Questões de Concurso Público Prefeitura de Água Boa - MT 2024 para Operador do Sistema de Tratamento de Esgoto - 40H

Foram encontradas 9 questões

Q2470479 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os esgotos fresco e séptico apresentam características físicas diversas, que permitem distingui-los. Desse modo, com relação à cor e ao odor, o esgoto fresco é:
Alternativas
Q2470480 Engenharia Ambiental e Sanitária
Vários organismos são utilizados como marcadores para indicar que um corpo d’água está poluído. No entanto, para indicar a poluição de origem humana, procura-se detectar, normalmente, a presença de bactérias do grupo coliforme. Nesse grupo, a principal bactéria, usualmente encontrada em esgoto, efluentes tratados ou águas naturais sujeitas à contaminação recente por seres humanos, é a:
Alternativas
Q2470481 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os diferentes processos de tratamento aos quais as águas residuárias (esgoto) são submetidas em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) têm eficiências variáveis sobre cada tipo de poluente. Desse modo, dentre as alternativas a seguir, o processo mais eficiente para a remoção do nitrogênio dessas águas é o/a:
Alternativas
Q2470482 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), as águas residuárias passam por várias etapas de tratamento e, em cada uma, diferentes poluentes são removidos. Assim, no tratamento secundário, remove-se, principalmente:
Alternativas
Q2470484 Engenharia Ambiental e Sanitária
A figura a seguir ilustra a curva de operação de um dosador, que relaciona a vazão Q, em litros/hora, com o percentual de utilização (escala), para diferentes valores de pressão de injeção. 
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Souza, W. A., “Tratamento de Água”, Editora Cefet-RN
Caso fosse aplicado um percentual de utilização de 60% e uma pressão de 0,5 kg/cm2 , a vazão da bomba, em litros/hora, seria em torno de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: B