Questões de Concurso Público UFBA 2009 para Cargos de Nível Superior

Foram encontradas 100 questões

Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141877 Português
A sujeição do homem ao poder do pensamento racionalista alterou, substancialmente, as suas formas peculiares de vida.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141878 Português
As transformações da sociedade moderna põem em xeque a racionalidade científica.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141879 Português
A complexidade da sociedade humana clássica sofreu transformações a partir do incremento de uma burocracia estatal que se desenvolveu na modernidade.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141880 Português
A alteração dos costumes conservadores promovida pelo mundo moderno dissipou os padrões culturais históricos da sociedade.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141882 Português
O modo convencional de intervenção do Estado na economia de mercado atende a um sistema burocrático que prejudica a racionalização da vida cultural moderna.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141883 Português
O processo de transformação das sociedades conservadoras em sociedades modernas vem ocorrendo em alguns setores, de forma menos racional.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141884 Português
As transformações pelas quais passa a sociedade evidenciam-se por meio de um processo bipolar, que atinge o social e o cultural.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141885 Português
A expressão “Por um lado” (l. 4) conduz à ideia de ambivalência da argumentação contida no texto.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141886 Português
A expressão “com a destruição de representações religiosas e metafísicas” (l. 5-6) constitui uma intercalação na frase que revela um ponto de vista não compartilhado pelo enunciador do texto.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141887 Português
O produtor do texto em estudo revela que nem sempre apreende o sentido de conceitos atribuídos a Habermas.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141888 Português
A diferença entre “racionalização cultural” (l. 4) e “racionalização social” (l. 9), explicitada no texto, é que a primeira se refere à passagem de coisas do domínio religioso para o laico, enquanto a segunda se refere a mudanças socioeconômicas.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141889 Português
Imagem associada para resolução da questão

O termo “segundo o qual” (l. 9-10) equivale semanticamente a “porque”, explicativo.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141890 Português
Imagem associada para resolução da questão

O “que” da linha 12 constitui uma forma pronominal que substitui “sistema econômico” (l. 11)
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141891 Português
Os vocábulos “dinheiro” (l. 12) e “poder” (l. 13), no texto, são reveladores de uma ideologia que caracteriza a sociedade moderna.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141892 Português
Imagem associada para resolução da questão

A oração “que se vale do meio ‘poder’.” (l. 13) é adjetivadora de “o aparelho burocrático do Estado” (l. 12)
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141893 Português
A expressão “À medida que” (l. 14) exprime uma concessão em relação ao comportamento social dentro de uma ética tradicional.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141894 Português
O espaço de tempo expresso pelo fragmento “À medida que essa racionalização cultural e social se estende para a vida cotidiana, ocorre a dissolução da eticidade das formas de vida tradicionais” (l. 14-15) está situado no passado remoto
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141895 Português
Os vocábulos “descreve” (l. 18) e “perdem” (l. 20) exemplificam formas verbais, respectivamente, transitiva direta e transitiva indireta, no contexto.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141896 Português
O processo identificado por “Este” (l. 19) é o de formação de identidades mais abstratas nas sociedades modernas.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior |
Q141897 Português
TEXTO:
                         Recorrendo aos clássicos  da  teoria social, Habermas descreve a passagem
         das sociedades tradicionais para  as sociedades  modernas  como  sendo   a  expressão
         de um processo de crescente racionalização de  diferentes  dimensões  da  vida  social.
          Por um lado, manifesta-se uma dimensão de racionalização  cultural que  se  expressa
5 –     na secularização e no desencantamento do mundo. Isso significa que, com  a destruição
          de representações religiosas e metafísicas, é criada uma cultura profana caracterizada
          pela diferenciação de  diferentes esferas culturais de valor (ciência e técnica, direito e
          moral, arte e crítica  de arte), cada  uma das quais se desenvolvendo por meio de uma
          lógica própria. Por  outro  lado, ocorre   um  processo de racionalização social segundo
10 –    o  qual as estruturas sociais vão se  diferenciando  em  dois  sistemas  funcionalmente
           interligados: o sistema econômico, dirigido pelos mercados de trabalho, de bens e de
           capital e que se  reproduz pelo  meio  “dinheiro”, e o aparelho burocrático do  Estado,
           monopolizador da força, que se vale do meio “poder”.
                         À medida que essa racionalização cultural e social  se  estende para  a  vida
15 –     cotidiana, ocorre a dissolução da eticidade das formas  de  vida tradicionais, o que se
           reflete   na  decomposição das cosmovisões religiosas,  das  ordens estratificadas de
           dominação  e  das instituições definidoras  de  funções,  que  outrora  abarcavam   a
           sociedade   como    um todo. Habermas  descreve esse último processo por  meio  do
           conceito  de  mundo da vida racionalizado. Este caracteriza-se por uma relação crítica
20 –     e reflexiva  com  tradições que perdem sua autoridade natural, pela universalização de
           normas   e   generalização   de    valores, permitindo um leque maior de opções para o
           desenvolvimento da  ação comunicativa; e  por  modelos de socialização marcados por
           uma crescente  individualização  e pela formação  de  identidades do eu cada vez mais
           abstratas.
WERLE, D. L. Indivíduo e sociedade. Mente • Cérebro & Filosofia, São Paulo: Duetto, n. 8, 2008. p. 40-42.



As formas prepositivas “por” (l. 19), “pela” (l. 20) e “por” (l. 22) ligam-se sintaticamente a “caracteriza-se” (l. 19).
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: C
5: E
6: C
7: C
8: C
9: E
10: E
11: C
12: E
13: C
14: C
15: C
16: E
17: E
18: E
19: E
20: C