Questões de Concurso Público IMA-SC 2019 para Engenheiro Sanitarista e Ambiental

Foram encontradas 30 questões

Q1641173 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as proposições sobre as zoonoses.

I. Zoonose é uma infecção ou doença infecciosa de animais transmissível, sob condições naturais, ao homem.
II. Com relação às estratégias de prevenção da leptospirose relativas às vias de transmissão, é possível afirmar que a lama residual das enchentes tem alto poder infectante e, nestas ocasiões, fica aderida a móveis, paredes e chão. Para a limpeza das áreas atingidas, recomenda-se retirar essa lama (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha), e lavar o local, desinfetando-o, a seguir, com uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5%.
III. São consideradas zoonoses: Dengue, Raiva, Leishmaniose e Leptospirose
IV. Santa Catarina registrou, em 2019, o primeiro óbito por raiva em 38 anos. O ciclo urbano do vírus relaciona-se aos cães e gatos, e após a confirmação do óbito é necessário ativar o protocolo do Ministério da Saúde que envolve vacinação de cães e gatos, casa a casa, em um raio de cinco quilômetros a partir da residência do paciente, bem como a busca ativa por animais doentes ou mortos e orientação à população.


Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1641174 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as proposições que apresentam fundamentos segundo a Política Nacional de Recursos Hídricos.

I. A água é um bem de domínio público.
II. A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
III. Assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos.
IV. A gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.
V. A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1641175 Engenharia Ambiental e Sanitária
A ABNT NBR 10004:2004 classifica os resíduos sólidos, quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados, adequadamente.
Analise as proposições sobre esta norma, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Resíduos sólidos são resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos, cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.

( ) A periculosidade de um resíduo é uma característica apresentada por um resíduo que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, pode apresentar: risco à saúde pública e riscos ao meio ambiente, quando gerenciados inadequadamente.

( ) Os resíduos são classificados em: resíduos classe I - Perigosos; resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes; – resíduos classe II B – Inertes.

( ) Um resíduo é considerado Classe I quando apresenta uma das seguintes características: combustibilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade.

( ) De acordo com o fluxograma da ABNT NBR 10004:2004, para caracterização e classificação de resíduos, se um resíduo não tem origem conhecida deve ser, obrigatoriamente, considerado como classe I, por precaução.


Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1641176 Engenharia Ambiental e Sanitária

A figura abaixo representa um processo de biodegradação.


Imagem associada para resolução da questão

Este processo refere-se ao tratamento (de):

Alternativas
Q1641177 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a ABNT NBR 13896: 1997, para a avaliação da adequabilidade de um local aos critérios de localização de aterros de resíduos não perigosos, considerações técnicas devem ser feitas, assim analise as proposições referentes à informação.

I. Topografia - Recomendam-se locais com declividade superior a 1% e inferior a 30%, declividades maiores que 30% podem ser utilizadas a critério do órgão de controle ambiental.
II. Geologia e tipos de solos existentes - considera-se desejável a existência, no local, de um depósito natural extenso e homogêneo de materiais com coeficiente de permeabilidade inferior a 10-6 cm/s e uma zona não saturada com espessura superior a 3,0 m.
III. Recursos hídricos - o aterro deve ser localizado a uma distância mínima de 200 m de qualquer coleção hídrica ou curso de água. A critério do órgão de controle ambiental esta distância pode ser alterada.
IV. Tamanho disponível e vida útil - recomenda-se a construção de aterros com vida útil mínima de 20 anos.
V. O aterro não deve ser executado em áreas sujeitas a inundações, em períodos de recorrência de 50 anos.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1641178 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise os itens sobre mecanismos de coleta de partículas, originadas de gases residuais, no contexto da limitação da emissão de contaminantes gasosos.


I. sedimentação gravitacional

II. força centrífuga

III. impactação

IV. intercepção

V. força eletrostática



Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1641179 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as proposições em relação a um sistema de drenagem urbana nos poços de visita, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Atender às mudanças de direção, diâmetro e declividade à ligação das bocas-delobo.
( ) Localizar-se de maneira a conduzir, adequadamente, as vazões superficiais para as galerias.
( ) Retirar a água de um canal de drenagem, quando não mais houver condição de escoamento por gravidade, para outro canal em nível mais elevado ou receptor final da drenagem em estudo.
( ) Atender ao entroncamento dos diversos trechos de galerias.
( ) Atender ao afastamento máximo admissível que varia em função do diâmetro do conduto.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1641180 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com relação ao dimensionamento hidráulico dos interceptores em sistemas de esgotos sanitários e condições a serem atendidas em projeto, analise as proposições.

