Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Mutum - MT 2023 para Técnico em Laboratório

Foram encontradas 20 questões

Q2162510 Técnicas em Laboratório
A análise do sangue humano é um dos procedimentos laboratoriais mais utilizados nos serviços de saúde para averiguar os parâmetros bioquímicos e sorológicos de um paciente. A coleta do sangue arterial deve ser preferencialmente realizada por meio da punção das artérias:
Alternativas
Q2162511 Técnicas em Laboratório
As parasitoses intestinais ainda são um grande problema de saúde pública no Brasil, e muitas dessas infecções podem ser facilmente identificadas por meio do exame microscópico das fezes do paciente. Os ovos do helminto Trichuris trichiura apresentam como uma de suas características estruturais a presença de: 
Alternativas
Q2162512 Técnicas em Laboratório
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. O teste rápido treponêmico, realizado com o sangue coletado de punção digital, tem sua metodologia baseada na: 
Alternativas
Q2162513 Técnicas em Laboratório
Um dos testes não treponêmicos para diagnóstico e monitoramento do tratamento da sífilis é o VDRL (Veneral Disease Research Laboratory). A técnica utilizada no laboratório para evitar a interferência do fenômeno prozona nos resultados consiste em submeter as amostras sorológicas ao processo de: 
Alternativas
Q2162514 Técnicas em Laboratório
Um dos métodos hematológicos empregados nos laboratórios de análises clínicas é a microscopia por meio da técnica de esfregaço sanguíneo.Oálcool metílico empregado na coloração de May-Grünwald-Giemsa tem a função estratégica de:
Alternativas
Q2162515 Técnicas em Laboratório
Em virtude das recentes e frequentes inundações nos centros urbanos, a leptospirose é uma doença cuja incidência tem aumentado muito. Para o isolamento do agente etiológico dessa doença em laboratório, é recomendado o uso do meio de cultura conhecido como: 
Alternativas
Q2162516 Técnicas em Laboratório
A técnica de coloração de Ziehl Neelsen é empregada em laboratórios de análises clínicas para identificação de bactérias do gênero Mycobacterium. Uma das soluções utilizadas nessa técnica tem em sua composição a: 
Alternativas
Q2162517 Técnicas em Laboratório
Os meios de cultura utilizados em laboratórios de microbiologia clínica podem ser preparados por meio de diversas fórmulas, cuja finalidade é favorecer o crescimento de microrganismos específicos. As bactérias que precisam de altas concentrações de cloreto de sódio para crescer são denominadas:
Alternativas
Q2162518 Técnicas em Laboratório
Amostras coletadas das bordas das úlceras cutâneas de pacientes com leishmaniose tegumentar são analisadas em um laboratório parasitológico de referência. A forma arredondada desse parasita com cinetoplasto em bastão, com flagelo curto não visível ao microscópio óptico, é denominada: 
Alternativas
Q2162519 Técnicas em Laboratório
Um dos métodos de coloração mais utilizado nas práticas de microscopia, em laboratórios de bacteriologia, é o Gram. Nesse método, as bactérias são classificadas como positivas ou negativas, a depender se elas se descoram ou não sob a ação da substância:
Alternativas
Q2162520 Técnicas em Laboratório
Os profissionais que atuam nos laboratórios de análises clínicas devem realizar os procedimentos de biossegurança conforme as recomendações das normativas vigentes. O procedimento que consiste em eliminar a maioria dos microrganismos patogênicos das superfícies de bancadas, com exceção dos esporos bacterianos, antes de iniciar os ensaios clínicos, utilizando uma solução de álcool etílico 70%, é conhecido como: 
Alternativas
Q2162521 Técnicas em Laboratório
Uma das maiores preocupações relacionadas aos laboratórios de análises clínicas é o descarte correto dos materiais utilizados. As lâminas e lamínulas contaminadas com amostras de sangue são classificadas como resíduos de serviço de saúde do grupo: 
Alternativas
Q2162522 Técnicas em Laboratório
Os equipamentos de proteção são indispensáveis e, muitas vezes, obrigatórios para o exercício das práticas seguras nos laboratórios de análises clínicas. O protetor facial, a capela quími ca e a pipeta automáti ca são classificados , respectivamente, como equipamentos de proteção do tipo: 
Alternativas
Q2162523 Técnicas em Laboratório
Em uma amostra de esfregaço sanguíneo enviada ao laboratório de referência para malária, foi possível observar o agente etiológico no interior de eritrócitos, com morfologia semelhante a um anel de bacharel. A fase evolutiva relativa ao aspecto morfológico observado nesse parasita é correspondente ao: 
Alternativas
Q2162524 Técnicas em Laboratório
A técnica correta de coleta de amostras de fluidos corporais de pacientes é primordial para a qualidade dos resultados dos testes realizados. A orientação adequada a ser dada ao paciente adulto a ser submetido a uma urinálise bacteriológica é a coleta da urina, ao despertar, por meio do: 
Alternativas
Q2162525 Técnicas em Laboratório
Em um dos procedimentos de análises clínicas, é necessária a utilização de 100mL de solução de cloreto de sódio 0,9%. A quantidade em mililitros que deve ser retirada de uma solução de cloreto de sódio 20% é correspondente a: 
Alternativas
Q2162526 Técnicas em Laboratório
A visualização microscópica de amostras de fezes humanas, devidamente coletadas, armazenadas e coradas, é fundamental para a identificação de patógenos intestinais. A forma trofozoíta, contendo quatro pares de flagelos, dois núcleos e um disco adesivo, é compatível com o protozoário: 
Alternativas
Q2162527 Técnicas em Laboratório
A tuberculose pulmonar ainda é um grande problema de saúde pública em nosso país, principalmente em populações vulneráveis. O método com elevada sensibilidade e especificidade para a identificação de microbactérias é a cultura desses patógenos utilizando os meios de: 
Alternativas
Q2162528 Técnicas em Laboratório
Uma das dificuldades encontradas no diagnóstico laboratorial da tuberculose é a efetiva obtenção do material de escarro do paciente. Um dos procedimentos e o horário adequado para a coleta correta desse material em pote plástico de boca larga, para análise laboratorial, é a: 
Alternativas
Q2162529 Técnicas em Laboratório
A saúde dos profissionais que atuam em laboratórios de análises clínicas deve ser regularmente monitorada devido à elevada exposição aos riscos ocupacionais. O esquema vacinal do Programa Nacional de Imunização que deve ser recomendado antes da admissão profissional e ao longo de suas atividades laboratoriais está relacionado à vacina contra a: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: D
6: D
7: B
8: A
9: B
10: A
11: B
12: A
13: B
14: C
15: C
16: B
17: D
18: C
19: C
20: D