Questões de Concurso Público UDESC 2018 para Técnico Universitário de Suporte
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Assinale a alternativa incorreta em relação ao Texto 1.
Analise as proposições em relação ao Texto 1.
I. A leitura do primeiro quadrinho da tira leva o leitor a inferir que o discurso de Susanita, além de ter indício feminista, proporciona um tom que provoca humor, pois o tema é tratado de forma irônica, denotando atitude preconceituosa.
II. A linguagem usada por Susanita, nos quatro quadrinhos da tira, é uma linguagem persuasiva, pois seu objetivo é convencer Mafalda da necessidade de um ofício feminino retrô.
III. No período “Tem razão, Mafalda” (primeiro quadrinho) a palavra destacada, quanto à sintaxe, classifica-se como vocativo.
IV. Na estrutura “Não posso ser uma mulher como nossas mães” (primeiro quadrinho) a palavra destacada tem a função de estabelecer uma comparação, logo, em relação à morfologia, diz-se que é conjunção comparativa.
V. Na oração “a ciência me chama” (terceiro quadrinho), quanto à figura de linguagem, tem-se prosopopeia.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições em relação ao Texto 1, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As palavras “posso” (primeiro quadrinho), “chama” (terceiro quadrinho) e “máquina” (quarto quadrinho) possuem dígrafo, enquanto as palavras “tecnologia” (segundo quadrinho), “eletrônica” (segundo quadrinho) e “mediocridade” (terceiro quadrinho) possuem encontro consonantal.
( ) Com a estrutura “como nossas mães, que se conformavam em aprender corte e costura” (primeiro quadrinho) Susanita quer retratar que somente as mulheres idosas podiam desenvolver habilidades para exercer tal atividade.
( ) Nas tiras, os balões representam a fala das personagens. Na tira, Mafalda não participa do discurso, pois não há balão representando a fala dela, isto se justifica pelo repúdio dela à fala de Susanita.
( ) Os quadrinhos, que compõem a tira, mostram uma progressão gradual em relação à evolução tecnológica. Esta progressão é encerrada com a palavra “portanto” (terceiro quadrinho).
( ) Na oração “Quando eu crescer” (quarto quadrinho) a palavra destacada dá ideia de temporalidade e pode ser substituída por Assim que, sem que ocorra alteração de sentido e de sintaxe no período.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação ao Texto 1, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A leitura da tira mostra que o discurso é apresentado na forma direta; no entanto, não segue o padrão convencional do diálogo como ocorre em uma crônica, a exemplo. As falas das personagens, nas tiras, são representadas por meio de balões. Logo a tira representa um monólogo.
( ) No segundo quadrinho, Susanita se inclui e também inclui Mafalda no discurso com a finalidade de torná-lo mais objetivo, mais convincente e mais atraente.
( ) No processo de comunicação, seja ela por meio da linguagem verbal ou da não-verbal, a linguagem é expressa de acordo com a função que se quer ressaltar, logo sempre haverá o predomínio de uma função. Na tira, a predominante é a função emotiva ou expressiva, pois indica o ânimo do emissor, seus sentimentos e suas emoções.
( ) A tira, geralmente, opta pelas narrativas que, por meio de dois canais – imagem e texto escrito, levam a mensagem ao leitor, e para decodificá-la é necessário relacionar os elementos da imagem – icônicos - com os do texto – linguísticos.
( ) Esta tira procura mostrar uma narrativa plurissignificativa - linguagem verbal e não-verbal, que se desenvolve com uma transformação de época e de tecnologia, proporcionando a dominância de um sistema sobre o outro, um representado pela personagem Mafalda e o outro pela Susanita.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação ao Texto 2.
I. No período “o que tem ou o que é” (linha 5) as palavras destacadas, quanto à morfologia, classificam-se como pronome demonstrativo.
II. No período “que o destino lhe ofereceu” (linhas 7 e 8) a palavra destacada, quanto à morfossintaxe, é pronome oblíquo/objeto indireto.
