Questões de Concurso Público UFC 2022 para Residência Multiprofissional - Fisioterapia

Foram encontradas 40 questões

Q2500446 Fisioterapia
Os métodos de avaliação neurológica neonatal avaliam basicamente os mesmos aspectos: como o tônus do tronco e membros, os reflexos e a movimentação ativa, que são preditivos de alterações neuromotoras e alguns abordam itens comportamentais. Com base na Hammersmith infant neurological assessment – HINE, assinale a alternativa verdadeira.
Alternativas
Q2500447 Fisioterapia
O teste de caminhada de 6 minutos (TC6M) é um teste que avalia a capacidade funcional cardiorrespiratória. É considerado um teste simples, submáximo, que reflete a capacidade dos indivíduos para executar as atividades da vida diária. Sobre esse método de avaliação cardiorrespiratória, TC6M, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2500448 Fisioterapia
As crianças prematuras, no que concerne ao desenvolvimento visual, estão mais propensas a desenvolver alterações oftalmológicas como a retinopatia da prematuridade, o estrabismo e os erros de refração resultantes das lesões neurológicas, da toxidade pela luz e da privação sensorial e com relação ao desenvolvimento motor, os prematuros, normalmente apresentam a alterações do tono muscular, reflexos primitivos ausentes ou diminuídos e movimentos espontâneos reduzidos, podendo apresentar atrasos na aquisição de controle da motricidade axial, apendicular e visuomotora. Assinale a alternativa correta tendo como referência o comportamento visual e desenvolvimento motor de recém-nascidos prematuros no primeiro mês de vida.
Alternativas
Q2500449 Fisioterapia
O Medical Research Council - MRC avalia o grau de força muscular periférica de membros inferiores e superiores, podendo obter através de ponto de corte, a soma das pontuações dos 12 movimentos, o diagnóstico de fraqueza adquirida em ambiente hospitalar. Sobre o uso do Medical Research Council - MRC é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2500450 Fisioterapia
 A fraqueza muscular adquirida nas unidades de internação hospitalar é uma condição detectada clinicamente que se caracteriza por fraqueza difusa e simétrica, que envolve tanto a musculatura respiratória quanto a periférica. A força muscular pode ser avaliada, segundo os critérios do Medical Research Council (MRC), testando 12 grupos musculares, onde quando se obtém um escore máximo de 60 pontos, há o indicativo de que não existe alteração da força muscular. Considerando um paciente em internação hospitalar, onde o fisioterapeuta o posicionou em sedestação à beira do leito com o seguinte achado: alteração de equilíbrio de tronco e ausência de movimentos ativos contra a gravidade. Podemos considerar que a graduação segundo a escala MRC para esse paciente é: 
Alternativas
Q2500451 Fisioterapia
Atualmente, a Paralisia cerebral (PC) tem sido classificada de acordo com a função - através do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa e do MACS - Manual Ability Classification System e MINI-MACS. A classificação da habilidade manual - MACS classifica a função motora fina das crianças com PC. Com base na afirmativa, assinale o item correto.
Alternativas
Q2500452 Fisioterapia
O diagnóstico fisioterapêutico na UTI engloba os registros dos distúrbios do movimento e de seus fatores causais, relacionados aos diversos sistemas orgânicos (mental, cardiovascular, respiratório e neuromioarticular). Sobre este assunto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2500453 Fisioterapia
Na Asfixia perinatal, a avaliação e intervenção rápida, precisa e adequada de um insulto agudo são passos fundamentais para bons resultados em um agravo com elevada morbimortalidade no período neonatal, assim como a Síndrome clínica que consiste em alterações neurológicas em recém-nascidos secundário a evento hipóxico-isquêmico ocorrido no período perinatal. Sobre as prováveis repercussões da asfixia perinatal, assinale o item correto.
Alternativas
Q2500454 Fisioterapia
Os profissionais Fisioterapeutas pautados na avaliação cinesiológica funcional estabelecerão o plano terapêutico para preservar o estado funcional e/ou iniciar o processo de reabilitação na presença de estabilidade cardiorrespiratória e metabólica de indivíduos acamados, em âmbito domiciliar e hospitalar, com o intuito de prevenir e/ou minimizar as perdas de amplitude de movimento articular; de força e massa muscular periférica; de mobilidade para realização de transferências no leito e para fora dele; de condicionamento cardiorrespiratório; e, da independência funcional para os domínios que envolvem o movimento corporal. Marque a assertiva correta sobre as principais intervenções para um protocolo sistemático de mobilização e/ou exercícios terapêuticos precoces.
Alternativas
Q2500455 Fisioterapia
Os efeitos favoráveis da reabilitação cardiovascular (RCV) com ênfase nos exercícios físicos têm sido consistentemente documentados, inclusive em meta-análises de estudos clínicos randomizados, que demonstram significativas reduções da morbimortalidade cardiovascular e global, bem como da taxa de hospitalização, com expressivo ganho de qualidade de vida, justificando a sua consensual e enfática recomendação pelas principais sociedades médicas mundiais. Sobre as fases de Reabilitação cardiovascular (RCV) é correto afirmar: 
Alternativas
Q2500456 Fisioterapia
Os pacientes internados nas unidades de terapia intensiva podem evoluir com polineuropatia do doente crítico, bem como, alterações eletrofisiológicas que afetam o desempenho muscular. Neste contexto, a estimulação elétrica neuromuscular (NMES) transcutânea tem ganhado destaque nos últimos anos como terapêutica para minimizar estas consequências indesejadas. Sobre as diversas aplicações terapêuticas da NMES, considere as afirmativas a seguir: 

I. Acelera a recuperação pós-exercício II. Promove ou facilita atividades funcionais III. Dificulta o processo de cicatrização de feridas IV. Gera ganho de força muscular

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2500457 Fisioterapia
Para melhorar a mobilidade em crianças e jovens com Paralisia Cerebral (PC) (classificados nos níveis I–V do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa [GMFCS], todos os subtipos motores), recomendamos o treinamento de mobilidade, usando uma abordagem direcionada a objetivos, com foco na prática da tarefa completa, dentro de contextos da vida real, em comparação a nenhuma intervenção. Quando objetivamos melhorar a velocidade e a distância da marcha de crianças e jovens classificados nos níveis I a III do GMFCS, podemos sugerir conforme as recomendações de intervenções para promoção da função física de crianças e jovens com paralisia cerebral (2022) a prática da marcha em: 
Alternativas
Q2500458 Fisioterapia
A imobilidade no leito traz prejuízos a diversos órgãos, principalmente para a musculatura esquelética. Uma maneira efetiva para minimizar ou evitar danos causados pelo imobilismo no leito é o protocolo sistemático de Mobilização Precoce. Todavia, critérios devem ser respeitados para segurança do paciente crítico submetido a esta terapêutica. Considerando os critérios de interrupção ou a contraindicação da mobilização precoce, assinale alternativa correta.
Alternativas
Q2500459 Fisioterapia
A utilização de técnicas visando expansão ou reexpansão pulmonar é rotina nos atendimentos do fisioterapeuta. Várias condições patológicas podem gerar alterações na ventilação e na perfusão pulmonar, repercutindo sobre as trocas gasosas. Sobre as técnicas manuais de fisioterapia respiratória, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2500460 Fisioterapia
A interpretação de exames laboratoriais é uma rotina constante do fisioterapeuta intensivista no acompanhamento do paciente criticamente enfermo. A avaliação precisa e segura desses exames favorece um diagnóstico e uma decisão terapêutica mais fidedignos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2500461 Fisioterapia
Desde sua introdução na década de 80, a Tomografia Computadorizada tornou-se o padrão ouro para o diagnóstico e a avaliação da extensão das alterações estruturais nas vias aéreas. O exame permite reconhecer alterações em vias aéreas de maior calibre, como dilatação da luz e espessamento de suas paredes. Sobre as características elucidadas no exame de TC abaixo, marque a assertiva correta. A presença de atenuação em mosaico, mais facilmente identificável nos cortes em expiração, é o chamado “sinal indireto”, que decorre de aprisionamento aéreo nos lóbulos devido à suboclusão da luz bronquiolar, decorrente de inflamação/fibrose na parede bronquiolar. Sinais de colapso de regiões pulmonares por infecções recorrentes também podem, eventualmente, ser visualizados. Algumas das alterações acima descritas podem ser observadas em:  
Alternativas
Q2500462 Fisioterapia
O monitoramento da oxigenação é um dos papéis fundamentais dos fisioterapeutas que atuam principalmente na área hospitalar e respiratória. A manutenção da oxigenação sanguínea é uma das principais metas, durante o tratamento intensivo. A presença de hipoxemia grave pode levar a lesões graves e irreversíveis. A gasometria arterial e a oximetria de pulso são métodos utilizados na prática clínica para a avaliação da oxigenação. Assinale a alternativa correta sobre o monitoramento da oxigenação.  
Alternativas
Q2500463 Fisioterapia
A acidose metabólica altera o funcionamento de todo o organismo, manifestando-se de várias maneiras conforme a doença desencadeante, sendo normalmente doenças renais. Sinais de hiperventilação, efeitos hemodinâmicos e gastrintestinais são as principais alterações observadas no exame físico. Na tentativa fisiológica de compensação da acidose metabólica, o organismo tende a apresentar: 
Alternativas
Q2500464 Fisioterapia
Paciente, 45 anos, sexo feminino, diagnóstico clínico de leucemia, apresenta fadiga e sintomas psicossociais como angústia, ansiedade, humor depressível e alterações no sono. O protocolo de exercício foi direcionado conforme o estágio hematológico. Antes de ser realizado o atendimento, o hemograma foi consultado e verificados os valores/níveis de hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht) e plaquetas. A seguir, os resultados dos exames de: plaquetas: 31 a 50 mil/mm3 : Hb acima de 10 G/DL e Ht 35%. O protocolo de exercícios indicados para a paciente são:
Alternativas
Q2500465 Fisioterapia
O transplante cardíaco (TxC) é o tratamento de escolha para pacientes com Insuficiência Cardíaca refratária, que permanecem com sintomas graves mesmo em uso de todas as possibilidades farmacológicas disponíveis e na realização de procedimentos cirúrgicos indicados. Os fisioterapeutas atuam diretamente na prescrição e na supervisão dos exercícios físicos, dentro das metas e dos limites definidos na orientação médica, após a avaliação pré-participação e subsequentes reavaliações de pacientes submetidos a Transplante Cardíaco. Sobre a atuação da fisioterapia no transplante cardíaco, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: B
6: D
7: A
8: C
9: A
10: C
11: D
12: B
13: C
14: B
15: A
16: B
17: A
18: A
19: C
20: A