Questões de Concurso Público TJ-AP 2019 para Estagiário - Nível Superior

Foram encontradas 11 questões

Q1347069 Conhecimentos Gerais

“Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB per capita do país caiu mais de 35% entre 2013 e 2017 e a hiperinflação chegou em 1.350.000% no ano passado. Como resultado da crise, uma nova crise, essa de caráter humanitário, surgiu para assolar a população, que sofre com a escassez de itens essenciais como remédios e alimentos.

Era uma questão de tempo até que os problemas econômicos impactassem os índices. Hoje, 48% da população vive em condições de pobreza. A violência também estourou país afora, levando a capital Caracas ao topo do ranking das cidades mais violentas do planeta.” (Revista Exame, 5 pontos para entender a crise na Venezuela, disponível em:<https://exame.abril.com.br/mundo/5-pontos-para-entender-a-crise-na-venezuela/> , acesso em: 3 nov. 2019).


Sobre a crise na Venezuela, é correto afirmar que:

Alternativas
Q1347070 Conhecimentos Gerais
Em 2019 foram comemorados os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. Marque a afirmação incorreta a respeito dele:
Alternativas
Q1347071 Conhecimentos Gerais

A respeito da recente disputa Estados Unidos x China, considere as seguintes afirmações:


( ) iniciou-se quando o governo do presidente Donald Trump aplicou tarifas alfandegárias adicionais, num total de 50 bilhões de dólares, sobre centenas de produtos chineses, o que foi seguido por uma retaliação semelhante do governo chinês.

( ) iniciou-se em dezembro de 2018, quando Meng Wanzhou, executiva da Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, foi presa no Canadá, e as autoridades americanas requereram sua extradição para os Estados Unidos;

( ) a disputa entre as duas potências pode gerar uma redução na atividade econômica chinesa, provocando uma diminuição das importações do país asiático, muitas delas de produtos brasileiros;

( ) Trump acusa a China de roubo de propriedade intelectual e práticas comerciais desleais.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q1347073 Conhecimentos Gerais
Greta Thunberg, ativista sueca de 16 anos, portadora de Síndrome de Asperger, iniciou em seu país uma greve escolar que espalhou-se por diversos países, com reflexos no Brasil, inclusive, e foi indicada a receber o Nobel da Paz. Em uma passagem de seu discurso em uma conferência das Nações Unidas na Polônia, afirmou: “No ano de 2078, farei 75 anos. Se tiver filhos, talvez eles passem esse dia comigo. Talvez me façam perguntas sobre vocês. Talvez perguntem por que não fizeram nada quando ainda havia tempo para agir. Vocês dizem que amam seus filhos mais do que tudo, e mesmo assim estão roubando o futuro deles bem na frente de seus olhos”. A respeito de que Greta pede providências?
Alternativas
Q1347074 Conhecimentos Gerais

“Estado Islâmico reivindica atentado que deixou 63 mortos no Afeganistão” (18 ago 2019, 09h26) “Ataque com faca em estação de metrô deixa 1 morto na França” (31 ago 2019, 15h15) “Ataques a instalações petrolíferas sauditas destroem metade da produção” (15 set 2019, 13h10)

(Manchetes extraídas de Notícias Sobre Ataques Terroristas, Revista Exame, disponível em<https://exame.abril.com.br/noticias-sobre/ataques-terroristas/> , acesso em: 03 nov. 2019).


A respeito do terrorismo, é correto afirmar:

O terrorismo moderno tem sua origem no século XIX na Europa, quando grupos anarquistas viam no Estado seu principal inimigo

A internacionalização das ofensivas terroristas ocorreu a partir do surgimento da organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda, liderada por Osama bin Laden, grupo responsável pelo ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, em New York, que matou quase 3.000 pessoas em 11 de setembro de 2001

A História do Brasil e da América Latina não registra atos ou ameaças terroristas.

São os principais tipos: terrorismo revolucionário, objetivando a derrubada de um governo; terrorismo nacionalista, praticado por grupos que desejam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente; terrorismo de Estado, praticado por Estados nacionais contra a sua população ou populações estrangeiras; e o terrorismo de organizações criminosas, atos de violência com finalidades econômicas ou religiosas, como os levados a cabo pela Máfia italiana, pelos cartéis de drogas mexicanos, pela Al-Qaeda etc.

