Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Mutum - MT 2023 para Assistente Social

Foram encontradas 18 questões

Q2153999 Serviço Social
O/a assistente social, ao realizar a divulgação ampla dos benefícios, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão, tem sua ação pautada na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei nº 8.742/1993, no que diz respeito:
Alternativas
Q2154000 Serviço Social
A política de assistência social tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). De acordo com a Norma Operacional Básica (NOB SUAS), além do convívio ou vivência familiar, comunitária e social, as seguranças afiançadas são: 
Alternativas
Q2154001 Serviço Social
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, a abordagem social é um serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Dentro da organização de complexidade do SUAS, o serviço supramencionado faz parte dos serviços de proteção social:
Alternativas
Q2154002 Serviço Social
Para analisar a questão social, nos dias atuais, Iamamoto (2009) sinaliza que o processo de financeirização indica um modo de estruturação da economia mundial. Na perspectiva marxiana, o dinheiro que gera dinheiro obscurece as cicatrizes de sua origem. Essa forma mais coisificada do capital é o:
Alternativas
Q2154003 Serviço Social
A elaboração teórica e a formulação metodológica são indissociáveis. Na concepção teórico-metodológica de Marx, três categorias nucleares se articulam: totalidade, contradição e mediação. Para Marx, a sociedade burguesa é uma totalidade concreta, pois é constituída por:
Alternativas
Q2154004 Serviço Social
Em sua rotina de trabalho, a assistente social Roberta precisa ter uma melhor compreensão acerca das condições de vida dos usuários, o que envolve situações de moradia e de suas relações familiares e comunitárias. A partir desse conhecimento, é possível, para Roberta, uma melhor compreensão de elementos que possam subsidiar a ampliação dos direitos sociais dos usuários por ela atendidos. Nesse contexto, a partir de uma perspectiva crítica, um importante instrumento utilizado na construção desse conhecimento, pela assistente social, é a entrevista:
Alternativas
Q2154005 Serviço Social
Felipe é um assistente social que, em seu processo de trabalho com famílias, utiliza como proposta metodológica a co-construção e a coautoria, numa perspectiva de superar a subestimação das capacidades de pensar e de fazer da população usuária atendida. Tal proposta metodológica busca uma ruptura com o pensamento:
Alternativas
Q2154007 Serviço Social
Andressa é uma adolescente de dezesseis (16) anos de idade, vive com sua mãe e três irmãos mais novos na periferia da cidade. Frequenta regularmente a escola e é bastante dedicada. Apesar de sua mãe ter emprego formal, a condição de subsistência familiar é difícil. Assim, a adolescente decidiu procurar um emprego. De acordo com a legislação vigente, Andressa pode trabalhar: 
Alternativas
Q2154008 Serviço Social
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) é integrado por representantes do Poder Executivo, assegurada a participação dos órgãos executores das políticas sociais básicas na área de ação social, justiça, educação, saúde, economia, trabalho e previdência social e, em igual número, por representantes de entidades não governamentais de âmbito nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. Por ser considerado serviço público relevante, as funções dos membros do Conanda:
Alternativas
Q2154009 Serviço Social
A gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas). O Suas é integrado não só pelas entidades e organizações de assistência social, mas também por:
Alternativas
Q2154010 Serviço Social
Fernanda tem um companheiro muito apaixonado e muito ciumento, o Alan, que afirma ter medo de perdê-la. Assim, sempre que o casal se encontra com amigos, durante a conversa, Alan faz comentários de como a sua amada é tola, frágil, sem discernimento e de como precisa dele a todo momento por perto. Agindo assim, Alan intenta minimizar quaisquer interesses de outrem por sua companheira. Nessas circunstâncias, Fernanda se sente constrangida e humilhada, já sem desejo de se encontrar com outras pessoas, para não ter que passar por essa situação. De acordo com a Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, essa conjuntura descrita configura:
Alternativas
Q2154011 Serviço Social
Beatriz é assistente social numa grande instituição com fluxo volumoso de demandas. Todavia, a despeito disso, no desenvolvimento de seu processo de trabalho, Beatriz sempre inicia o atendimento esclarecendo ao usuário os objetivos do encontro e a amplitude de sua atuação profissional. À luz do Código de Ética do/da Assistente Social, a postura de Beatriz é:
Alternativas
Q2154012 Serviço Social
A Lei do Sistema Único de Saúde (SUS), Lei nº 8.142/1990, estabelece como instâncias colegiadas a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde. Ambos devem estar presentes: 
Alternativas
Q2154013 Serviço Social
O assistente social de determinada instituição, que presta serviços a pessoas em reabilitação e/ou a deficientes, recebeu uma divulgação de contratação por parte da empresa Ypara esse público-alvo. Considerando a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Lei nº 3.298/1999, e, ainda, o fato de a empresa Y ter em seu quadro 140 funcionários, o percentual mínimo de preenchimento de seus cargos direcionados aos beneficiários da Previdência Social reabilitados ou à pessoa portadora de deficiência habilitada deve ser na proporção de: 
Alternativas
Q2154014 Serviço Social
Dentro da Rede de Atenção Psicossocial, os pacientes com transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e/ou hospitais de custódia e que não tenham suporte social e laços familiares, têm como equipamento para acolhida e moradia:
Alternativas
Q2154015 Serviço Social
O Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visa, dentre outros, à interrupção de ciclos intergeracionais de pobreza e violação de direitos, por meio da seguinte Diretriz:
Alternativas
Q2154016 Serviço Social
O projeto ético-político do serviço social no Brasil tem sua estrutura básica configurada no trânsito dos anos oitenta aos noventa do século XX. Esse projeto tem em seu núcleo, como valor central:
Alternativas
Q2154017 Serviço Social
O serviço social é considerado uma especialização do trabalho dentro da divisão sócio e técnica do trabalho, participando do processo de produção e reprodução das relações sociais. A base de fundação do serviço social como especialização do trabalho é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: D
6: B
7: A
8: D
9: B
10: C
11: C
12: A
13: A
14: B
15: C
16: D
17: B
18: B