Questões de Concurso Público UFC 2022 para Residência Multiprofissional - Fonoaudiologia

Foram encontradas 50 questões

Q2489824 Saúde Pública
Em 12 de julho de 2018, foi instituída a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), por meio da Resolução Nº 588/2018 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A PNVS apresenta, como responsabilidades partilhadas entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios: assegurar a oferta de ações e de serviços de vigilância em saúde; estabelecer e garantir a articulação entre os setores responsáveis pelas políticas públicas; desenvolver estratégias para identificar e controlar situações que resultem em risco de agravos à saúde, entre outras. Assinale o item que se refere a definição de Linha de Cuidado para efeito dessa política.
Alternativas
Q2489825 Saúde Pública
As doenças crônicas constituem problema de saúde de grande magnitude, correspondendo a 72% das causas de mortes. Nesse sentido, a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) propôs, em 2012, a construção da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas tendo em vista que a atenção integral só é possível se o cuidado for organizado em rede. A partir do quadro epidemiológico, foram priorizados na organização da rede eixos temáticos, e nestes, as linhas de cuidado através do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). Considerando que o MACC estrutura-se em níveis de intervenções de saúde sobre os determinantes e populações a partir da qual se definem ações e práticas da equipe de saúde mais adequadas a cada grupo-estrato. Assinale o item que indica quantos níveis de intervenção em saúde do MACC estão previstos. 
Alternativas
Q2489826 Saúde Pública
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004, representa um marco para a formação e trabalho em saúde no País. Neste sentido, foi instituída por meio da Portaria GM/MS Nº 198/20041 e teve suas diretrizes de implementação publicadas na Portaria GM/MS Nº 1.996/20071. Considerando a necessidade de retomar o financiamento e o processo de planejamento das ações de educação permanente em saúde (EPS) no nível estadual e local, a Gestão Federal, lançou o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO EPS-SUS), via Portaria GM/MS Nº 3.194, de 28 de novembro de 2017, com o objetivo de estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área da saúde, para a transformação das práticas de saúde, em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do sistema único de saúde (SUS), a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho. Para os estados e Distrito Federal (DF), o repasse do incentivo ficou estabelecido de acordo com o número de regiões de saúde. Qual o valor de repasse, considerando que um Estado possui 18 regiões de saúde? 
Alternativas
Q2489827 Saúde Pública
A Política Nacional de Humanização (PNH) se propõe a garantir a efetivação dos princípios do SUS, visando a qualidade da atenção e o intercâmbio entre os atores sociais envolvidos. Tendo em vista que para se efetivar a humanização é fundamental que os sujeitos participantes dos processos em saúde se reconheçam como protagonistas e corresponsáveis de suas práticas, buscando garantir a universalidade do acesso, a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em saúde. Com base nessa concepção, qual dos conceitos abaixo indica a Clínica ampliada e compartilhada? 
Alternativas
Q2489828 Saúde Pública
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) é um conjunto de normativas e diretrizes que visam incorporar e implementar as práticas integrativas e complementares (PICS) no SUS. Sobre as PICS, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2489829 Saúde Pública
Institucionalizada em 2006, e reelaborada em 2017, a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) propõe mudanças no trabalho em saúde com vistas a promover a saúde e a qualidade de vida da população. Como as ações da PNPS podem ser implementadas? 
Alternativas
Q2489830 Saúde Pública
O Plano de Ação de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 descreve o conjunto de atividades a serem executadas e os recursos necessários para a implementação da Visão de Saúde Digital, associados a etapas evolutivas. Quais são as prioridades da Estratégia de Saúde Digital (ESD28)? 
Alternativas
Q2489831 Saúde Pública
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Considerando as ações para segurança do paciente, quais práticas devem ser adotadas pelos profissionais de saúde?
Alternativas
Q2489832 Saúde Pública
O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. Qual alternativa contempla corretamente o esquema e Política vacinal de Covid-19? 
Alternativas
Q2489833 Saúde Pública
A atenção domiciliar possibilita a desinstitucionalização de pacientes que se encontram internados nos serviços hospitalares, além de evitar hospitalizações desnecessárias a partir de serviços de pronto-atendimento e de apoiar as equipes de atenção básica no cuidado àqueles pacientes que necessitam (e se beneficiam) de atenção à saúde prestada no domicílio, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial, acesso, acolhimento e humanização. Dessa forma, segundo a Portaria Nº 2.527, de outubro de 2011, a AD constitui-se como uma “modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às Redes de Atenção à Saúde”. Considerando que há diferentes modalidades de atenção domiciliar, a que modalidade o trecho a seguir se refere? “atende usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção, com necessidade de frequência e intensidade de cuidados maior que a capacidade da rede básica”.
