Questões de Concurso Público Prefeitura de Quixadá - CE 2016 para Enfermeiro
Foram encontradas 20 questões
( ) Os profissionais de atenção primária devem realizar o pré-natal de baixo risco, provendo cuidado contínuo no decorrer da gravidez. Serviços de atenção secundária e/ou terciária devem ser envolvidos apenas quando se faz necessário cuidado adicional, e a gestante deve permanecer em acompanhamento pela atenção primária à saúde, responsável pela coordenação do cuidado. ( ) Todos os membros das equipes devem envolver-se no cuidado à gestante. Idealmente, as consultas devem ser alternadas entre médico e enfermeiro, enquanto os agentes comunitários de saúde (ACS) devem realizar visitas domiciliares mensais à gestante. ( ) Não existe alta do pré-natal; acompanhamento da mulher no ciclo gravídico-puerperal encerra-se apenas após a realização de pelo menos uma consulta puerperal, que deverá ocorrer até o 20º dia pós-parto; o seguimento poderá ser prolongado se forem observados riscos no período puerperal. ( ) A cada consulta: avaliar queixas, avaliar risco, verificar pressão arterial (PA), altura uterina, peso, batimentos cardiofetais (BCF), exames solicitados e a solicitar, tratamentos instituídos e sua adesão.
I. Contatos com história prévia de tuberculose, tratada anteriormente, com quaisquer resultados da prova tuberculínica não devem ser tratados para ILTB (tratamento da Infecção Latente de Tuberculose) II. Assintomáticos - crianças ou adultos (incluindo pessoas vivendo com HIV/AIDS) - deverão ter investigação diagnóstica ampliada com radiografia de tórax, baciloscopia de escarro e/ou outros exames, de acordo com cada caso. III. O caso índice deve ser entrevistado o quanto antes para identificação das pessoas que serão consideradas contatos.
( ) Realizar o exame físico na criança, identificando riscos em seu crescimento e desenvolvimento. ( ) Fornecer a relação dos nascidos vivos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e solicitar a busca ativa para identificação dos faltosos do programa. ( ) Orientar sobre prevenção de acidentes de acordo com a faixa etária; avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor. ( ) Verificar e administrar as vacinas conforme o calendário das consultas de puericultura;
INDICADOR 1 – SIM
2 – SINASC
3 – SIH
4 – SAI
FINALIDADE ( ) Monitoramento da Saúde da Criança, Vigilância a Criança de Risco.
( ) Acompanhamento da produção ambulatorial, Gestão Ambulatorial e Custeio da Atenção Ambulatorial.
( ) Estudos de mortalidade, Vigilância de Óbitos (infantil, materno, etc.).
( ) Morbidade hospitalar, Gestão hospitalar, Custeio da Atenção Hospitalar.
I. Refere-se a um acordo de colaboração, firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada.
II. Tem como finalidade garantir a integralidade da assistência aos usuários. III. Suas normas e fluxos serão pactuados pela Comissão Intergestores Tripartite, cabendo à Secretaria de Saúde Estadual coordenar a sua implementação.
A análise permite concluir que:
I. Mediante justificativa técnica e de acordo com o pactuado nas Comissões Intergestores, os entes federativos poderão criar novas portas de entrada às ações e serviços de saúde, considerando as características da região de saúde. II. Os serviços de atenção hospitalar e os ambulatoriais especializados, entre outros de maior complexidade e densidade tecnológica, serão referenciados pelas portas de entrada exclusivamente de atenção primária e de atenção de urgência e emergência. III. O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela atenção primária e deve ser fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial, conforme legislação vigente. IV. A população indígena contará com regramentos diferenciados de acesso, compatíveis com suas especificidades e com a necessidade de assistência integral à sua saúde, de acordo com disposições do Ministério da Saúde.
I. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão adotar relações específicas e complementares de ações e serviços de saúde. II. A cada três anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENASES. III. A RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.
Conforme análise, assinale a opção correta.