Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Mutum - MT 2024 para Instrutor Desportivo Nível Superior - Ginástica de Condicionamento Físico

Foram encontradas 10 questões

Q3181764 Educação Física
Em um trabalho que buscou contextualizar a Ginástica no cenário da Educação Física, enfocando seus campos de atuação, os conteúdos que a caracterizam e sua estrutura organizacional, a professora Elizabeth Paoliello Machado de Souza (2011) define que as ginásticas de condicionamento físico:
Alternativas
Q3181765 Educação Física
De acordo com Hall (2016), existem aproximadamente 434 músculos no corpo humano, correspondendo de 40 a 45% do peso corporal da maioria dos adultos. Os músculos são distribuídos em pares nos lados direito e esquerdo do corpo. Cerca de 75 pares de músculo são responsáveis pelos movimentos corporais e pela postura, com o restante envolvido em atividades como controle ocular e deglutição. Sobre o assunto, devido ao seu formato alongado, podemos dizer que uma célula muscular isolada recebe o nome de:
Alternativas
Q3181766 Educação Física
No geral, todo movimento ginástico evoluiu dos movimentos naturais do ser humano, ou habilidades específicas do ser humano que, segundo Pérez Gallardo (1993, p.130), “são aquelas que se caracterizam por estar presentes em todos os seres humanos, independentes de seu lugar geográfico e nível sociocultural e que servem de base para aquisição de habilidades culturalmente determinadas”. Para Souza (2011), são considerados movimentos gímnicos (exercícios) que constituem o conteúdo específico da ginástica de condicionamento físico:
Alternativas
Q3181767 Educação Física
Ao lançarem mão da missão de reunir informações com relação aos conceitos utilizados como referência no desenvolvimento de ações voltadas à promoção de saúde mediante a prática de atividade física, Guedes e Guedes (1995) discorrem sobre o que se entende por saúde, atividade física, exercício físico e esporte. Nesse sentido, apoiados em Who (1978), os autores destacam o conceito de saúde como:
Alternativas
Q3181768 Educação Física
Seis movimentos básicos podem ser realizados em combinações variadas nas articulações do corpo. De acordo com Hamill, Knutzen e Derrick (2016), na obra intitulada “Bases biomecânicas do movimento humano”, dentre as diferentes possibilidades de movimentações básicas, o movimento realizado pelos dedos dos pés, tornozelo, joelho, quadril, tronco, ombro, cotovelo, punho e dedos das mãos, que consiste na ampliação do ângulo relativo da articulação entre seus segmentos adjacentes recebe o nome de:
Alternativas
Q3181769 Educação Física
Em sua obra amplamente estudada denominada “Biomecânica Básica”, Hall (2016) declara que as fibras musculares esqueléticas exibem muitas características estruturais, histoquímicas e comportamentais diferentes. Como essas diferenças têm implicações diretas na função muscular, elas são de interesse particular para muitos cientistas. As fibras de algumas unidades motoras contraem até alcançar a tensão máxima mais rapidamente do que outras, após o estímulo. Com base nessa característica distintiva, as fibras podem ser divididas nas duas categorias abrangentes de:
Alternativas
Q3181770 Educação Física
A história da Ginástica confunde-se, muitas vezes, com a história da humanidade. Entendida por Ramos (1982, p.15) como a prática do exercício físico que “vem da Pré-história, afirma-se na Antiguidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”, a Ginástica, hoje, divide-se em diferentes campos de atuação. Para Elizabeth Paoliello Machado de Souza (2011), devido à grande abrangência da Ginástica, o estabelecimento de um conceito único para ela restringiria a compreensão deste imenso universo que a caracteriza como um dos conteúdos da Educação Física. Por isso, a referida autora organiza cinco grandes grupos que apresentam os principais campos de atuação da ginástica. São eles:
Alternativas
Q3181771 Educação Física
Para prescrever programas de condicionamento neuromuscular voltados ao desenvolvimento e manutenção das atividades da vida diária, os profissionais devem basear-se no princípio da funcionalidade, isto é, a realização de movimentos integrados e multiplanares. Nesse sentido, ao analisar criticamente o que tem sido chamado de treinamento funcional, Silva-Grigoletto e Brito (2014) discorrem que a mera seleção de exercícios não torna um treinamento funcional, assim como não existem exercícios que possuam maior ou menor funcionalidade. Segundo discorrem os autores em um estudo nomeado “Treinamento funcional: funcional para que e para quem?”, para que seja considerado funcional, o programa de treinamento deve contemplar cinco variáveis. São elas:
Alternativas
Q3181772 Educação Física
Em um estudo apresentado no XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Flores, Santos e Antualpa (2021) abordam a ginástica de condicionamento físico como forma de exercícios físicos sistemáticos, ajustados às condições de espaço e material disponíveis, podendo ser desenvolvida para grupos ou individualmente, organizados junto a uma música, como elemento da coreografia ou de motivação. Para as autoras, a ginástica de condicionamento físico:
Alternativas
Q3181773 Educação Física
Os Primeiros Socorros são definidos como os cuidados temporários e imediatos que se prestam à pessoa que está ferida ou adoece repentinamente e são essenciais para contribuir na diminuição do agravamento da lesão, até que a vítima receba assistência médica especializada, aumentando, assim, a probabilidade de recuperação da vítima, segundo Batista (2018) com base em Santini (2008). No contexto de Primeiros Socorros, emergência difere de urgência, visto que a emergência indica situações que envolvem risco imediato de morte, e a urgência não. Nesse sentido, tratam-se de situações que exigem do professor um socorro de caráter urgente:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: C
5: B
6: D
7: B
8: A
9: D
10: B