Q2297387 Vestuário, Moda e Estilismo
Dentre as inúmeras técnicas centenárias de tingimento de tecidos, encontra-se uma que se faz tradicionalmente a partir da aplicação de cera derretida em determinadas partes do tecido, com o emprego de pincel, carimbos e/ou outras ferramentas. Essa cera isola as partes do tecido em que se encontra aplicada, permitindo, assim, que se formem desenhos e padrões a cada etapa do tingimento.

A técnica de tingimento descrita acima é conhecida como: 
Alternativas
Q2297388 Vestuário, Moda e Estilismo
São exemplos de pontos de bordado:
Alternativas
Q2297389 Vestuário, Moda e Estilismo
“Além do vaqueiro, o couro faz parte da tradição cultural e do cotidiano de milhares de nordestinos, sendo matéria-prima para o desenvolvimento de artefatos artesanais diversos, como a produção de chapéus, calçados, bolsas, móveis, esculturas, dentre outros, cujas técnicas são passadas de pai para filho.” (ZUIM, 2014, p.64)

Múltiplas são as ferramentas empregadas na produção artesanal de artefatos de couro. Um exemplo de instrumento que normalmente pertence a essas técnicas é: 
Alternativas
Q2297390 Vestuário, Moda e Estilismo
Um tipo de fio, geralmente empregado na técnica de bordado, não vem no formato de novelo, mas tem seis fios entrelaçados, com apenas uma leve torção. Tais fios podem ser usados individualmente ou em grupos, de acordo com a espessura do ponto que se deseja obter. Esse fio é denominado:
Alternativas
Q2297391 Vestuário, Moda e Estilismo
A renda Renascença, atualmente um dos produtos artesanais característicos da Região Nordeste, é feita a partir do uso de:
Alternativas
Q2297393 Vestuário, Moda e Estilismo
A arte do capim dourado emprega o saber artesanal unido ao uso do bioma local e aponta, além do valor cultural e artístico, a importância econômica desse artesanato. O artesanato em capim dourado é conhecido tradicionalmente como pertencente à cidade de:
Alternativas
Q2297394 Vestuário, Moda e Estilismo
A execução de peças artesanais a partir do uso de linhas, fios e fibras é muito ampla e as peças são feitas a partir de técnicas e ferramentas distintas. A técnica que utiliza duas agulhas alongadas similares a varetas, sem furo ou ganchos, e que geralmente é feita com lã, é conhecida como: 
Alternativas
Q2297395 Vestuário, Moda e Estilismo
Uma cor secundária se caracteriza como a: 
Alternativas
Q2297396 Vestuário, Moda e Estilismo
Joana recebeu a encomenda de uma peça artesanal e percebeu que tinha muitas cores, mas faltava a tinta de cor laranja em seu estoque. Acostumada a misturar as cores, Joana fez o laranja a partir da soma das tintas vermelha e: 
Alternativas
Q2297398 Vestuário, Moda e Estilismo
O Art. 9º, da Portaria Nº 1.007 – SEI, de 11 de Junho de 2018, indica que o artesão, para ter acesso às políticas públicas do Programa do Artesanato Brasileiro, deverá previamente ser cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).
Segundo a portaria, a categoria de registro que corresponde à “entidade e/ou instituição autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, com número variável de pessoas, não inferior a 20 participantes, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida (CLT)”, denomina-se:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B
5: C
6: B
7: A
8: C
9: A
10: D
11: D
12: B