Questões de Concurso Público Prefeitura de Quixadá - CE 2016 para Médico Especialista - Traumatologista
Foram encontradas 14 questões
Sobre a anatomia do aparelho locomotor responda:
I. O plexo braquial é uma trama complexa de nervos que se originam na coluna, entre as vértebras C5 a T1, responsáveis pela inervação do ombro e membro superior.
II. As células de Schwann formam a bainha de mielina que envolve os axônios.
III. Ossos alongados são ossos que, assim como os ossos longos, possuem comprimento maior que largura e espessura, porém não apresentam canal medular. Um exemplo de osso alongado é a costela.
Analise as informações e relacione as colunas:
-
I. Espondilite anquilosante
II. Doença de Scheuermann
III. Osteoartrose
IV. Artrite reumatoide
(_) Doença autoimune que provoca a inflamação crônica das articulações e do tecido que as reveste e protege. Resulta, em muitos casos, na destruição da articulação e na incapacidade do doente.
(_) Doença das articulações caracterizada por alterações degenerativas, inicialmente, apenas da cartilagem articular, que depois se estende, também, ao osso que se encontra subjacente a essa cartilagem.
(_) Doença reumática crônica, de natureza inflamatória dolorosa e progressiva, que afeta, predominantemente, o esqueleto axial (as articulações entre as vértebras) e as sacro-ilíacas (articulações entre o sacro e os ossos ilíacos da bacia).
(_) Doença relativamente frequente, que causa dor de costas e corcundas (cifose) por mudanças nas vértebras.
A sequência, de cima para baixo, está correta em:
O tumor ósseo mais classicamente associado à lesão periosteal, que apresenta o sinal radiológico conhecido como “casca de cebola” é:
Sobre trauma raquimedular é correto afirmar, EXCETO:
Sinal clínico que se traduz por um hematoma na região da bolsa escrotal ou dos grandes lábios, frequentemente associado às fraturas pélvicas. O texto se refere ao:
Sobre a tuberculose osteoarticular, analise as assertivas abaixo e marque a opção correta:
I. É uma infecção bacteriana crônica causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch) e mais raramente pelo Mycobacterium bovis, caracterizada pela formação de granulomas nos tecidos infectados, sendo uma enfermidade localizada e destrutiva.
II. A articulação pode ser invadida pelo bacilo da tuberculose, por uma infecção direta da membrana sinovial (tuberculose sinovial), ou por disseminação indireta, a partir de um foco de um osso vizinho como nas metáfises ou epífises.
III. Os sinais físicos variam de acordo com a articulação afetada. O local mais frequente é a coluna vertebral, seguindo em ordem de frequência os quadris, joelhos, tornozelo, sacroilíacas, ombros e carpo.
IV. Um dado muito útil no diagnóstico diferencial é a diminuição importante ou a ausência de glicose no líquido sinovial.
Com o aumento do índice de acidentes de trânsito e quedas de altura, tem-se visto elevado número de casos de lesão da coluna vertebral, estando presente algum déficit neurológico em grande porcentagem. Consideram-se como critérios de instabilidade das colunas torácica e lombar, EXCETO:
A classificação, como em qualquer fratura e/ou luxação, é muito importante para direcionar o tratamento e orientar sobre o prognóstico: Fratura da cabeça do fêmur com fratura associada do colo do fêmur a classificação é:
O Código de Ética Médica contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem. De acordo com o referido Código, Capítulo X, sobre atestado e boletim médico, é vedado ao médico, EXCETO:
Sobre a Fratura de Bennett, é correto afirmar:
O teste é considerado positivo quando o paciente referir dor no epicôndilo lateral, onde se insere a musculatura extensora do punho e dos dedos. A descrição refere-se à:
A articulação do quadril é bastante estável e suas luxações são, geralmente, resultado de um traumatismo com alta energia. Complicações são comuns e incluem:
I. Necrose avascular e artrite.
II. Lesão neurológica.
III. Ossificação heterotrópica e instabilidade articular.
Estão corretas as afirmativas em:
Lesão capsular anterior associada com lesão do labrum glenoidal, geralmente com avulsão do ligamento glenoumeral inferior, pode ocorrer com fraturas da glenóide, geralmente sem desvio e tratadas juntamente com a instabilidade. A descrição refere-se à:
Sobre Capsulite adesiva é correto afirmar, EXCETO: