Questões de Concurso Público SECULT-CE 2018 para Analista de Cultura - Música
Foram encontradas 4 questões
Coluna I
1. Primitivismo 2. Expressionismo 3. Impressionismo 4. Romantismo
Coluna II
( ) Emancipação das dissonâncias, atonalismo livre, emprego de estruturas complexas como espelhos, palíndromos e pontilhismo.
( ) Paralelismo de acordes, emprego não funcional de acordes, sonoridades baseadas em modos.
( ) Grandes forças orquestrais, cromatismo expandido, instabilidade tonal e emprego de programas extramusicais.
( ) Nacionalismo folclorista, fragmentação melódica, técnicas heterofônicas e texturas sobrepostas em camadas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Dentre as diversas ações de difusão, podem-se citar apresentações de orquestras, bandas, corais, apresentações solo e de conjuntos camerísticos em teatros e espaços abertos, propícios à circulação. Muitas vezes tais concertos são reunidos em projetos com recortes curatoriais específicos, sejam históricos, biográficos, estéticos ou segundo o tipo de formação — quartetos de cordas, quintetos de metais, duos de canto e piano, etc.
Relacione, corretamente, os tipos de recorte curatorial com as respectivas ações de difusão, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Difusão com proposta curatorial de cunho didático
2. Difusão com curadoria voltada para o público infantil
3. Difusão com recortes curatoriais diversos
4. Difusão com curadoria calcada na pesquisa estética e experimental
( ) Em 1992 o Sesc (SP) recebeu, como parte das ações do Centro Experimental de Música – CEM –, o educador musical canadense Murray Schaffer, idealizador da proposta inovadora de uma paisagem sonora, para falar de seu livro O Ouvido Pensante, hoje bibliografia obrigatória em qualquer licenciatura em música do País.
( ) Com cerca de 1000 m2 , sua área é ocupada por uma instalação lúdico-pedagógica chamada Orquestra Mágica. Trata-se de um parque lúdico formado por instrumentos musicais gigantes e funcionais, todos afinados em escala pentatônica, possibilitando criações polifônicas em execuções simultâneas, mesmo quando não intencionais.
( ) Pequenas montagens e bate-papos,
apresentações condensadas de A Flauta
Mágica, Carmen, As Bodas de Fígaro,
projetos dedicados a apresentações
isoladas de árias do repertório operístico,
além dos projetos como Pocket Ópera, do
Sesc Ipiranga, o Dicionário de Ópera, do
Sesc Araraquara, Ópera e Outros Cantos,
do Sesc Ribeirão Preto e Conhecendo
Ópera, do Sesc Vila Mariana.
As diferentes correntes estéticas da música contemporânea compartilham traços gerais ao mesmo tempo em que podem ser diferenciadas segundo três acepções: continuidade da modernidade, retorno à tradição e superação do modernismo.
Relacione corretamente as acepções aos respectivos resultados, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Continuidade da Modernidade
2. Retorno à Tradição
3. Superação do Modernismo
4. Traços Gerais
( ) Não são apenas as culturas tradicionais que interessam a esta linhagem, mas também outros aspectos da cultura contemporânea, inclusive a cultura pop e os meios de comunicação de massa. Esses músicos acreditam estar produzindo uma fissura na modernidade ao se abrirem para toda e qualquer espécie de produção cultural, sem hierarquizá-las.
( ) Os músicos que se alinham a esta tendência fazem crítica à concepção unidirecional da História e creem na possibilidade de sobreposição das diversas produções musicais do passado e do presente, o que significa que esses músicos estão dispostos a retomar experiências anteriores, de qualquer época ou lugar, ou evocar essas experiências a partir de novos pontos de vista.
( ) Esses compositores, que se alinham aos valores da pós-vanguarda, podem ser identificados entre aqueles que empregam processos derivados da música atonal e serial, que organizam suas estruturas sonoras com base em referências matemáticas (com o emprego de algoritmos ou com base em estruturas estocásticas, entre outras) e que desenvolveram suas investigações a partir da música espectral.
( ) Essa geração de compositores compartilha
procedimentos comuns, como o
multiculturalismo (justaposição e
sobreposição de processos musicais oriundos
de diferentes fontes) e poli estilismo (citação,
alusão, colagem) em prol de novas
funcionalidades do fazer musical e
multidirecionalidade na produção e na
recepção musicais.
O favorecimento da criação cultural expressa-se por intermédio de ações que se aproximam de um trabalho especializado de verdadeira alfabetização, visto que se situam ao alcance da pessoa comum, do trabalhador e de seus familiares. Um exemplo a ser citado é a experiência do centro de formação de instrumentistas do SESI da Barra do Ceará.
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre essa experiência.
( ) A Orquestra do SESI representou, em um só projeto, uma ação formativa para os instrumentistas, de formação de plateias, com concertos gratuitos, e de desenvolvimento do pensamento pedagógico, com novas experiências de ensino, institucionalizadas ou não.
( ) Como parte de suas ações de pesquisa e produção de conhecimento, o Projeto Espiral, implantado na década de 1970 por Marlos Nobre, dedicou-se, dentre outros assuntos, ao desenvolvimento de um pensamento em torno da interpretação musical.
( ) A iniciativa pioneira começou em 1973 com a criação de uma banda de música. Em 1975, o SESI ofereceu aos seus usuários o aprendizado de instrumentos de cordas, através de um projeto liderado pelos professores Alberto Jaffé e Daisy de Luca.
( ) A proposta do Método Coletivo era tocar
em conjunto desde o primeiro instante, de
modo que ao mesmo tempo em que o
aluno aprendia a técnica, também
desenvolvia habilidades de percepção
rítmica, melódica e harmônica.