Questões de Concurso Público UFCG 2016 para Engenheiro - Segurança do Trabalho

Foram encontradas 19 questões

Q1005459 Segurança e Saúde no Trabalho
Os funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços à UFCG reconheceu a presença de riscos à saúde do trabalhador em seu local de trabalho. Sendo assim é:
Alternativas
Q1005460 Segurança e Saúde no Trabalho

Uma organização social X, regida pela CLT, foi contratada pela UFCG a fim de prestar os serviços técnicos laboratoriais da oficina mecânica de apoio a pesquisa da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM). Em uma inspeção rotineira de trabalho verifica-se que um torneiro mecânico se recusa a utilizar o equipamento de proteção individual (EPI) disponibilizado pela organização social X. Ao questionar o técnico de segurança do trabalho da empresa, o mesmo afirmou que:


I- Orientou o funcionário a utilizar corretamente o EPI e colheu assinatura do funcionário, comprovando a realização do treinamento e orientação, logo o funcionário pode trabalhar por sua conta e risco e a empresa estará isenta de cumprir as disposições legais;

II- Tem outras atividades e que não iria se preocupar em alertar o mecânico mais vezes após o treinamento, e que ele poderia trabalhar assumindo o próprio risco, uma vez que o treinamento já havia sido realizado e como já havia comprovação dos alertas orais dados ao funcionário, a empresa estaria isenta de cumprir as disposições legais;

III- Realizou o devido treinamento sobre a utilização de EPI, alertou outras vezes o funcionário e que agora iria punir disciplinarmente o funcionário pela recusa injustificada da utilização do EPI, e isto seria o suficiente para isentar a empresa de cumprir as disposições legais;

IV- Realizou o devido treinamento sobre a utilização de EPI, alertou outras vezes o funcionário e que agora iria punir disciplinarmente o funcionário pela recusa injustificada da utilização do EPI, mas está ciente que isto não seria o suficiente para isentar a empresa de cumprir as disposições legais, uma vez que cabe a empresa fazer com que seus empregados cumpram a legislação.


Portanto, é correto o que foi afirmado em:

Alternativas
Q1005461 Segurança e Saúde no Trabalho
Considere que uma instituição de ensino superior gerida parcialmente por organização social possua 5 campi no mesmo estado e, isoladamente, cada um esteja fora do quadro de dimensionamento do SESMT. Nessa situação, a referida instituição poderá:
Alternativas
Q1005462 Segurança e Saúde no Trabalho
Se a empreiteira X for contratada para prestar serviços a instituição de ensino superior Y, que não tem obrigatoriedade de ter SESMT constituído, e se esses serviços forem prestados no estabelecimento de Y, então a empreiteira X:
Alternativas
Q1005463 Segurança e Saúde no Trabalho
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Imagine que a UFCG contrate 4 empresas prestadoras de serviço para os setores de limpeza, segurança, auxílio laboratorial e gestão de documentos (arquivo ativo e passivo). Por determinação da administração superior da UFCG foi constituida uma comissão interna de prevenção de acidentes, mesmo que não haja obrigatoriedade de tal comissão. Como a empresa contratante possui CIPA, então:
Alternativas
Q1005464 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma universidade pública federal tem, atualmente, 2000 professores, 4500 técnicos efetivos, 2000 funcionários contratados por empresas terceirizadas e 25000 alunos em seu campus I. A administração superior da universidade decidiu criar, nesse campus, uma comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) nos mesmos moldes da NR 05. Para o dimensionamento da CIPA do campus I, devem ser considerados:
Alternativas
Q1005465 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma universidade pública federal tem, atualmente, 2000 professores, 4500 técnicos efetivos, 2000 funcionários contratados por empresas terceirizadas e 25000 alunos em seu campus I. A administração superior da universidade decidiu criar, nesse campus, uma comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA). Entre os candidatos indicados para a CIPA, deve haver representantes do sindicato dos professores e do sindicato dos técnicos. Logo, a alternativa verdadeira é:
Alternativas
Q1005466 Segurança e Saúde no Trabalho

Dadas as assertivas abaixo referentes a equipamentos de proteção individual, é correto o que se afirma em:


I- Como a UFCG não têm obrigatoriedade de constituir SESMT, cabe ao MPOG, representante do empregador, selecionar o equipamento de proteção individual (EPI) adequado aos empregados, conforme as condições impostas pela norma pertinente.

II- O EPI de fabricação importado poderá ser posto à venda sem a necessidade do certificado de aprovação (CA) expedido pelo órgão nacional competente, desde que o equipamento tenha certificação internacional emitido por laboratório credenciado.

III- Todo equipamento de proteção individual deverá ocultar o nome comercial do fabricante para evitar prejuízos as empresas concorrentes, quando da aquisição em pregão eletrônico ou processo licitatório.

