Questões de Concurso Público UERJ 2024 para Nutricionista - Nutrição Clínica

Foram encontradas 20 questões

Q2517028 Nutrição
Entre os princípios, responsabilidades, direitos e deveres, o Código de Ética e Conduta do Nutricionista (2018) estabelece, em relação à conduta profissional, que é: 
Alternativas
Q2517029 Nutrição
Com relação à dieta de lactentes com alergia à proteína do leite de vaca, o profissional de nutrição pode recomendar:
Alternativas
Q2517030 Nutrição
Embora a prescrição de dietas não seja a abordagem efetiva de tratamento nutricional de pessoas com transtornos alimentares, é uma etapa necessária na realimentação de indivíduos com anorexia nervosa (AN). Segundo Cuppari (2019), para promover o ganho de peso em pacientes com AN, o consumo energético em kcal/kg de peso atual por dia, deve começar com:
Alternativas
Q2517031 Nutrição
Mulher de 36 anos, na 24ª semana de gestação, sem histórico de hipertensão crônica, apresenta pressão arterial = 150x100mmHg e proteinúria. Devido ao diagnóstico de pré-eclâmpsia, ela será acompanhada ambulatoriamente. Além de uma dieta adequada em vitaminas e minerais, as principais recomendações nutricionais para essa gestante incluem dieta:
Alternativas
Q2517032 Nutrição
Alterações fisiológicas inerentes ao envelhecimento podem interferir no padrão de ingestão de alimentos e aumentar o risco de desnutrição energético proteica (DEP). Entre as estratégias alimentares que podem melhorar o consumo alimentar e o alcance das necessidades nutricionais de pacientes idosos em risco nutricional ou desnutridos, está a inclusão de:  
Alternativas
Q2517033 Nutrição
O índice de massa corpórea (IMC) é calculado por meio da divisão do peso em kg pela altura em metros elevada ao quadrado e representa um método simples e prático para a classificação de sobrepeso e obesidade. De acordo com Cuppari (2019), o estado nutricional de adultos com IMC de 30 a 34,99kg/m2 é classificado como: 
Alternativas
Q2517034 Nutrição
Homem de 35 anos foi levado inconsciente para um hospital. A equipe de nutrição procurou os familiares do paciente para obter informações sobre estatura, peso atual ou habitual, porém estes não souberam informar. Ao realizar o exame físico, o nutricionista constatou que o paciente tinha o pé esquerdo amputado. Para o cálculo das necessidades nutricionais desse paciente é necessário estimar peso corporal ideal por meio do resultado da fórmula do(a): 
Alternativas
Q2517035 Nutrição
A promoção do balanço energético negativo faz parte do conjunto de estratégias adotadas no tratamento da obesidade em adultos. Nesse sentido, a quantidade de kcal/dia que caracteriza um plano alimentar de muito baixas calorias ou muito baixo valor energético é de: 
Alternativas
Q2517036 Nutrição
Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (2016), são indicações formais para cirurgias bariátricas: idade de 18 a 65 anos e documentação de que os pacientes não conseguiram perder peso ou manter a perda de peso, apesar de cuidados médicos apropriados realizados regularmente, há pelo menos dois anos. Nesse sentido, há indicação da cirurgia bariátrica para paciente com uma ou mais comorbidades graves relacionadas com a obesidade que apresente IMC (em kg/m2 ) igual a: 
Alternativas
Q2517037 Nutrição
 Mulher de 47 anos, com sobrepeso e hipertensão arterial sistêmica, sem outras comorbidades associadas, faz acompanhamento clínico regular em uma unidade de saúde. Na consulta de rotina, a paciente nega poliúria, polidipsia e polifagia e não relata queixas. O exame laboratorial de jejum apresenta glicemia = 125mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) = 6,3%. Para a abordagem nutricional, o nutricionista deve analisar os resultados laboratoriais e considerar o diagnóstico de: 
Alternativas
Q2517038 Nutrição
Para pacientes com gastroparesia decorrente do diabetes mellitus, é recomendável a realização de pequenas e frequentes refeições:
Alternativas
Q2517039 Nutrição