Alternativas
Q2499211 Fonoaudiologia
Paciente apresenta dor de garganta, sobretudo no início do ato de deglutição, e refere disfonia progressiva. Ao exame laringoscópico é evidenciado edema, eritema difuso (principalmente na porção vibratória das pregas vocais), dilatação dos vasos submucosos das pregas vocais, especialmente junto às bordas livres e, ainda, formação de muco espesso. Médico explica ao paciente que pode ser resultado de abuso vocal, infecção viral ou bacteriana, inalação de irritantes, como no tabagismo etc. Qual provável diagnóstico laringológico?  
Alternativas
Q2499212 Fonoaudiologia
Paciente, 65 anos, fumante há mais de 40 anos, apresenta voz rouca e grave. Após exame laringoscópico, o médico diagnosticou que a paciente apresentava edema de Reinke. Quais os principais possíveis achados no exame laringoscópico dessa paciente?
Alternativas
Q2499213 Fonoaudiologia
O ato de deglutir é um processo fisiológico complexo que envolve músculos, dentes e ossos e suas respectivas funções anatômicas como respirar e mastigar em um ato automatizado. Os sistemas respiratório e digestório têm a mesma origem embrionária e dividem o mesmo caminho na faringe para passagem de ar e do alimento, com mecanismos fisiológicos distintos e bem elaborados para cada sistema. Sobre a passagem do bolo alimentar, quais as estruturas relacionadas em cada fase? 
Alternativas
Q2499214 Fonoaudiologia
As tabelas de desenvolvimento da linguagem indicam que há necessidade da presença concomitante de certas habilidades sem as quais não haveria a possibilidade nem terreno fértil para essa linguagem emergir. São, portanto, indispensáveis para o bom desenvolvimento da linguagem. Umas dessas habilidades é a Integridade do Sistema Nervoso central. Qual a opção que apresenta algumas funções dessa habilidade? 
Alternativas
Q2499215 Fonoaudiologia
O diagnóstico fonoaudiológico para as alterações miofuncionais é definido como qualquer alteração que envolva a musculatura oral, facial e/ou cervical que interfira no crescimento, desenvolvimento, ou funcionamento das estruturas e funções orofaciais. O processo diagnóstico, assim como a intervenção, através de orientações ou de tratamento miofuncional, propriamente dito, deve iniciar o mais precoce possível, com o intuito de minimizar/sanar as consequências na região orofacial. Quais ações de prevenção o fonoaudiólogo pode realizar? 
Alternativas
Q2499216 Fonoaudiologia
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Atualmente, o grande desafio é identificar precocemente os sinais de TEA, se possível dentro do primeiro ou segundo anos de vida, a fim de iniciar a intervenção o mais breve possível e com isso assegurar um melhor prognóstico. Quais são os sinais sugestivos de TEA no primeiro ano de vida? 
Alternativas
Q2499217 Fonoaudiologia
As dificuldades encontradas pelos fonoaudiólogos no estabelecimento de uma conduta orientada para a diferenciação entre as dificuldades de ordem fonética daquelas de motivação fonológica (ao se avaliar crianças com queixa de trocas de sons na fala), mostra a importância de um criterioso e detalhado processo diagnóstico para o sucesso do planejamento terapêutico. Quais as principais diferenças entre alterações fonéticas e fonológicas, ao se referir à produção dos sons da fala e à organização fonológica destes no sistema linguístico?. 
Alternativas
Q2499218 Fonoaudiologia
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) destina-se a compensar e facilitar, permanentemente ou não, prejuízos e incapacidades dos sujeitos com graves distúrbios da compreensão e da comunicação expressiva (gestual, falada e/ou escrita). É uma área da prática clínica, educacional e de pesquisa e, acima de tudo, um conjunto de procedimentos e processos que visam maximizar a comunicação, complementando ou substituindo a fala e/ou a escrita. Quais as indicações, permanentes ou não, para utilização da CAA, para as crianças com oralidade restrita ou ausente? 
Alternativas
Q2499219 Fonoaudiologia
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no movimento da criança que envolve alterações complexas nas quais participam todos os aparelhos e sistemas do organismo. Existem, inicialmente, alguns reflexos primitivos que são respostas automáticas e estereotipadas a um determinado estímulo externo. Estão presentes desde o nascimento, mas devem ser inibidos ao longo dos primeiros meses, quando surgem os reflexos posturais. A sua presença demonstra integridade no sistema nervoso central, porém sua persistência em idades inadequadas pode demonstrar disfunção neurológica. Como exemplo de reflexo primitivo e sua descrição, podemos citar: 
Alternativas
Q2499220 Fonoaudiologia
O uso da estimulação elétrica para induzir a contração do músculo esquelético é amplamente empregado em programas de reabilitação em todo o mundo. Seja para aumentar a força muscular, prevenir atrofias ou facilitar atividades funcionais, a ativação muscular eletricamente induzida representa grande parte do que é mais comumente conhecido como eletroterapia. Quais os principais objetivos da estimulação elétrica para contração muscular? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: A
6: B
7: C
8: A
9: C
10: B
11: B
12: A
13: C
14: B
15: D
16: D
17: D
18: C
19: B
20: C