Questões de Concurso Público UEG 2022 para Analista de Gestão Governamental - Bibliotecário

Foram encontradas 80 questões

Q3286839 Português
Escravidão e o mito da benevolência



De acordo com a argumentação desenvolvida no texto, o
Alternativas
Q3286840 Português
Escravidão e o mito da benevolência



O trecho “o aparecimento da raça negra fertilizando o solo brasileiro com suas lágrimas, seu sangue, seu suor e seu martírio na escravidão” (linhas 9-10) é construído a partir do seguinte recurso estilístico: 
Alternativas
Q3286841 Português
Escravidão e o mito da benevolência



Considere os trechos a seguir, recortados do texto:


Trecho 1: Certa vez um etnologista disse que "o caminho do progresso é cheio de aventuras, rupturas e escândalos".

Trecho 2: A chamada "descoberta" do Brasil pelos portugueses, em 1500, nos assinala o ponto de partida.


Nos trechos 1 e 2, o emprego das aspas marca, respectivamente, 

Alternativas
Q3286842 Português
Escravidão e o mito da benevolência



No terceiro parágrafo, a organização e a progressão textual são construídas com base na 
Alternativas
Q3286843 Português
Escravidão e o mito da benevolência



Na letra da canção de trabalho, citada no texto (linhas 19-21), a repetição de itens lexicais nos versos enfatiza o sentimento de
Alternativas
Q3286844 Português
Escravidão e o mito da benevolência



O constituinte modalizador “por mais incrível que pareça” (linha 32) é usado, no texto, para caracterizar o fato relatado na oração “esse duro e ignóbil sistema escravocrata desfrutou a fama” (linhas 32-33) como
Alternativas
Q3286845 Português
Difíceis identidades contemporâneas

A oração “Embora nossas condições de vida sejam, decerto, melhores do que as de nossos ancestrais” (linhas 2 e 3) estabelece com a oração que vem na sequência uma relação
Alternativas
Q3286846 Português
Difíceis identidades contemporâneas

No trecho “pois ela é fonte de inquietação, de aflição e mobiliza um esforço constante” (linhas 37 e 38), o pronome “ela” faz uma retomada anafórica do seguinte termo:
Alternativas
Q3286847 Português
Difíceis identidades contemporâneas

É uma ideia defendida no texto “Difíceis identidades contemporâneas”:
Alternativas
Q3286848 Português
Difíceis identidades contemporâneas

Considerando o modo de organização linguística e textual, “Difíceis identidades contemporâneas”, de David Le Breton, é um texto predominantemente
Alternativas
Q3286849 Português
Difíceis identidades contemporâneas

O constituinte sintático intercalado pelos sinais de travessão “– nem que seja por algum tempo –” (linha 18) realiza a seguinte função:
Alternativas
Q3286850 Português
Difíceis identidades contemporâneas

Considere o uso do item “que” no trecho: “Muitas vezes ele mergulha em um clima de tensão, de inquietude, de dúvida, que torna difícil sua vida” (linhas 13-14). Em qual construção o elemento “que” é usado com a mesma função?
Alternativas
Q3286851 Português
No verso 11, o termo “desobjeto”, usado para atender necessidades poéticas e semânticas, é um exemplo de 
Alternativas
Q3286852 Português
O texto busca, de forma poética,
Alternativas
Q3286853 Português
No trecho “o fato é que o pente perdera a sua personalidade” (versos 11-12), o evento verbal enunciado, sob o ponto de vista do narrador, dá-se
Alternativas
Q3286854 Geografia
Leia o texto a seguir.
Defendemos a ideia de que não é historicamente sustentável a teoria de Itami Campos, para quem as oligarquias dominantes de Goiás na Primeira República de tudo fizeram para manter o Estado atrasado como forma de continuidade de seu poder politico. Para nós, foi a época em que, economicamente, Goiás mais se desenvolveu.
CHAUL, Nasr Fayad. Prefácio à terceira edição. In: SILVA, Colemar Natal e. História de Goiás. Goiânia: Instituto Goiano do Livro, 2002. p. 19.

O trecho citado contrapõe as ideias do historiador Nasr Fayad Chaul, autor de Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade, e do sociólogo Itami Campos, autor de Coronelismo em Goiás. A perspectiva da desconstrução da ideia de “decadência” goiana fundamenta-se
Alternativas
Q3286855 Geografia
Leia o documento a seguir.

Estava esta vila com um relaxamento a respeito dos feitiços. Já havia bonecos que falavam e tinham a particularidade de adivinhar. Estimavam muito as mulheres do fado aos pretos que davam fortuna. Com a certeza desta superstição, mandou prender a todos os que usavam desta ridiculariza mandando-lhes fazer castigo público, os mandou meter em calcetas e trabalhar nas obras públicas, e é felicidade de quem governa serem as suas ações a satisfação do povo.
NOTÍCIA geral da Capitania de Goiás, 1783. APUD: PALACÍN, Luis; GARCIA, Ledonias Franco; AMADO, Janaína. História de Goiás em Documentos. I Colônia. Goiânia: Editora da UFG, 1995. p. 199.

O documento citado, registrado no Arquivo da Biblioteca Nacional, Seção de Manuscritos, é um indicativo da 
Alternativas
Q3286856 Geografia
Leia o texto a seguir.
O Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo, infiltradas em rochas porosas, abrange grandes extensões de terra no Brasil. No estado de Goiás este aquífero abrange municípios localizados na região: 
Alternativas
Q3286857 Geografia
Leia o texto a seguir.
Foi um dos principais idealizadores e primeiro presidente da SGP, Sociedade Goiana de Pecuária, sigla que seria alterada depois para SGPA, Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura. Fundada no dia 19 de maio de 1941. [...] Escolhido para presidir a Comissão de Desapropriação de Terras para a Construção de Brasília, conseguiu o fantástico feito, junto a 84 fazendeiros, de venderem cada alqueire de suas terras por 80 centavos da moeda da época, o cruzeiro.
GALLI, Ubirajara. A História da Pecuária em Goiás: do primeiro gado aos dias de hoje. Goiânia: Contato / Editora da UCG, 2005. p. 46.

A partir dos fatos elencados na citação, é possível identificar o personagem referenciado como sendo o 
Alternativas
Q3286858 Geografia
Leia o texto a seguir.
O Índice de Desempenho dos Municípios (IDM) é uma medida sintética de parte do contexto socioeconômico dos municípios goianos em seis áreas de atuação: economia, educação, infraestrutura, saúde, segurança e trabalho. Cada dimensão contribui igualmente para a composição do índice final, ou seja, cada uma tem o mesmo peso no cálculo final. Todavia, o IDM economia tem influência direta em praticamente todas as demais, pois o desempenho econômico do município está relacionado à geração de trabalho, à qualidade da educação, às condições de infraestrutura, à segurança e saúde nos municípios. Observe na tabela a seguir, quais são os cinco municípios mais bem colocados no ranking e os cinco municípios com menor IDM.
Estado de Goiás: Índice de Desempenho dos Municípios (IDM), 2020, segundo os cinco melhores e piores municípios no ranking estadual.

Imagem associada para resolução da questão




Sobre a localização dos municípios e as respectivas atividades econômicas, verifica-se que
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: A
6: A
7: C
8: B
9: D
10: A
11: E
12: C
13: A
14: D
15: C
16: E
17: B
18: D
19: E
20: A