A talassemia é uma anemia hereditária que pode se apresentar de forma assintomática ou leve, até apresentar sintomas mais graves que requerem transfusões de sangue de rotina. A dieta de pacientes com talassemia, que não recebem transfusões de sangue, deve enfatizar alimentos: 
Alternativas
Q2517040 Nutrição
A Gota é uma doença reumática, decorrente de um distúrbio do metabolismo da purina. No tratamento do estágio agudo dessa doença, devem ser excluídos da dieta do paciente alimentos com alto conteúdo de purina, como: 
Alternativas
Q2517041 Nutrição
O tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) inclui mudanças de estilo de vida e alimentação saudável. O padrão alimentar caracterizado pela oferta de fontes alimentares contendo ácido graxo monoinsaturado (MUFA) está relacionado com a redução de acúmulo de lipídios hepáticos. Para obter esse benefício por meio da alimentação, o paciente com DHGNA deve ser estimulado a consumir: 
Alternativas
Q2517042 Nutrição
A investigação da causa de diarreia é um fator importante do tratamento, mas existem algumas recomendações nutricionais gerais que podem ser seguidas. Com relação ao tratamento dietético da diarreia, é recomendação nutricional: 
Alternativas
Q2517043 Nutrição
Mulher de 30 anos, internada em hospital para investigação diagnóstica de doença inflamatória intestinal (DII) relata dor abdominal e diarreia sanguinolenta. A avaliação nutricional (AN) da paciente apresenta as seguintes informações: peso atual = 50kg, estatura = 1,60m, IMC = 19,5kg/m2 e história de perda ponderal de 8kg em três meses. Com base na AN, é prescrita dieta de 1.500kcal/dia, 75g de proteína/dia, 19% do VET de lipídios, isenta em lactose e rica em fibras solúveis, com o objetivo de: 
Alternativas
Q2517044 Nutrição
Homem de 45 anos, com doença renal crônica, em terapia renal substitutiva e sendo submetido a sessões de hemodiálise, encontra-se na faixa de eutrofia com peso atual de 80kg. A quantidade diária de proteína (g/dia) mais adequada ao caso é:
Alternativas
Q2517045 Nutrição
Paciente em pós-operatório (PO) do trato gastrointestinal (TGI) apresenta fístula enterocutânea no sétimo dia de PO, estando lúcido, hemodinamicamente instável e com débito da fístula de 400mL/24h. No oitavo dia de PO, o nível de consciência do paciente diminui, há estabilidade hemodinâmica e o débito da fístula é de 600mL/24h. De acordo com as informações apresentadas, a indicação da EMTN para esse paciente é de terapia nutricional:
Alternativas
Q2517046 Nutrição
Para um paciente oncológico adulto, em cuidados paliativos e expectativa de vida maior que 90 dias, as recomendações ajustadas de acordo com as comorbidades e com relação às calorias e proteínas são, respectivamente: 
Alternativas
Q2517047 Nutrição
A equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN) de um hospital foi chamada para avaliação de um paciente transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) e relatou no prontuário: Homem, 51 anos, internado a quatro dias por infecção de COVID-19, estava se alimentando por via oral com 80% de aceitação da dieta oferecida. Ontem apresentou síndrome da angústia respiratória aguda necessitando de ventilação mecânica, sem edema pulmonar e hoje, pela manhã, fez exame de imagem que evidenciou sonda nasoentérica, sendo solicitado início da terapia nutricional enteral. No momento, o paciente encontra-se hemodinamicamente estável, sedado, com sinais vitais dentro da normalidade, peristalse presente, função intestinal normal, diurese presente e sem edema. O nutricionista da EMTN tinha disponível as seguintes fórmulas enterais/dieta: 



Imagem associada para resolução da questão



De acordo com o quadro clínico apresentado e a composição das dietas disponíveis, a dieta mais adequada para esse caso e suas características, respectivamente, são:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: D
6: B
7: B
8: A
9: D
10: A
11: D
12: C
13: C
14: B
15: D
16: B
17: D
18: C
19: C
20: C