Questões de Concurso Público Prefeitura de Primavera do Leste - MT 2023 para Enfermeiro Intervencionista - SAMU

Foram encontradas 20 questões

Q2325275 Enfermagem
Segundo protocolo da SAMU, no suporte básico de vida, a avaliação primária do paciente é importante para nortear os próximos passos. Sendo assim, quando o enfermeiro avalia a responsividade do paciente, a expansão torácica e o pulso, quando abre via aérea com manobras manuais (hiperextensão da cabeça e elevação do queixo) e quando inicia suporte ventilatório, está seguindo o seguinte protocolo:
Alternativas
Q2325276 Enfermagem
No atendimento de casos de hemorragia digestiva baixa (HDB), os critérios de inclusão são:
Alternativas
Q2325277 Enfermagem
No protocolo BC25 (hemoptise), o profissional deve suspeitar a partir do seguinte critério de inclusão:
Alternativas
Q2325278 Enfermagem
A infecção pelo HIV tem um acometimento sistêmico, por isso, é necessário estar atento a sinais clínicos. Nesse sentido, o exame físico deve incluir:
Alternativas
Q2325279 Enfermagem
Paciente Daniele Mendes, gestante, 25 anos de idade, compareceu à emergência devido a um quadro de vômitos persistente. Durante a anamnese, a paciente informou que a data da última menstruação (DUM) tinha sido no dia 13/04/2023. Sendo assim, a data provável do parto (DPP) será no dia:
Alternativas
Q2325280 Enfermagem
A noradrenalina (NA) é um neurotransmissor do sistema nervoso simpático e precursor da adrenalina, uma droga amplamente utilizada no choque séptico, cuja finalidade é elevar a pressão arterial e aumentar a oferta de oxigênio. Portanto, possui atividade tanto no receptor alfa como no (a):
Alternativas
Q2325281 Enfermagem
Paciente João das Neves, 45 anos de idade, deu entrada na emergência com quadro de intoxicação exógena de opioides. Nesse caso, a droga considerada antagonista é o (a):
Alternativas
Q2325282 Enfermagem
Uma paciente de 71 anos, do sexo feminino, portadora de diabetes do tipo II, hipertensa e com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), deu entrada na emergência com quadro de insuficiência respiratória aguda. Apresentava a seguinte gasometria arterial pH: 7,10; PCO2: 75 mmHg; HCO3 (-): 16 mmol/L e PO2: 58 mmHg. A partir dos valores descritos, trata-se do seguinte distúrbio:
Alternativas
Q2325283 Enfermagem
A vacina intitulada SCRV (tetra viral), aplicada aos 15 meses (dose única), tem como objetivo evitar as seguintes doenças:
Alternativas
Q2325284 Enfermagem
Uma cobertura amplamente utilizada em feridas cavitárias e que permite a hemostasia, mantendo o meio úmido, entretanto, absorvendo o exsudato e preenchendo as cavidades, recebe o nome de:
Alternativas
Q2325285 Enfermagem
A infecção do trato urinário associada ao cateter vesical demora (ITU – A) está relacionada à assistência à saúde (IRAS). Faz parte do pacote de medidas de prevenção de ITU – AC: 
Alternativas
Q2325286 Enfermagem
As infecções do sítio cirúrgico (ISC), que ocorrem no pósoperatório em cerca de 3 a 20%, são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico e dos procedimentos realizados, gerando um impacto desfavorável nos desfechos dos pacientes. Uma das recomendações para a prevenção dessa infecção é a administração de antibióticos com dose efetiva em até:
Alternativas
Q2325287 Enfermagem
De acordo com protocolo PE36, que descreve a limpeza e a de 20 minutos desinfecção de equipamentos da ambulância, o laringoscópio e as lâminas para intubação devem seguir a seguinte rotina:
Alternativas
Q2325288 Enfermagem
A escarlatina é uma doença bacteriana, infecciosa e contagiosa, que costuma ocorrer em crianças em idade escolar, sobretudo, durante a primavera. O período de incubação pode variar de: 
Alternativas
Q2325289 Enfermagem
Segundo a RDC 222/18, os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes, são classificados como de risco:
Alternativas
Q2325290 Enfermagem
O protocolo AGO3 de assistência ao parto consumado, descrito no manual de Suporte Avançado de Vida (SAMU), descreve, como critério de inclusão ou suspeita, a expulsão completa do recém-nascido (RN), com a seguinte idade gestacional:
Alternativas
Q2325291 Enfermagem
No atendimento às síndromes hipertensivas da gestação: pré-eclâmpsia e pré-eclâmpsia sobreposta à hipertensão arterial crônica, a dose de ataque de sulfato de magnésio (endovenoso) deve ser a seguinte:
Alternativas
Q2325292 Enfermagem
Enfermeira Joana participou de uma palestra sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Durante a aula foram abordadas as infrações que podem ser consideradas leves, moderadas, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. Aquela infração que provoca debilidade temporária de membro, sentido ou função na pessoa, ou quando causarem danos mentais, morais, patrimoniais ou financeiros é classificada como infração:
Alternativas
Q2325293 Enfermagem
Segundo o protocolo AP12 (operação básica de ventilador mecânico para transporte), descrito no manual de suporte avançado SAMU, a PEEP (pressão positiva ao final da expiração) deve ter a seguinte programação inicial:
Alternativas
Q2325294 Enfermagem
Os linfomas estão entre os três grupos de neoplasias mais frequentes na faixa etária pediátrica. Apresentam-se, normalmente, por aumento ganglionar denominado adenomegalia. Além disso, o paciente apresenta os sintomas B que são:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: D
6: C
7: D
8: A
9: C
10: B
11: C
12: D
13: A
14: D
15: B
16: C
17: A
18: B
19: B
20: D