Questões de Concurso Público IMA-SC 2019 para Engenheiro Sanitarista e Ambiental
Foram encontradas 3 questões
Analise as proposições sobre esta norma, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Resíduos sólidos são resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos, cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.
( ) A periculosidade de um resíduo é uma característica apresentada por um resíduo que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, pode apresentar: risco à saúde pública e riscos ao meio ambiente, quando gerenciados inadequadamente.
( ) Os resíduos são classificados em: resíduos classe I - Perigosos; resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes; – resíduos classe II B – Inertes.
( ) Um resíduo é considerado Classe I quando apresenta uma das seguintes características: combustibilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade.
( ) De acordo com o fluxograma da ABNT NBR 10004:2004, para caracterização e classificação de resíduos, se um resíduo não tem origem conhecida deve ser, obrigatoriamente, considerado como classe I, por precaução.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
A figura abaixo representa um processo de biodegradação.
Este processo refere-se ao tratamento (de):
I. Topografia - Recomendam-se locais com declividade superior a 1% e inferior a 30%, declividades maiores que 30% podem ser utilizadas a critério do órgão de controle ambiental.
II. Geologia e tipos de solos existentes - considera-se desejável a existência, no local, de um depósito natural extenso e homogêneo de materiais com coeficiente de permeabilidade inferior a 10-6 cm/s e uma zona não saturada com espessura superior a 3,0 m.
III. Recursos hídricos - o aterro deve ser localizado a uma distância mínima de 200 m de qualquer coleção hídrica ou curso de água. A critério do órgão de controle ambiental esta distância pode ser alterada.
IV. Tamanho disponível e vida útil - recomenda-se a construção de aterros com vida útil mínima de 20 anos.
V. O aterro não deve ser executado em áreas sujeitas a inundações, em períodos de recorrência de 50 anos.
Assinale a alternativa correta.