Questões de Concurso Público TJ-AP 2019 para Estagiário - Nível Superior
Foram encontradas 11 questões
“Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB per capita do país caiu mais de 35% entre 2013 e 2017 e a hiperinflação chegou em 1.350.000% no ano passado. Como resultado da crise, uma nova crise, essa de caráter humanitário, surgiu para assolar a população, que sofre com a escassez de itens essenciais como remédios e alimentos.
Era uma questão de tempo até que os problemas econômicos impactassem os índices. Hoje, 48% da população vive em condições de pobreza. A violência também estourou país afora, levando a capital Caracas ao topo do ranking das cidades mais violentas do planeta.” (Revista Exame, 5 pontos para entender a crise na Venezuela, disponível em:<https://exame.abril.com.br/mundo/5-pontos-para-entender-a-crise-na-venezuela/> , acesso em: 3 nov. 2019).
Sobre a crise na Venezuela, é correto afirmar que:
A respeito da recente disputa Estados Unidos x China, considere as seguintes afirmações:
( ) iniciou-se quando o governo do presidente Donald Trump aplicou tarifas alfandegárias adicionais, num total de 50 bilhões de dólares, sobre centenas de produtos chineses, o que foi seguido por uma retaliação semelhante do governo chinês.
( ) iniciou-se em dezembro de 2018, quando Meng Wanzhou, executiva da Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, foi presa no Canadá, e as autoridades americanas requereram sua extradição para os Estados Unidos;
( ) a disputa entre as duas potências pode gerar uma redução na atividade econômica chinesa, provocando uma diminuição das importações do país asiático, muitas delas de produtos brasileiros;
( ) Trump acusa a China de roubo de propriedade intelectual e práticas comerciais desleais.
Assinale a alternativa correta:
“Estado Islâmico reivindica atentado que deixou 63 mortos no Afeganistão” (18 ago 2019, 09h26) “Ataque com faca em estação de metrô deixa 1 morto na França” (31 ago 2019, 15h15) “Ataques a instalações petrolíferas sauditas destroem metade da produção” (15 set 2019, 13h10)
(Manchetes extraídas de Notícias Sobre Ataques Terroristas, Revista Exame, disponível em<https://exame.abril.com.br/noticias-sobre/ataques-terroristas/> , acesso em: 03 nov. 2019).
A respeito do terrorismo, é correto afirmar:
O terrorismo moderno tem sua origem no século XIX na Europa, quando grupos anarquistas viam no Estado seu principal inimigo
A internacionalização das ofensivas terroristas ocorreu a partir do surgimento da organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda, liderada por Osama bin Laden, grupo responsável pelo ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, em New York, que matou quase 3.000 pessoas em 11 de setembro de 2001
A História do Brasil e da América Latina não registra atos ou ameaças terroristas.
São os principais tipos: terrorismo revolucionário, objetivando a derrubada de um governo; terrorismo nacionalista, praticado por grupos que desejam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente; terrorismo de Estado, praticado por Estados nacionais contra a sua população ou populações estrangeiras; e o terrorismo de organizações criminosas, atos de violência com finalidades econômicas ou religiosas, como os levados a cabo pela Máfia italiana, pelos cartéis de drogas mexicanos, pela Al-Qaeda etc.
São características do terrorismo: organização em grupos; financiamento estrangeiro; ideologia fundada na interpretação do Al Corão, o livro religioso muçulmano.