Questões de Concurso Público SAD-MS 2024 para Farmacêutico Bioquímico

Foram encontradas 38 questões

Q2481759 Farmácia
A detecção laboratorial precoce de erros inatos do metabolismo é um grande desafio nos serviços de saúde. A grande quantidade de ácido homogentísico na urina, que a deixa escura, está associada à doença genética conhecida como:
Alternativas
Q2481760 Farmácia
Os cálculos renais são formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias, resultantes de acúmulos de cristais existentes na urina. Os cristais urinários normais e anormais, conhecidos como ácido úrico cristalino e cistina, são encontrados na urina, cujo pH seja respectivamente:
Alternativas
Q2481761 Farmácia
O sistema fagocitário mononuclear tem um papel importante na defesa do corpo humano contra microorganismos patogênicos. Os macrófagos encontrados nos tecidos são provenientes de células sanguíneas conhecidas como:
Alternativas
Q2481762 Farmácia
O mieloma múltiplo é uma neoplasia dos plasmócitos que se desenvolve na medula óssea, produzindo imunoglobulinas monoclonais, que invadem o tecido ósseo adjacente. Os fragmentos de cadeias leves dessas imunoglobulinas monoclonais, detectadas laboratorialmente na urina humana, são conhecidas como proteínas de:
Alternativas
Q2481763 Farmácia
A anemia falciforme é uma condição clínica para a qual, em muitos casos, são necessários procedimentos transfusionais para melhorar o quadro clínico do paciente. Essa doença hereditária é ocasionada por uma alteração conformacional da hemoglobina, devido à troca na cadeia beta do aminoácido:
Alternativas
Q2481764 Farmácia
As alterações na produção de células hematológicas podem provocar condições clínicas agudas e crônicas nos seres humanos.Aalteração hematológica em que se observa o aumento no hematócrito ou na contagem de eritrócitos, como resultado da redução do volume plasmático, é definida como: 
Alternativas
Q2481765 Farmácia
As alterações morfológicas celulares podem ser observadas microscopicamente por meio de esfregaços sanguíneos. As pequenas estruturas ovais remanescentes dos ribossomos livres, denominadas corpos de inclusão de Döhle, são visualizadas no citoplasma periférico dos:
Alternativas
Q2481766 Farmácia
Diversas condições crônicas ou agudas produzem alterações hematológicas facilmente visualizadas por meio da microscopia sanguínea. As doenças alérgicas, como a asma brônquica, e infestações parasitárias, como a triquinose, acarretam o aumento dos níveis sanguíneos de:
Alternativas
Q2481767 Farmácia
As leucemias agudas podem ser classificadas de acordo com os critérios definidos pelo grupo cooperativo franco-americanobritânico (FAB). Um achado importante no diagnóstico da leucemia mieloide aguda é a presença de inclusões no citoplasma dos mieloblastos ou promielócitos denominadas:
Alternativas
Q2481768 Farmácia
Acoagulação sanguínea é um dos processos mais complexos de reações químicas que ocorrem em alguns animais para a produção do coágulo de fibrina. Neste processo hemostático, a formação de fibrina, a partir do fibrinogênio, é realizada pela ação direta da:
Alternativas
Q2481769 Farmácia
Os estreptococos são bactérias que se apresentam amplamente distribuídas na natureza. Estes microorganismos são bastante heterogêneos, podendo ser classificados pela reação hemolítica em cultura no meio ágar-sangue, no qual as espécies viridans e pneumoniae são respectivamente:
Alternativas
Q2481771 Farmácia
As enterobactérias são representadas por um grande número de microorganismos heterogêneos que habitam o trato intestinal dos seres humanos e outros animais. Dentre estas bactérias, destacam-se os gêneros Krebsiella, Salmonella e Shigella que, devido às suas características morfológicas e tintoriais, são denominadas:
Alternativas
Q2481772 Farmácia
As diversas espécies do gênero Haemophilus apresentam graus variados de interesse sanitário devido a suas associações com infecções humanas. A espécie dessa bactéria que provoca a infecção sexualmente transmissível conhecida como cancro mole é denominada:
Alternativas
Q2481773 Farmácia
Os programas de saúde que abordam as infecções sexualmente transmissíveis devem conhecer os diversos agentes etiológicos e os respectivos mecanismos de prevenção e tratamento. Um destes microrganismos que se apresenta na forma de bactéria espiralada, de grande interesse epidemiológico devido ao seu grande potencial de transmissibilidade, é denominado:
Alternativas
Q2481774 Farmácia
As diarreias causadas pelas espécies de Cryptosporidium são eventos recorrentes em pessoas com comprometimento crônico no sistema imunológico. Técnicas de concentração e coloração em amostras das fezes frescas permite o diagnóstico laboratorial por meio da observação de: 
Alternativas
Q2481775 Farmácia
A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário Toxoplasma gondii, coccídeo de distribuição universal que infecta um grande número de animais. Ao longo do ciclo evolutivo deste parasita, as formas que podem iniciar a infecção em animais vertebrados são:
Alternativas
Q2481776 Farmácia
No laboratório de parasitologia clínica, muitas vezes, é necessária a investigação detalhada das estruturas morfológicas dos parasitas isolados para a correta identificação. A observação microscópica do vestíbulo bucal e do esôfago são essenciais para a diferenciação entre larvas rabditiformes de:
Alternativas
Q2481777 Farmácia
Algumas formas de helmintos patogênicos aos seres humanos podem parasitar os hospedeiros intermediários e definitivos. Dentre estes parasitas, aqueles que em seu ciclo evolutivo possuem as formas denominadas miracídios e cercárias são classificados como:
Alternativas
Q2481778 Farmácia
O controle preventivo para pombos e outros pássaros em ambientes hospitalares é necessário diante da possibilidade da transmissão de alguns patógenos, por meio das fezes desses animais. A levedura que apresenta uma ampla cápsula de carboidratos, encontrada em grande número em fezes de pombos, capaz de ocasionar doença oportunista aos seres humanos, é conhecida como:
Alternativas
Q2481779 Farmácia
Um dos equipamentos de proteção, utilizado amplamente nos laboratórios que manipulam amostras contendo microorganismos patogênicos, é a cabine de segurança biológica (CSB). O uso adequado e seguro deste equipamento, quando da manipulação de patógenos, requer o acionamento da luz de ultravioleta, que deve ser:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: B
5: C
6: C
7: A
8: D
9: B
10: E
11: A
12: A
13: E
14: A
15: C
16: B
17: A
18: D
19: A
20: B