Questões de Concurso Público UFC 2022 para Residência Multiprofissional - Farmácia

Foram encontradas 50 questões

Q2489824 Saúde Pública
Em 12 de julho de 2018, foi instituída a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), por meio da Resolução Nº 588/2018 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A PNVS apresenta, como responsabilidades partilhadas entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios: assegurar a oferta de ações e de serviços de vigilância em saúde; estabelecer e garantir a articulação entre os setores responsáveis pelas políticas públicas; desenvolver estratégias para identificar e controlar situações que resultem em risco de agravos à saúde, entre outras. Assinale o item que se refere a definição de Linha de Cuidado para efeito dessa política.
Alternativas
Q2489825 Saúde Pública
As doenças crônicas constituem problema de saúde de grande magnitude, correspondendo a 72% das causas de mortes. Nesse sentido, a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) propôs, em 2012, a construção da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas tendo em vista que a atenção integral só é possível se o cuidado for organizado em rede. A partir do quadro epidemiológico, foram priorizados na organização da rede eixos temáticos, e nestes, as linhas de cuidado através do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). Considerando que o MACC estrutura-se em níveis de intervenções de saúde sobre os determinantes e populações a partir da qual se definem ações e práticas da equipe de saúde mais adequadas a cada grupo-estrato. Assinale o item que indica quantos níveis de intervenção em saúde do MACC estão previstos. 
Alternativas
Q2489826 Saúde Pública
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004, representa um marco para a formação e trabalho em saúde no País. Neste sentido, foi instituída por meio da Portaria GM/MS Nº 198/20041 e teve suas diretrizes de implementação publicadas na Portaria GM/MS Nº 1.996/20071. Considerando a necessidade de retomar o financiamento e o processo de planejamento das ações de educação permanente em saúde (EPS) no nível estadual e local, a Gestão Federal, lançou o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO EPS-SUS), via Portaria GM/MS Nº 3.194, de 28 de novembro de 2017, com o objetivo de estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área da saúde, para a transformação das práticas de saúde, em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do sistema único de saúde (SUS), a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho. Para os estados e Distrito Federal (DF), o repasse do incentivo ficou estabelecido de acordo com o número de regiões de saúde. Qual o valor de repasse, considerando que um Estado possui 18 regiões de saúde? 
Alternativas
Q2489827 Saúde Pública
A Política Nacional de Humanização (PNH) se propõe a garantir a efetivação dos princípios do SUS, visando a qualidade da atenção e o intercâmbio entre os atores sociais envolvidos. Tendo em vista que para se efetivar a humanização é fundamental que os sujeitos participantes dos processos em saúde se reconheçam como protagonistas e corresponsáveis de suas práticas, buscando garantir a universalidade do acesso, a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em saúde. Com base nessa concepção, qual dos conceitos abaixo indica a Clínica ampliada e compartilhada? 
Alternativas
Q2489828 Saúde Pública
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) é um conjunto de normativas e diretrizes que visam incorporar e implementar as práticas integrativas e complementares (PICS) no SUS. Sobre as PICS, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2489829 Saúde Pública
Institucionalizada em 2006, e reelaborada em 2017, a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) propõe mudanças no trabalho em saúde com vistas a promover a saúde e a qualidade de vida da população. Como as ações da PNPS podem ser implementadas? 
Alternativas
Q2489830 Saúde Pública
O Plano de Ação de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 descreve o conjunto de atividades a serem executadas e os recursos necessários para a implementação da Visão de Saúde Digital, associados a etapas evolutivas. Quais são as prioridades da Estratégia de Saúde Digital (ESD28)? 
Alternativas
Q2489831 Saúde Pública
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Considerando as ações para segurança do paciente, quais práticas devem ser adotadas pelos profissionais de saúde?
Alternativas
Q2489832 Saúde Pública
O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. Qual alternativa contempla corretamente o esquema e Política vacinal de Covid-19? 
Alternativas
Q2489833 Saúde Pública
A atenção domiciliar possibilita a desinstitucionalização de pacientes que se encontram internados nos serviços hospitalares, além de evitar hospitalizações desnecessárias a partir de serviços de pronto-atendimento e de apoiar as equipes de atenção básica no cuidado àqueles pacientes que necessitam (e se beneficiam) de atenção à saúde prestada no domicílio, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial, acesso, acolhimento e humanização. Dessa forma, segundo a Portaria Nº 2.527, de outubro de 2011, a AD constitui-se como uma “modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às Redes de Atenção à Saúde”. Considerando que há diferentes modalidades de atenção domiciliar, a que modalidade o trecho a seguir se refere? “atende usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção, com necessidade de frequência e intensidade de cuidados maior que a capacidade da rede básica”.