São características do terrorismo: organização em grupos; financiamento estrangeiro; ideologia fundada na interpretação do Al Corão, o livro religioso muçulmano.

Alternativas
Q1347076 Conhecimentos Gerais
Em 1991 foi assinado por Brasil, Paraguai e Argentina o Tratado de Assunção, que estabelecia a criação do Mercado Comum do Sul – o Mercosul.
Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1347077 Conhecimentos Gerais

“Pense em quantos objetos você tocou na última hora. Caneta, barra do ônibus, maçaneta, o teclado do computador… As mãos estão em contato direto com locais impregnados de germes. Daí, basta levar os dedos aos olhos ou à boca para que vírus e bactérias ganhem acesso ao corpo. ‘Portanto, precisamos lavar as mãos com regularidade a fim de reduzir a probabilidade de pegar doenças’, recomenda a médica Helena Brígido, da Sociedade Brasileira de Infectologia. Se pia, água e sabonete não estão disponíveis, o álcool em gel é um aliado e tanto” (Revista Saúde, Descubra como a falta de higiene afeta sua imunidade, disponível em:<https://saude.abril.com.br/bem-estar/falta-de-higiene-afeta-sua-imunidade/> , acesso em: 7 nov. 2019).


A falta de higiene e saneamento básico contribui para o aumento de diversas doenças, entre as quais estão:

Alternativas
Q1347079 Conhecimentos Gerais
A expressão “fuga de cérebros” indica:
Alternativas
Q1347080 Conhecimentos Gerais

“Oxum, nas religiões de origem africana, é a entidade que representa fertilidade e amor. Mas na tarde de setembro em que Carmen Flores, a mãe Carmen de Oxum, foi recebida por bandidos armados e obrigada a destruir seu próprio terreiro em Nova Iguaçu, na região metropolitana do Rio de Janeiro, o tom era de puro ódio nas ofensas à ‘diaba chefe’. Segundo a polícia, Carmen, de 66 anos, foi vítima da cada vez mais intensa cruzada que traficantes convertidos a religiões evangélicas pentecostais vêm travando contra praticantes de candomblé e umbanda no estado. Aterrorizada, a mãe de santo antecipou uma viagem planejada para o ano que vem e embarcou para a Suíça, onde tem amigos. ‘Fui expulsa pelo tráfico’, disse a VEJA, por telefone.” (Revista Veja, “Em nome de Jesus”, bandidos destroem terreiro no Rio, disponível em:<https://veja.abril.com.br/brasil/em-nome-de-jesus-bandidos- destroem-terreiro-no-rio/> , acesso em: 7 nov. 2019.


Leia e assinale:

Intolerância religiosa é um crime de ódio.

A intolerância religiosa não é crime no Brasil. 

O conceito de liberdade religiosa abrange o direito de não ter uma religião e não crer em um ser divino.

A liberdade de expressão e de crença prevista na Constituição garante o direito de ter uma religião e de defender seus fiéis contra outras crenças e religiões que sejam consideradas nocivas ou inferiores.  

Alternativas
Q1347081 Conhecimentos Gerais
O Brasil tem belezas naturais reconhecidas mundialmente pela Unesco Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura como Patrimônios Naturais da Humanidade. Assinale qual das alternativas abaixo não integra essa lista:
Alternativas
Q1347083 Conhecimentos Gerais

"Dentro do contexto global, o Brasil permanece um dos destaques na geração de energia de fontes renováveis, isto é, aquelas matrizes energéticas com baixo impacto ao meio- ambiente. Estamos na frente de muitos países em se tratando de eficiência energética sustentável." (Legado Brasil, Brasil renovável: País é destaque mundial em energia limpa, disponível em: http://legado.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/03/brasil-renovavel- pais-e-destaque-mundial-em-respeito-ao-meio-ambiente, acesso em: 9 nov. 2019).


Assinale qual alternativa não contém somente fontes de energia renováveis:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: X
6: D
7: B
8: A
9: A
10: D
11: D