Questões de Concurso Público Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT 2024 para Médico Especialista em Meidcina de Família e Comunidade

Foram encontradas 20 questões

Q2484347 Medicina
Em casos envolvendo paciente com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, grupo C, o tratamento medicamentoso deve ser realizado com:
Alternativas
Q2484348 Medicina
 Um paciente apresentando um quadro de fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, insônia, preocupação exagerada, com afetação de suas atividades diárias laborais teve o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada.

O tratamento farmacológico que apresenta menor risco de causar insônia é:
Alternativas
Q2484349 Medicina
No atendimento à puericultura de um bebê nascido a termo, em parto vaginal e sem intercorrências, com idade de 4 meses de idade e assintomático, a dose preconizada de suplementação profilática de vitamina d (colecalciferol), em unidades/dia, seria: 
Alternativas
Q2484350 Medicina
 O vírus herpes simples tipo 1 e o vírus herpes simples tipo 2 são infecções comuns em todo o mundo, sendo causadores de herpes genital.
Uma complicação extragenital causada por herpes simples genital é:
Alternativas
Q2484351 Medicina
A redução do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) pode reduzir o risco de doença cardiovascular aterosclerótica em pessoas sem doença cardiovascular estabelecida. O tratamento farmacológico pode ser realizado com estatinas, ezetimiba e resinas.

O mecanismo de ação da ezetimiba é:
Alternativas
Q2484352 Medicina
 Um paciente de 16 anos está com sinusite há duas semanas, apresentando febre, petéquias, vômitos em jato e cefaleia. No exame físico, apresentou flexão espontânea dos quadris durante a tentativa de flexão passiva do pescoço. O nome deste último sinal é:
Alternativas
Q2484353 Medicina
Uma criança apresenta púrpura palpável em membros inferiores, de início súbito, associada a dor abdominal, artralgia e proteinúria. Foi realizado exame de coagulação, sem alterações.
O diagnóstico mais provável do caso acima é o de:
Alternativas
Q2484354 Medicina
Um paciente do sexo masculino, cisgênero, 54 anos, sem comorbidades prévias, comparece à unidade de saúde com queixa de disfunção erétil. O médico assistente prescreve sildenafil para o seu caso, e o paciente retorna na semana seguinte, apresentando cianopsia.

O médico deve orientar esse paciente a:
Alternativas
Q2484355 Medicina
Um adulto com resfriado comum há 2 semanas evoluiu com otalgia unilateral em ouvido esquerdo, associada a hiperemia e abaulamento da membrana timpânica homolateral, além de febre. Não apresentava sinais de toxemia.

O agente etiológico mais prevalente dessa complicação é o:
Alternativas
Q2484356 Medicina
Uma paciente não grávida, previamente hígida, sem realização de exames laboratoriais pregressos, com idade de 35 anos e com queixa há 6 meses de constipação intestinal, fadiga, intolerância ao frio, aumento do peso e irritabilidade comparece ao consultório médico, que, após avaliação, solicitou o hormônio tireoestimulante (TSH). A paciente retorna ao consultório após duas semanas, com resultado de TSH expressivamente elevado para sua idade.

A conduta do médico assistente deve ser:
Alternativas
Q2484357 Medicina
A metformina é considerada a terapia farmacológica inicial para a maioria dos pacientes com diabetes tipo 2 devido à eficácia glicêmica, ausência de ganho de peso e hipoglicemia, tolerabilidade geral e custo favorável.

São efeitos adversos da metformina:
Alternativas
Q2484358 Medicina
Um melhor controle glicêmico reduz o risco de complicações microvasculares em pacientes com diabetes tipo 2. A metformina é um antidiabético de início para o tratamento da hiperglicemia e é eficaz para promover uma modesta perda de peso.

Este medicamento deve ser contraindicado na seguinte condição:
Alternativas
Q2484359 Medicina
A semaglutida é classificada como um agonista do receptor de GLP-1 e tem um potencial terapêutico para controle do peso, incluindo perda e manutenção do peso, sendo um fármaco utilizado no tratamento medicamentoso da obesidade por meio da redução de ingestão de energia via indução de sensações de saciedade e satisfação e da redução da sensação de fome.

Ao iniciar o tratamento com semaglutida, o médico assistente deve evitar o uso na seguinte condição:
Alternativas
Q2484360 Medicina
A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que acomete, com bastante preocupação, crianças pequenas e bebês. O imunizante Abrysvo foi aprovado pela Anvisa e está indicado para prevenção da doença do trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior em crianças, desde o nascimento até os 6 meses de idade, por imunização ativa em gestantes. A vacina é bivalente, em dose única e deve ser aplicada nas gestantes durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.

Essa vacina é destinada ao combate do:
Alternativas
Q2484361 Medicina
Um paciente de 36 anos, previamente hígido, trabalhador da construção civil, comparece ao consultório com queixa de lombalgia bilateral há 2 semanas. De início insidioso, a dor piora ao movimentar-se, melhora parcialmente com uso de dipirona, intermitente, em peso, de média intensidade, sem irradiação. O paciente nega outros sinais e sintomas associados. Ao exame físico, o médico encontra dor na musculatura paravertebral lombar bilateral, com hipertrofia. Teste de Lasègue, Bragard e Neri negativos.

A conduta do médico assistente deve ser:
Alternativas
Q2484362 Medicina
A lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, sendo relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. É um problema de saúde frequente no atendimento da Atenção Primária à Saúde, especialmente identificado em visitas domiciliares na avaliação de pacientes acamados, podendo levar a repercussões graves como infecção bacteriana disseminada e osteomielite.

A cobertura desbridante para tratamento de ferida por pressão com tecido desvitalizado é:
Alternativas
Q2484363 Medicina
No atendimento domiciliar de um idoso de 78 anos, alfabetizado e com ensino médio concluído, sem comorbidades prévias, com suspeita de déficit cognitivo há 1 ano, pregressivo, com afetação de suas atividades diárias, sem outros sinais e sintomas associados, é realizado o teste do mini-mental. O paciente não apresentava depressão.

No caso acima, o teste será positivo para rastreio de déficit cognitivo quando o valor for menor do que:
Alternativas
Q2484364 Medicina
A gastrite por H. pylori afeta dois terços da população mundial, sendo uma das doenças inflamatórias crônicas mais comuns na atenção primária à saúde.

O tratamento antimicrobiano de primeira linha em pacientes sem alergia prévia a medicamentos e sem uso recente de antimicrobiano para erradicação de helicobacter pylori deve ser realizado associando-se inibidor da bomba de prótons a:
Alternativas
Q2484365 Medicina
A portaria número 221 de 17/4/2008 considera como parte da lista de internações por condições sensíveis à Atenção Primária à Saúde a:
Alternativas
Q2484366 Medicina
Segundo a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, são atribuições do Colegiado de Gestão Regional:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: C
6: A
7: D
8: C
9: D
10: B
11: A
12: C
13: B
14: C
15: C
16: A
17: A
18: B
19: B
20: D