III. Crase é a fusão (ou contração) de duas vogais idênticas em uma só. Na linguagem escrita, a crase é representada pelo acento grave. No período “seja devolvido à loja” (linha 19) o uso da crase é obrigatório.
IV. Por colocação pronominal entende-se o estudo do posicionamento do pronome oblíquo, na frase, em relação ao verbo. No período “e se acredita que seja reabastecido para sempre caso seu estoque se esgote temporariamente” (linhas 3 e 4) há duas ocorrências de próclise.
V. No período “O depósito dessas peças é constante” (linhas 2 e 3), a palavra destacada é uma contração da preposição de com o pronome demonstrativo essas, sendo empregada como pronome demonstrativo correspondente à terceira pessoa do discurso.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições em relação ao Texto 2, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Da leitura do sintagma “perde seu poder de seduzir o público ou o seu valor de mercado” (linhas 11 e 12), depreende-se que se perde a competência de alcançar e manter a posição social a que o mercado consumista aspira e que impõe.
( ) No primeiro parágrafo do texto há quatro advérbios terminados em –mente, todos derivam de adjetivos e são usados com objetivo de persuadir a clientela consumidora.
( ) Na estrutura “é cada vez mais praticado por companhias que trabalham com produtos para o lar” (linhas 20 e 21) a palavra destacada, pode ser substituída pela expressão as quais, sem que haja alteração de sentido, de classificação morfológica e sintática, no texto.
( ) A estrutura “fazer o melhor com aquilo que o destino lhe ofereceu” (linhas 7 e 8) é uma forma de mostrar que o destino conspira a favor do consumidor, quando se trata do ato de comprar, efetivamente.
( ) A expressão “faça-você-mesmo” (linha 14) está grafada com hífen para representar um substantivo composto, valorizando a peça reciclada e assim assumir um índice maior de venda no mercado.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação ao Texto 2.
I. Na estrutura “O expediente de vender o próximo artigo a um preço mais baixo sob a condição” (linhas 17 e 18) as palavras destacadas, quanto à morfologia, são preposição e artigo definido, sequencialmente.
II. O autor usa a expressão em latim “modus operandi ” (linha 16), que significa modo de operação, como um atrativo para despertar no cliente a aspiração pela compra.
III. Anafórico é o termo que se refere a outro enunciado anteriormente citado no texto. A palavra “nele” (linha 16) é anafórico de “mundo” (linha 16), enquanto a palavra “que” (linha 20) é anafórico de “companhias” (linha 20).
IV. A substituição do termo destacado por pelas em “mais praticado por companhias que trabalham com produtos para o lar” (linhas 20 e 21) não altera o sentido original, no texto, e nem constitui desvio do domínio da norma culta quanto à regência.
V. A palavra “ambos” (linha 6), quanto à classe gramatical, classifica-se como numeral, pois é equivalente a dois; passando-nos essa ideia de numeral, quantidade, conforme mostra a estrutura: “contentar com o que tem ou o que é” (linha 5).
Assinale a alternativa correta.
TEXTO 3
A Rua dos Cataventos
VII
(Para Dyonélio Machado)
Recordo ainda… e nada mais me importa…
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que me deixavam, sempre, de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta...
Mas veio um vento de Desesperança
Soprando cinzas pela noite morta!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança...
Estrada afora após segui… Mas, ai,
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iluda o velho que aqui vai:
Eu quero os meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino… acreditai...
Que envelheceu, um dia, de repente!
Analise as proposições em relação ao Texto 3, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Infere-se da leitura do poema que o sinal de pontuação - reticências - indica os momentos de divagação do poeta quando sente saudades da infância.
( ) No verso 5 a palavra “Desesperança” está grafada com letra maiúscula para enfatizar a transição da infância para a adolescência do poeta.