I. O regime de escoamento no interceptor é gradualmente variado e não uniforme, entretanto, para o seu dimensionamento hidráulico, geralmente, se considera regime permanente e uniforme.
II. A utilização da tensão trativa média de 1,5 Pa, superior à da rede coletora, justifica-se pelo fato de que essa tensão, além de atender às condições da autolimpeza, diminui a formação da película de limo nas paredes das tubulações e, consequentemente, a geração de sulfetos.
III. Devem ser estudados meios capazes de minimizar e eliminar a contribuição pluvial parasitária.
IV. O interceptor é a tubulação que recebe esgoto, exclusivamente, na extremidade de montante.
V. As ligações ao interceptor devem ser sempre pelos dispositivos, especialmente, projetados para evitar conflito de linhas de fluxo e diferença de cotas que resulte agitação excessiva.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1641181 Engenharia Ambiental e Sanitária

Em relação aos parâmetros de qualidade da água, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) Dureza é uma característica conferida à agua pela presença de alguns íons metálicos, principalmente os de cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+).


( ) Temperatura, cor, turbidez; sabor e odor e condutividade elétrica são considerados parâmetros físicos de qualidade da água.


( ) A alcalinidade de águas naturais se deve, principalmente, à presença de hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos, os quais são dependentes do valor de pH da água.


( ) Os sólidos voláteis representam uma estimativa da matéria inorgânica, ao passo que os sólidos fixos ou inertes representam a matéria orgânica.


( ) O nitrogênio na forma íon amônio apresenta-se em seu máximo estado de oxidação.


Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q1641182 Engenharia Ambiental e Sanitária
Acerca da remoção de nitrogênio amoniacal, por processos biológicos, é correto afirmar:
Alternativas
Q1641183 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre o processo de desnitrificação, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) A desnitrificação é um processo realizado por bactérias heterotróficas facultativas, que requerem uma fonte de carbono orgânico (doador de elétrons) para realizarem a redução do nitrato a nitrogênio gasoso.

( ) O processo desnitrificação demanda 4,5 miligrama de DBO por miligrama de N-NO3 - reduzido.

( ) A desnitrificação pode ser realizada em reatores do tipo lodos ativados, a partir da recirculação interna do lodo da zona aeróbia para a zona anóxica, onde o nitrato é convertido a nitrogênio gasoso.

( ) A desnitrificação heterotrófica ocorre em ambiente aeróbio e se processa em duas etapas: nitritação e nitratação.

( ) A desnitrificação apresenta como desvantagem um consumo de alcalinidade do meio.


Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q1641184 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre a caracterização de esgoto sanitário, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A turbidez é uma medida das propriedades de reflexão de luz de uma solução, contendo partículas suspensas e coloidais.
( ) O nitrogênio Kjeldahl total compreende o nitrogênio orgânico, amônia, nitrito e nitrato.
( ) Diferentemente dos coliformes totais e fecais, a Escherichia coli é a única bactéria que dá garantia de contaminação, exclusivamente, fecal e de origem humana.
( ) A demanda bioquímica de oxigênio refere-se ao teste laboratorial para quantificação indireta de matéria orgânica, sendo realizado em meio ácido, sob elevada temperatura (120 ºC) na presença de dicromato de potássio.
( ) Para valores de pH do esgoto entre 6 – 8, a forma íon amônio é predominante em relação à amônia livre.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1641185 Engenharia Ambiental e Sanitária
A grande maioria das reações, que ocorrem no tratamento de esgotos, se processam de maneira lenta, em que o entendimento de sua cinética é de fundamental importância.
Em relação à cinética de reações, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Reações de ordem zero são aquelas nas quais a taxa de reação independe da concentração do reagente.
( ) Reações de ordem zero são aquelas nas quais a taxa de reação é proporcional à concentração do reagente.
( ) Reações de primeira ordem são aquelas nas quais a taxa de reação independe da concentração do reagente.
( ) Reações de primeira ordem são aquelas nas quais a taxa de reação é proporcional à concentração do reagente.
( ) Para uma reação de ordem zero, ocorrendo em um reator em batelada sequencial (sem entrada e saída, durante a reação), a mudança da concentração de uma substância não conservativa ao longo do tempo é constante.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1641186 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação aos níveis e processos de tratamento de esgoto, é correto afirmar:
Alternativas
Q1641187 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação aos sistemas de lagoas de estabilização, é correto afirmar
Alternativas
Q1641188 Engenharia Ambiental e Sanitária
Acerca do processo de lodos ativados, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O sistema de lodos ativados de aeração prolongada dispensa o decantador primário, bem como a etapa de digestão do lodo excedente.
( ) A idade do lodo é diretamente proporcional à vazão de descarte de lodo excedente.
( ) Em sistemas de lodos ativados, um floco biológico intumescido está associado à predominância de bactérias filamentosas, situação que resulta em uma boa adensabilidade do lodo no decantador secundário.
( ) Um baixo valor do índice volumétrico do lodo (IVL) indica uma boa sedimentabilidade dos flocos, enquanto um alto valor indica uma má sedimentabilidade.
( ) O processo de lodos ativados com fluxo intermitente pode ser utilizado tanto na modalidade convencional quanto na de aeração prolongada.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1641189 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação aos processos anaeróbios de tratamento, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A etapa final do processo de conversão anaeróbia de compostos orgânicos em metano e dióxido de carbono é efetuada pelos microrganismos metanogênicos.
( ) Os reatores anaeróbios apresentam como vantagem uma elevada eficiência na remoção de nitrogênio e fósforo.
( ) Os reatores anaeróbios de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB) apresentam eficiência de remoção de DQO entre 85 e 90%.
( ) Um reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB) que opera com um tempo de detenção hidráulica de 6 horas terá, por consequência, uma carga hidráulica volumétrica de 4 m3 /m3dia.
( ) Uma lagoa anaeróbia apresenta maior tempo de detenção hidráulica e maior eficiência de remoção de matéria orgânica em relação à lagoa facultativa.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1641190 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sabendo-se que o requisito de oxigênio para atender ao processo de nitrificação é, estequiometricamente, igual a 4,57 mgO2/mgN-NH4+ oxidado, então a demanda de oxigênio necessária para a remoção de 90% do nitrogênio amoniacal de um esgoto sanitário, cuja vazão é de 30 L/s e a concentração de N-NH4 + é de 50 mg/L, é:
Alternativas
Q1641191 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um reator do tipo de lodos ativados é utilizado para tratar os esgotos de um município, cuja população é de 20.000 (vinte mil) habitantes. Sabe-se que o consumo de água per capita, neste município, é de 180 L/habitante dia e que, deste montante, 90% retorna na forma de esgoto para ser tratado no reator de lodos ativados. Análises de monitoramento revelaram que a DBO média do esgoto é de 250 mg/L, e que o referido reator de lodos ativados apresenta uma eficiência média de remoção de DBO igual a 90%.
Em relação à informação, assinale a alternativa que corresponde a carga de DBO diária de lançamento no corpo receptor, após o esgoto ser tratado no reator de lodos ativados.
Alternativas
Q1641192 Engenharia Ambiental e Sanitária
O gerenciamento do lodo, gerado em estações de tratamento de esgoto sanitário, é uma etapa complexa e custosa, que deve, portanto, ser executada adequadamente.
Em relação à produção de lodo e às etapas de gerenciamento, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A combinação reator UASB seguido de lodos ativados permite uma redução na geração de lodo excedente em comparação ao sistema único de lodos ativados.
( ) A digestão anaeróbia mesofílica é o principal processo de estabilização de lodos utilizados no Brasil.
( ) São exemplos de unidades destinadas à etapa de adensamento o leito de secagem e o filtro prensa.
( ) O lodo proveniente de lagoas facultativas necessitam apenas das etapas de digestão e disposição final.
( ) O condicionamento do lodo é uma etapa prévia ao desaguamento.


Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: B
5: A
6: E
7: E
8: D
9: B
10: E
11: D
12: A
13: C
14: B
15: C
16: C
17: B
18: A
19: E
20: D