Questões de Concurso Público SAD-MS 2024 para Médico Ginecologista e Obstetra

Foram encontradas 40 questões

Q2482932 Medicina
M.C.R, sexo feminino, 30 anos, comparece à consulta ginecológica com queixa de corrimento vaginal amareloesverdeado e mal cheiroso. Ao exame especular, foram observadas microulcerações na ectocérvice e, na microscopia a fresco, foram evidenciados protozoários flagelados moveis. O provável agente etiológico é: 
Alternativas
Q2482933 Medicina
A infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais frequentes no mundo. O risco estimado para a exposição a essa infecção é de 15% a 25% a cada nova parceria. A partir de 2014, o Ministério da saúde ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra HPV. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, o atual esquema de vacinação contra o HPV, para indivíduos saudáveis, compreende:
Alternativas
Q2482934 Medicina
Em âmbito nacional, destaca-se a Lei nº 12.845/2013, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral às vítimas de violência sexual, em todos os hospitais integrantes da rede do SUS. O esquema de associação de medicamentos para a profilaxia das IST não virais em vítimas de violência sexual é:
Alternativas
Q2482935 Medicina
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como: violência sexual, relação sexual desprotegida e acidente ocupacional. A PEP é um procedimento considerado urgência médica que deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 2 horas após a exposição e no máximo em 72 horas. Os medicamentos devem ser tomados por 28 dias. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV, os medicamentos que compõem a PEP são: 
Alternativas
Q2482936 Medicina
São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2023, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no Brasil. A atual diretriz do Ministério da Saúde (Registro de Deliberação nº 160/2015), para rastreamento do câncer de mama, em mulheres de baixo risco, é a realização da mamografia: 
Alternativas
Q2482937 Medicina
De acordo com o atual estadiamento do câncer de ovário pela International Federation of Gynecology and Obstetrics (FIGO), um tumor ovariano unilateral e com extensão para a pelve, afetando a trompa ipsilateral, porém sem comprometimento de linfonodos e sem metástases a distância, é classificado como estágio:
Alternativas
Q2482938 Medicina
A Organização Mundial de Saúde define critérios de elegibilidade dos métodos contraceptivos, em categorias de 1 a 4, de acordo com os riscos para a saúde com o uso do método, o que permite escolher com segurança aquele(s) mais adequado(s) para cada pessoa. O método contraceptivo classificado como Categoria 4 pela OMS (risco de saúde inaceitável) para mulheres portadoras de enxaqueca com aura é o:
Alternativas
Q2482939 Medicina
A incontinência urinária pode ser definida como a perda involuntária de urina objetivamente demonstrável, causando problema social ou higiênico. É uma condição que acontece devido a modificações da anatomia e/ou da fisiologia do trato urinário inferior. Sobre o diagnóstico urodinâmico da incontinência urinária de esforço, nos casos de deficiência esfincteriana intrínseca e de hipermobilidade da uretra e do colo vesical, o estudo urodinâmico mostra uma pressão de perda uretral, na cistometria, respectivamente:
Alternativas
Q2482940 Medicina
O planejamento reprodutivo consiste em um conjunto de ações preventivas e educativas que visam a auxiliar as pessoas a prever e controlar a geração e o nascimento de filhos. No Brasil, o planejamento familiar faz parte da assistência integral à saúde e é oferecido pelo SUS, sendo sua garantia assegurada pela Lei Federal nº 9.263/1996 que, recentemente, foi alterada pela Lei nº 14.443/2022. De acordo com essa última atualização, a idade mínima necessária para mulheres e homens, com capacidade civil plena, poderem realizar a esterilização cirúrgica voluntária pelo SUS, independentemente do número de filhos vivos, é atualmente de:
Alternativas
Q2482941 Medicina
Considerando a Resolução CFM nº 2.320/2022, que trata sobre as normas éticas para a utilização de técnicas de reprodução assistida, responda à questão.
O número máximo permitido de embriões a serem transferidos em uma mulher com até 37 anos, candidata a gestação, é de:
Alternativas
Q2482942 Medicina
Considerando a Resolução CFM nº 2.320/2022, que trata sobre as normas éticas para a utilização de técnicas de reprodução assistida, responda à questão.
A idade limite para a doação de gametas, para mulheres e para homens, é respectivamente de:
Alternativas
Q2482943 Medicina
Considerando a Resolução CFM nº 2.320/2022, que trata sobre as normas éticas para a utilização de técnicas de reprodução assistida, responda à questão.
A idade máxima das mulheres candidatas à gestação por técnicas de reprodução assistida é de:
Alternativas
Q2482944 Medicina
O espermograma é um dos exames mais importantes na investigação do fator masculino nos casos de infertilidade conjugal. Os parâmetros utilizados pela Organização Mundial da Saúde para análise seminal são:
Alternativas
Q2482945 Medicina
Nos casos de incontinência urinária de esforço, o tratamento cirúrgico visa ao reposicionamento do colo vesical e da uretra proximal na sua posição anatômica e na sua sustentação durante o aumento da pressão abdominal. A técnica que consiste na fixação da fáscia paravaginal anterior ao ligamento de cooper denomina-se:
Alternativas
Q2482946 Medicina
As alterações hormonais que correspondem à fisiopatologia da síndrome dos ovários policísticos são: 
Alternativas
Q2482947 Medicina
Em 2023, foi publicado no European Journal of Endocrinology uma atualização nos critérios diagnósticos da síndrome dos ovários policísticos (SOP). O critério diagnóstico de SOP adicionado foi: 
Alternativas
Q2482948 Medicina
Os avanços recentes das técnicas de imagem possibilitaram o diagnóstico não invasivo da adenomiose e o parâmetro de mensuração da zona juncional mioendometrial por Ressonância Magnética (RM) é, atualmente, a melhor referência para o diagnóstico dessa doença. É considerado diagnóstico de adenomiose uma medida da espessura da zona juncional, através da RM maior que:
Alternativas
Q2482949 Medicina
Pacientes do sexo feminino, no climatério e com quadro de sangramento uterino anormal, devem passar por avaliação medica, sendo submetidas à anamnese completa, exame físico e ginecológico, incluindo o exame especular para a visualização do colo uterino e da vagina. A ultrassonografia transvaginal com a medida da espessura da linha endometrial é o exame complementar inicial. É um achado suspeito para câncer de endométrio, em mulheres no climatério e sem uso de TRH, uma espessura endometrial, vista à ultrassonografia transvaginal, maior ou igual a:
Alternativas
Q2482950 Medicina
Levando em consideração as atuais Diretrizes Brasileiras do Ministério da saúde para rastreamento do câncer de colo de útero, responda a questão.
Em mulheres imunossuprimidas devido à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), o exame citopatológico deve ser realizado com intervalo:
Alternativas
Q2482951 Medicina
Levando em consideração as atuais Diretrizes Brasileiras do Ministério da saúde para rastreamento do câncer de colo de útero, responda a questão.
Diante de um resultado de exame citopatológico evidenciando células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas (ASC-US), a conduta para uma mulher com 30 anos ou mais é: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: E
5: D
6: D
7: E
8: C
9: A
10: B
11: C
12: D
13: A
14: B
15: C
16: B
17: E
18: A
19: C
20: C