Alternativas
Q2500616 Farmácia
Paciente adulto psiquiátrico faz uso de Diazepam 100mg de 12/12h. Ele está impossibilitado de receber via oral ou parenteral e a unidade de psiquiatria solicitou à farmácia o preparo de um gel de Diazepam para administração via retal. Sabendo que a farmácia dispõe de ampolas de 5mg/mL com 10mL. Quantas ampolas são necessárias para uma semana de tratamento? 
Alternativas
Q2500617 Farmácia
Foi prescrita gentamicina colírio 5mg/mL para criança de 7 anos que apresentou infecção oftálmica grave, com a posologia a seguir: pingar 2 gotas em cada olho 4 vezes ao dia durante 14 dias. Considere que o frasco contém 5mL e cada 1mL contém 28 gotas. Quantos frascos serão necessários para todo o tratamento? 
Alternativas
Q2500618 Farmácia
Paciente em tratamento de tromboembolismo venoso faz uso de varfarina comprimido 5,0mg. Ele refere ao farmacêutico que eventualmente apresenta sangramentos nasais e manchas roxas pelo corpo e que não tem tempo de ficar dosando o fármaco e retornando ao médico com frequência. Qual conduta pode ser tomada pelo farmacêutico para tentar garantir melhor adesão ao tratamento e, consequentemente, a efetividade da terapia antitrombótica com segurança? 
Alternativas
Q2500619 Farmácia
Uma puérpera foi diagnosticada com uma infecção respiratória. Procurou o serviço de saúde e foi prescrita amoxicilina 500mg 1 comprimido 3 vezes ao dia por 8 dias. Ela procurou o farmacêutico buscando informações sobre a utilização de medicamentos e o risco ao bebê. Informou ao profissional que voltou a utilizar o mesmo anticoncepcional que tomava antes de engravidar composto por levonorgestrel 0,15 mg + etinilestradiol 0,03 mg comprimido. Qual a conduta do farmacêutico? 
Alternativas
Q2500620 Farmácia
Ao receber as bolsas de Nutrição Parenteral Total (NPT) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As informações da bolsa correspondiam às da prescrição, no entanto, a enfermeira observou que havia uma bolsa com pequenos glóbulos na parte superior da solução e outra com um pó precipitado branco ao fundo da bolsa. Ela devolveu as bolsas à farmácia e pediu orientação ao farmacêutico quanto ao que foi visualizado. Quais são os fenômenos ocorridos nas bolsas? Quais os cuidados de manipulação de NPT que o farmacêutico deve ter a fim de evitar que apareçam novamente? 
Alternativas
Q2500621 Farmácia
Um técnico de enfermagem iniciou a administração intramuscular de um medicamento que seria via oral e que veio fracionado em dose única da farmácia em uma seringa luer slip. O farmacêutico clínico da pediatria foi chamado para auxiliar na resolução do problema. Qual tipo de erro ocorreu nessa situação? Quais medidas podem ser feitas de forma a prevenir a repetição desse erro?
Alternativas
Q2500622 Farmácia
A manipulação de medicamentos deve seguir o Manual de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, estas definem uma série de medidas para as diferentes etapas do processo através do estabelecimento de normas que devem ser seguidas com o objetivo de assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição. Considerando que não deve haver sobreposição de atribuições e responsabilidades na aplicação das Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, marque o item que contém atribuições do farmacêutico.
Alternativas
Q2500623 Farmácia
Paciente de 30 anos diagnosticada precocemente com câncer de mama inicia, além da quimioterapia injetável, tratamento com tamoxifeno 20mg/dia por via oral. Na consulta com o farmacêutico ela relata que a mãe teve câncer de mama aos 60 anos e, além de quimioterapia, também fez uso de tamoxifeno 20mg/dia por via oral por 2 anos e seguiu por mais 3 anos com uso de anastrozol 1mg/dia por via oral. Ela questionou a diferença de tratamentos. Qual a diferença na indicação de uso de tamoxifeno e anastrozol quanto avaliação de expressão de receptores do tumor? 
Alternativas
Q2500624 Farmácia
O farmacêutico responsável pela oncologia recebeu duas prescrições sendo uma de Iodoterapia, via oral, (Iodo131) para paciente com câncer de tireoide e outra de Fluoruracila 200 mg/m² IV. Qual o local adequado de segregação de cada resíduo utilizado nessas preparações, segundo as normas que estabelecem o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde? Qual o tratamento específico antes do descarte final? 
Alternativas
Q2500625 Farmácia
Homem de 35 anos inicia tratamento para câncer de pulmão Etoposídeo: 100 mg/m² intravenoso do primeiro ao terceiro dia e Cisplatina: 80 mg/m² intravenoso no primeiro dia. Repetir o ciclo a cada 21 dias. Para o cálculo de área corporal: 65kg e 1,65m de altura e a figura abaixo. 


Nomograma para a determinação da área de superfície corporal a partir da altura e do peso





Imagem associada para resolução da questão




Qual a dose de Etoposídeo e Cisplatina, respectivamente, utilizada por ciclo? 

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: A
6: B
7: C
8: A
9: C
10: B
11: C
12: B
13: A
14: C
15: D
16: C
17: D
18: A
19: D
20: A