Questões de Concurso Público TJ-SC 2011 para Engenheiro Civil
Foram encontradas 100 questões
Analise as proposições sob o aspecto da regência verbal:
I. Comunique aos candidatos de que as provas serão realizadas em outro local.
II. Fundação, pilares, lajes, vigas, caixas d'água, escadas em concreto armado devem obedecer às normas da ABNT.
III. Essa mudança de percepção dos riscos ambientais implica maior influência da participação popular nos projetos industriais.
IV. Esperamos que cheguem logo a nossas mãos os documentos visando a instruir o processo.
“Os governos não são apenas vorazes. Além de devorar uma fatia do bolo desproporcional ao valor dos seus serviços, o setor público ainda atrapalha a produção, mantendo impostos e contribuições de baixíssima qualidade: o Estado balofo e ineficiente se alimenta de tributos nocivos ao investimento, à criação de empregos, à inovação e à competitividade.” (O Estado de S. Paulo, 1.6.2010)
Analise a classe a que pertencem as palavras grifadas no texto e aponte a classificação ERRADA:
Analise as proposições quanto ao uso da crase:
I. As máquinas de terraplenagem blindadas utilizadas pelo BOPE dão um ar de cinema no melhor estilo Tropa de Elite à estas máquinas já tão robustas e imponentes.
II. Estamos à sua disposição para sanar quaisquer dúvidas.
III. Entregou o memorial descritivo ao assistente do diretor exatamente a 1h30.
IV. A saída interestadual destinada às empresas de construção civil equipara-se, na legislação tributária catarinense, à saída a contribuinte do ICMS, aplicando-se, no caso, alíquota correspondente à localização da destinatária.
V. Quando se fala em acesso à cidadania, um dos direitos fundamentais é o de poder existir, que está ligado à questão da identidade e do território.
Os cinco anos do governo de _________________ efetivaram a transição para a democracia. Ao final da sua gestão uma nova Constituição estava promulgada e realizou-se a primeira eleição direta para presidente da República desde 1960.
Na tentativa de equilibrar a economia interna foram postos em prática alguns planos, cuja principal característica era o combate à ________________, entre eles, o Plano _____________ que procedeu a troca de moeda do Brasil para o “Cruzado Novo.”
As palavras que completam o texto acima são, na sequência:
Na última década do século XX a expansão do capitalismo chega a uma nova fase, em um ritmo acelerado, virtual, é o fenômeno da globalização, onde tudo está interligado.
Em 2009 a economia mundial estava mergulhada na pior crise econômica desde o fim da II Guerra Mundial, a Grande Recessão, iniciada nos Estados Unidos e que atingiu de cheio os países mais ricos do planeta, como o maior bloco econômico regional, a União Européia.
Sobre a União Européia assinale a única alternativa INCORRETA:
O Brasil, um país de dimensões continentais, apresenta grandes diferenças naturais e econômicas. Por isto, temos divisões do país em espaços geográficos regionais. A mais conhecida é a divisão oficial do IBGE que baseia-se em critérios político-administrativos e divide o Brasil em cinco macrorregiões.
Outra maneira de regionalizar o espaço brasileiro é aquela que reconhece 3 grandes complexos regionais: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul.
Sobre as características do Complexo do Centro- Sul todas as alternativas estão corretas,
EXCETO:
“BRASIL - UMA NAÇÃO SOBRE RODAS” - As prioridades públicas em relação aos meios de transportes causaram grande impacto geográfico e alto custo que se reflete no desenvolvimento do país (Marcelo Alberto da Cunha-Conhecimento Prático/Geografia-Editora: Escala Educacional - Edição 35ª - Pág. 36)
Sobre os meios de transportes utilizados no Brasil e suas consequências em nosso desenvolvimento, podemos destacar que:
I. Uma rede de transportes ampla e organizada tem sido essencial para o desenvolvimento do país, o que explica o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto ) brasileiro na última década.
II. Nos últimos anos a atividade agropecuária tem aumentado muito e se expandindo para o centro-oeste e noroeste do país, distantes dos principais centros de consumo e dos principais portos. Isto tem provocado um acelerado desenvolvimento e fortes investimentos no modal de transporte ferroviário pois, os trens transportam maiores tonelagens de cargas, em grandes distâncias.
III. Mais da metade das cargas e 90% dos passageiros no Brasil são transportados por rodovias . Isto ocasiona uma elevação do preço dos produtos brasileiros tanto no mercado externo, como no mercado interno. É o custo-Brasil .
IV. As ferrovias brasileiras foram construídas com o objetivo de ligar as áreas de produção aos portos de exportação por isto, elas apresentam um traçado periférico e não integram as regiões.
V. Os principais produtos transportados são: café, açúcar, soja e minérios.
Estão corretas as proposições:
“Moro num país tropical
Abençoado por Deus...”
(Jorge Bem Jor)
“Águas que tocam moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão”
(Guilherme Arantes)
Os dois trechos das músicas nos levam a pensar pois, os desastres naturais que vem ocorrendo em nosso país retratam a nossa situação em relação aos problemas ambientais do planeta.
No Brasil chuvas torrenciais, inundações, deslizamentos de encostas nunca foram tão violentos, nem tão freqüentes. Veja alguns exemplos:
2008 – Morro do Baú: Vale do Itajaí-SC
2010 – Angra dos Reis; Ilha Grande; Vale do Paraíba; Niterói –RJ
2010 – Pernambuco e Alagoas
2011 – Serras fluminenses.
Sobre os problemas ambientais e suas conseqüências em nosso país, podemos destacar que:
I. As grandes catástrofes naturais que ocorrem em nosso país são decorrentes da ação de agentes endógenos e exógenos responsáveis pela configuração do planeta. A ação antrópica nada tem a ver com estes fenômenos naturais como, por exemplo, os deslizamentos de encostas.
II. Os nossos maiores desastres naturais estão relacionados às nossas condições climáticas mas, essencialmente acontecem pela interferência humana como os grandes adensamentos populacionais, os aterros sanitários, os lixões, a ocupação desordenada das encostas,
III. das várzeas, a destruição das matas ciliares, a construção de hidrelétricas sem a manutenção adequada.
IV. Uma das causas das grandes enchentes e inundações que ocorrem no nosso país, tanto nas áreas urbanas como nas áreas rurais, estão estritamente relacionadas com a retirada das matas ciliares que ocasionam a erosão das margens e o assoreamento dos cursos d’águas.
V. Para evitar ou minimizar os desastres naturais no nosso país se faz necessário uma ação política e governamental para promover um desenvolvimento sustentável e racional, com o conhecimento da estrutura geológica e geomorfológica dos locais onde ocorrem a ocupação humana.
VI. As catástrofes naturais do nosso país são mais intensas porque elas ocorrem justamente nas áreas de rochas argilo-calcárias, cujos terrenos são resultantes de dobramentos modernos terciários, como é o caso das serras fluminenses e as encostas do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Estão corretas somente as proposições: