Questões de Concurso Público UFRPE 2019 para Médico - Clinica

Foram encontradas 38 questões

Q1635298 Medicina
Para a abordagem diagnóstica das anemias, empregam-se dois sistemas de classificação, que são baseados em fisiopatologia e morfologia. A classificação fisiopatológica baseia-se na contagem de reticulócitos, considerado um marcador da produção de eritrócitos. Os reticulócitos são hemácias mais jovens com restos de RNA, que são evidenciados por coloração supravital. Essa contagem não é rotineiramente realizada junto com o hemograma, por isso deve ser solicitada especificamente. Qual das anemias abaixo relacionadas cursa com contagem de reticulócitos elevada, sendo também conhecida como anemia hiperproliferativa?
Alternativas
Q1635299 Medicina
A anemia de doença crônica pode ser associada a diversas condições, como doenças inflamatórias, neoplasias e doenças infecciosas. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1635300 Medicina
A colite neutropênica, também conhecida como colite necrotizante ou tiflite, ocorre em cerca de 6,5% dos adultos com LMA e é caracterizada por febre e dor abdominal em pacientes neutropênicos. Outras manifestações incluem náuseas, vômitos, distensão abdominal e diarreia aquosa ou sanguinolenta. As culturas mostram frequentemente os seguintes germes patógenos, EXCETO:
Alternativas
Q1635301 Medicina
Os Linfomas Não Hodgkin são divididos quanto à rapidez de evolução em muito agressivos, agressivos e indolentes. Quanto ao comportamento clínico, qual dos linfomas abaixo é considerado indolente?
Alternativas
Q1635302 Medicina
A artrite gonocócica causada pela Neisseria gonorrheae ocorre mais em jovens sadios com vida sexual ativa, havendo maior suscetibilidade em mulheres, em razão das dificuldades diagnósticas. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1635303 Medicina
São indicações para solicitação da dosagem do anticorpo antifosfolipídeo:
Alternativas
Q1635304 Medicina
Qual é o fator de piora ou comorbidade mais frequentemente associado à asma?
Alternativas
Q1635305 Medicina
Em relação à asma brônquica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1635306 Medicina
São condutas a serem adotadas em caso de paciente portador de DPOC leve, EXCETO:
Alternativas
Q1635307 Medicina
Paciente portador de DPOC com VEF1 < 35 apresenta quadro de infecção respiratória bacteriana. Qual a alternativa terapêutica que não deveria ser utilizada?
Alternativas
Q1635308 Medicina
Pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é a infecção do trato respiratório inferior causada por agentes adquiridos na comunidade ou com surgimento em até 48 horas após admissão hospitalar. Nessa situação, estão excluídas todas as situações abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q1635309 Medicina
A pneumonia adquirida na comunidade pode ser de etiologia aspirativa, principalmente em pacientes portadores de doença neurológica sequelar (AVC, demência e doenças neuromusculares, alcoólatras e portadores de doenças da motilidade esofágica). Na aspiração, as bactérias da orofaringe chegam às vias aéreas distais e acontece a infecção pulmonar por bactérias menos virulentas, primariamente anaeróbias, que constituem parte da flora normal da orofaringe. A evolução clínica é, em geral, mais indolente com sintomas, arrastando-se por vários dias ou até semanas. Muitos pacientes podem apresentar-se com abscesso pulmonar, pneumonia necrotizante ou empiema secundário a fístula broncopulmonar. Qual é a droga de escolha para tratamento desta condição?
Alternativas
Q1635310 Medicina
A síndrome parkinsoniana (ou parkinsonismo) é um dos mais frequentes tipos de distúrbio do movimento, e manifesta-se com 4 sintomas principais: bradicinesia, rigidez, tremor de repouso e instabilidade postural, sendo necessário pelo menos dois desses componentes para o diagnóstico. A respeito dessa condição, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1635311 Medicina
O Parkisonismo pode ser secundário ao uso de medicamentos, e um dado importante a ser considerado é que o parkinsonismo induzido por drogas pode persistir por semanas ou meses após a retirada do agente causal. Dessa forma, as informações de anamnese a serem obtidas em pacientes portadores de parkinsonismo devem ser bastante minuciosas em relação a esse aspecto. Dos medicamentos abaixo relacionados, qual o que poderia ser utilizado sem risco de desenvolvimento do quadro?
Alternativas
Q1635314 Medicina
Os antidiabéticos podem ser classificados, conforme sua ação, em cinco grandes grupos. Correlacione o mecanismo de ação descrito na primeira coluna com sua respectiva droga, apresentada na segunda coluna.

1) Aumentam a secreção de insulina ("secretagogos” de insulina).

2) São sensibilizadores da ação da insulina.

3) Reduzem a velocidade de absorção da glicose no intestino.
4) Aumentam a secreção de insulina de forma dependente de glicose e promovem supressão do glucagon.

5) Aumentam a excreção urinária de glicose (inibidores do transportador sódio-glicose tipo 2 [SGLT2]).


( ) Dapaglifozina
( ) Glitazonas

( ) Glinidas

( ) Acarbose
( ) Inibidores da enzima dipeptidi1- peptidase 4 (DPP4).


A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1635315 Medicina
Embora os termos tireotoxicose e hipertireoidismo sejam usados como sinônimos na prática clínica, vale lembrar que a tireotoxicose é a síndrome de excesso de hormônio tireoidiano nos tecidos, independentemente da fonte (tireoide, exógena ou ectópica). O hipertireoidismo refere-se a uma das etiologias da tireotoxicose, quando a produção excessiva dos hormônios tireoidianos é proveniente da tireoide. Das tireotoxicoses abaixo relacionadas, qual a única decorrente de hipertireoidismo?
Alternativas
Q1635316 Medicina
Doenças que interferem na produção hipotalâmica de TRH, em sua transferência por intermédio da haste hipofisária ou que prejudicam a geração de TSH podem provocar hipotireoidismo central. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1635317 Medicina
O hipopituitarismo funcional geralmente envolve um hormônio e tende a ser reversível. A deficiência da secreção de GH pode ser observada em pacientes que cursam com as patologias abaixo relacionadas, EXCETO
Alternativas
Q1635318 Medicina
A respeito do diagnóstico de hipertensão, qual a alternativa incorreta?
Alternativas
Q1635319 Medicina
São esquemas de utilização compulsória no tratamento da hipertensão arterial, de acordo com as condições clínicas associadas, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: D
6: A
7: C
8: A
9: E
10: A
11: C
12: B
13: B
14: E
15: C
16: D
17: C
18: E
19: D
20: D