Questões de Concurso Público UERJ 2022 para Comunicador Social - Publicidade
Foram encontradas 7 questões
A função básica do departamento de mídia é analisar e propor receitas, um conjunto de estratégias e táticas, para que a mensagem chegue da maneira mais adequada ao público-alvo, buscando saciar a fome das empresas por resultados comunicativos.
Heck, A. P. Planejamento de mídia. Curitiba: Contentus, 2020.
Em uma campanha, para desenvolver as estratégias abordadas no texto, o profissional de mídia
deve receber do setor de planejamento as seguintes informações:
A criatividade não é apenas um insight que traz uma ideia fantástica como um raio que atinge o chão. Ela está prioritariamente associada a um processo com muitos fatores envolvidos.
SCHIAVON, A. Criativamente: seu guia de criatividade. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Considerando a afirmação de Schiavon, dois fatores que podem ser relacionados ao processo criativo são:
SCHIAVON, A. Criativamente: seu guia de criatividade. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Dentre as quatro etapas apresentadas, aquela que envolve um trabalho consciente e inconsciente para a resolução de uma questão é a denominada:
Algumas pessoas falam de transformação digital, já que houve, e ainda está acontecendo, um conjunto muito grande de redesenhos dos ambientes financeiros/econômicos, educacionais, políticos, sociais, organizacionais ou comunicacionais. São alterações, ainda em curso, mas de grande impacto. Temos diversas práticas de vida (privada e pública) que já não são mais as mesmas.
MURAD, E. Fundamentos de marketing. Brasília: Unyleya Educacional, 2020.
No contexto de transformação em curso, ao investirem em estratégias all line, combinando
plataformas digitais e mídias tradicionais, as instituições alcançam o seguinte objetivo:
O objetivo da técnica na arte é tornar os objetos não familiares, fazer as formas difíceis, aumentar a dificuldade e capacidade de percepção porque o processo de percepção na arte tem um fim em si e deve ser prolongado. Arte é sempre um caminho da experiência artística de um objeto. O objeto não é importante. Em outras palavras, a arte apresenta as coisas numa nova, estranha forma, desfamiliarizando o caminho do conhecido pela manipulação formal.
Chklovski, V. A arte como procedimento. In: TOLEDO, D. de O. (Org.)
Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1976.
A publicidade e a arte têm uma relação orgânica, sendo a arte uma referência para que a publicidade alcance os consumidores da seguinte forma:
A comunicação visual é tão dinâmica quanto a sociedade que a utiliza e deve observar os fatos através de vários pontos de vista, a fim de ter em mãos os instrumentos necessários para encontrar o meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. A escolha de elementos gráficos específicos e sua disposição no “discurso” visual, ou sintaxe visual, depende da aquisição de um vocabulário próprio, analogamente ao processo de aprendizagem da linguagem falada.
Adaptado de PANIZZA, J. F. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. Dissertação de mestrado. São Paulo, USP, 2004
Como destaca Panizza, a comunicação visual depende de uma linguagem visual e de uma sintaxe coerente com seu contexto sociocultural.
Nesse sentido, a formação do publicitário deve possibilitar o desenvolvimento das seguintes
habilidades:
Ainda não há uma definição consistente de retorno de investimento em marketing. Questões como impacto em propaganda e na construção da marca, por exemplo, não são facilmente colocados em valores monetários. Uma empresa pode avaliar os resultados com base em mensurações padrão de desempenho de marketing, como conscientização de marca, vendas ou participação de mercado.
Adaptado de Kotler, P.; ARMSTRONG, G. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.
Sem métricas, não há racionalidade na gestão do negócio, nem em suas dimensões de marketing e comunicação.
A partir do exposto pelos autores, as métricas de comunicação podem ser classificadas como: