Questões de Concurso Público UFRPE 2016 para Técnico em Tecnologia da Informação

Foram encontradas 8 questões

Q762231 Engenharia de Software
Acerca do conceito de métodos em orientação a objetos, marque V para as afirmações verdadeiras, ou F para as falsas. ( ) Uma classe pode ter dois ou mais métodos com mesmo nome, mas assinaturas diferentes. Isso é chamado de ‘polimorfismo de nome’. ( ) Polimorfismo de nome não pode ocorrer no construtor da classe. ( ) Um método representa um comportamento ou uma propriedade. Métodos que representam comportamento são chamados de procedimentos, enquanto os que representam propriedades são chamados de atributos. ( ) Métodos destrutores são aqueles acionados para remoção de objetos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q762232 Engenharia de Software
Leia a descrição no quadro abaixo. Esconder os dados internos do mundo exterior e acessá-los apenas através de métodos expostos publicamente. Assinale a alternativa que corresponde a essa propriedade da orientação a objetos.
Alternativas
Q762233 Engenharia de Software

Associe as características listadas abaixo aos conceitos de Interface (I) ou Classe Abstrata (A).

( ) Não tem implementação, mas tem de ser implementada.

( ) Seus métodos podem ter suas próprias implementações padrão, podem ser estendidos e podem funcionar, independente da classe herdeira (subclasse).

( ) Só pode ter declaração de método (implicitamente público e abstrato) e propriedades (implicitamente estático e público).

( ) Seus métodos podem ser implementados se declarados abstratos.

( ) Pode herdar mais de uma interface.

( ) Pode implementar mais de uma interface, mas pode herdar apenas uma classe.

( ) Aumenta a segurança, escondendo a implementação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q762234 Engenharia de Software
Acerca do conceito de polimorfismo na orientação a objetos, analise as afirmações abaixo. 1) No polimorfismo de nome ou de sobrecarga (overloading) a decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de execução. 2) Com o polimorfismo, um objeto pode ser referenciado de várias formas distintas. 3) No polimorfismo dinâmico ou de sobrescrita (overriding) os métodos têm nome e assinatura, e na subclasse se redefine um método da superclasse. A decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de execução. 4) Nas linguagens orientadas a objetos é comum encontrar três formas de polimorfismo: ad hoc (como a sobrecarga de operadores), paramétrico (sobrecarga de nome com assinaturas diferentes) e de herança (reescrita de método). Estão corretas:
Alternativas
Q762235 Engenharia de Software
Sobre o diagrama de casos de uso da UML, analise as proposições abaixo. 1) São usados em análise de requisitos e projetos de alto nível e modelam o contexto de um sistema, engenharia reversa e engenharia progressiva. 2) Quando desenha um diagrama de casos de uso devemos ter identificados: as funcionalidades a serem representadas como um caso de uso, os atores e os relacionamentos entre os casos de uso e os atores. 3) Diagramas de caso de uso especificam os eventos de um sistema e seus fluxos e descrevem como são implementados. Além disso, não apenas dizem o que o sistema deve fazer, mas também especificam como isso será conseguido. 4) Descrição do Caso de Uso são narrativas de texto do Caso de Uso. Elas usualmente tomam a forma de uma nota ou um documento que é, de alguma maneira, ligado ao Caso de Uso, e explanam o processo ou atividades que tomarão lugar no Caso de Uso. 5) Entre os propósitos dos diagramas de caso de uso temos: colher os requisitos de um sistema, ter uma visão externa do sistema, saber que fatores internos e externos influenciam o sistema e mostrar a interação entre os requisitos e atores. Estão corretas, apenas:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: B
5: D