( ) Da leitura do poema, depreende-se, principalmente dos versos “Mas veio um vento de Desesperança” e “Soprando cinzas pela noite morta”, um sentimento de tristeza/morte, uma vez que representam, simbolicamente, o estado emocional em que se encontra o eu-poético.
( ) Da leitura do poema, depreende-se uma mensagem nostálgica, uma vez que o poeta relata saudades da infância dele.
( ) No verso “Que envelheceu, um dia, de repente” a expressão destacada, sintaticamente, é classificada como adjunto adverbial, logo pode ser deslocada para o final da oração sem que haja alteração de sintaxe ou de sentido no texto, respeitando-se a pontuação.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
TEXTO 3
A Rua dos Cataventos
VII
(Para Dyonélio Machado)
Recordo ainda… e nada mais me importa…
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que me deixavam, sempre, de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta...
Mas veio um vento de Desesperança
Soprando cinzas pela noite morta!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança...
Estrada afora após segui… Mas, ai,
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iluda o velho que aqui vai:
Eu quero os meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino… acreditai...
Que envelheceu, um dia, de repente!
Analise as proposições em relação ao Texto 3.
I. Pela leitura do poema constata-se que a mensagem que o poeta quer passar está centrada na palavra pessimismo.
II. No verso “Estrada afora após segui... Mas, ai,” as palavras destacadas, quanto à morfologia, são advérbio, preposição, conjunção e interjeição, sequencialmente.
III. A leitura do verso “Eu quero os meus brinquedos novamente” leva o leitor a inferir o desejo do poeta de voltar à infância, aos tempos de criança – menino.
IV. No verso “Sou um pobre menino... acreditai” os verbos destacados, quanto à flexão verbal, estão, na sequência, no Presente do indicativo e no Imperativo Afirmativo.
V. Da leitura do verso “Aqueles dias de uma luz tão mansa”, depreende-se que o poeta relembra, saudosamente, a calmaria da infância.
Assinale a alternativa correta.
TEXTO 3
A Rua dos Cataventos
VII
(Para Dyonélio Machado)
Recordo ainda… e nada mais me importa…
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que me deixavam, sempre, de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta...
Mas veio um vento de Desesperança
Soprando cinzas pela noite morta!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança...
Estrada afora após segui… Mas, ai,
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iluda o velho que aqui vai:
Eu quero os meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino… acreditai...
Que envelheceu, um dia, de repente!
Analise as proposições em relação ao Texto 3, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O poema apresenta uma linguagem literária, subjetiva, mesclada com figuras de linguagem e a função da linguagem predominante é a poética ou emotiva.
( ) Interjeição é a palavra ou grupo de palavras que busca exprimir sentimento ou emoção. No verso “Estrada afora após segui... Mas, ai,” a interjeição usada revela o sentimento de dor do poeta pela infância que não mais existe.
( ) Os versos “E eu pendurei na galharia torta” e “Todos os meus brinquedos de criança” revelam que o poeta, quando chegou à adolescência, abandonou seus brinquedos, decorando as árvores.
( ) Nos versos 5, 6 e 7 os vocábulos “Desesperança”, “cinzas”, “noite”, “morta” e “torta”, semanticamente, sugerem uma atmosfera de desapontamento, dor e angústia.
( ) No verso “Todos os meus brinquedos de criança” a expressão destacada, em relação à morfologia, é locução adjetiva, logo pode ser substituída pelo adjetivo infantis, sem que ocorra alteração de sentido no texto.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
TEXTO 3
A Rua dos Cataventos
VII
(Para Dyonélio Machado)
Recordo ainda… e nada mais me importa…
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que me deixavam, sempre, de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta...
Mas veio um vento de Desesperança
Soprando cinzas pela noite morta!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança...
Estrada afora após segui… Mas, ai,
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iluda o velho que aqui vai:
Eu quero os meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino… acreditai...
Que envelheceu, um dia, de repente!