IV- Um professor recém-chegado de sua pós-graduação no exterior, exige que os EPIs fornecidos pela instituição sejam do melhor fornecedor do mercado, um determinado fornecedor norte-americano. Nessa situação, a instituição ficará obrigada a adquirir o referido EPI deste fornecedor específico.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1005467 Segurança e Saúde no Trabalho
No laboratório de soldagem (LabSol) da unidade acadêmica de engenharia mecânica (UAEM) há várias cabines para solda utilizadas individualmente por estudantes, funcionários terceirizados e técnicos efetivos da instituição. Cada cabine possui um pequeno exaustor para retirada localizada de vapores e fumos de soldagem. Já que as pessoas que utilizam este setor também estão expostas a riscos de origem térmica. É possível afirmar que:
Alternativas
Q1005468 Segurança e Saúde no Trabalho
Uma técnica terceirizada do laboratório de química da UFCG alegou que o creme protetor de segurança não é considerado EPI contra agentes químicos na proteção dos membros superiores. Quanto a sua afirmativa o comentário correto é:
Alternativas
Q1005469 Segurança e Saúde no Trabalho

O engenheiro de segurança do trabalho emprega avaliações quantitativas para dimensionar a exposição do trabalhador ao risco e para comprovar o controle dessas situações. Após o levantamento de riscos ambientais nos laboratórios da instituição, pode-se afirmar que:


I- Considera-se limite de tolerância o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas, de formar a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes façam mal à saúde. Nessa situação, os procedimentos devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico;

II- Para agentes químicos, considera-se nível de ação a metade do limite de exposição ocupacional, assim considerando aquele que venha a ser estabelecido em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigoroso do que o critério técnico-legal estabelecido;

III- Na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, a empresa deve garantir que esses trabalhadores possam interromper de imediato suas atividades.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1005470 Segurança e Saúde no Trabalho

O eletricista de um centro de pesquisa, ao realizar verificação de rotina, sozinho, em um quadro elétrico de baixa tensão da instalação onde trabalha, sofreu um choque elétrico. Considere que o choque elétrico sofrido pelo eletricista tenha ocorrido em razão de ele ter recebido da empresa um diagrama unifilar desatualizado. Dadas as assertivas abaixo:


I- A empresa feriu a NR 10, que obriga as empresas a manterem atualizados os esquemas unifilares das instalações elétricas de seus estabelecimentos.

II- A empresa não feriu a NR 10, pois não há a obrigatoriedade de as empresas manterem atualizados os esquemas unifilares das instalações elétricas de seus estabelecimentos, desde que sua carga instalada seja inferior a 75 kW.

III- Independentemente da carga instalada da empresa, deveria existir e ser mantido o prontuário das instalações elétricas do estabelecimento.

IV- O eletricista não pode responsabilizar a empresa, pois tanto em alta tensão como em baixa tensão é inadmissível a realização, por uma única pessoa qualificada, de serviços em instalações elétricas energizadas.

V- O sinistro poderia ter sido evitado caso tivesse sido providenciada a desenergização elétrica. Na sua impossibilidade, deve-se empregar tensão de segurança ou outras medidas de proteção coletiva.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1005471 Segurança e Saúde no Trabalho
No laboratório de geração e cogeração de energia da UFCG, será instalado um motor do ciclo Diesel de combustão interna, estacionário, em uma sala de 25 m² e com pé direito de 3 m com apenas uma janela basculante em uma das quatro paredes. Nessa situação:
Alternativas
Q1005472 Segurança e Saúde no Trabalho

As reuniões do conselho superior da UFCG costumeiramente demoram de 4 a 6 horas ininterruptas. Estas reuniões devem ficar devidamente registradas em documentos públicos conhecidos como atas. As atas das reuniões são lavradas pela técnica administrativa da Secretaria dos Órgão Superiores. Referente ao posto de trabalho desta técnica administrativa responsável por lavrar as atas do conselho superior, com base na NR 17 pode-se afirmar que:


I- Quanto ao assento utilizado, este deve ter borda frontal reta e altura ajustável;

II- Independentemente das dimensões corporais da técnica administrativa, deve- se utilizar o suporte para os pés;

III- Quando for exigido a leitura de documentos para digitação ou mecanografia, deve-se utilizar documento de fácil legibilidade, e o papel utilizado deve ser brilhante, uma vez que este papel não causa ofuscamento;

IV- O número máximo de toques reais exigidos na digitação não pode ser superior a 5000 toques por hora trabalhada;

V- A velocidade do ar no interior do ambiente pode ser de 0,5 m/s a 0,75 m/s. Recomenda-se ainda como uma das condições de conforto que o índice de temperatura efetiva seja mantido entre 20° e 23°C e umidade relativa do ar em exatos 60%B.


Das afirmativas acima conclui-se que:

Alternativas
Q1005473 Segurança e Saúde no Trabalho

As instituições públicas federais de ensino superior e de ensino técnico e tecnológico vêm sofrendo forte processo de interiorização. A UFCG também tem passado por tal processo, com seus campi em Cuité, Sumé, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras. Imagine que em um destes campi há a construção de um novo bloco com 6 pavimentos, sendo feito por uma empresa que necessitou alojar seus 25 empregados junto ao canteiro de obras. Afirma-se que:


I- Na área de vivência do canteiro de obras, deve haver obrigatoriamente ambulatório para realização do atendimento dos trabalhadores, uma vez que os trabalhadores estão alojados em uma cidade do interior;

II- Neste caso a área de vivência deve dispor, obrigatoriamente, de alojamento, lavanderia e área de lazer;

III- Como o número de trabalhadores é muito pequeno, apenas 25, é dispensada a obrigatoriedade de existir cozinha na área de vivência, podendo as refeições ser aquecidas no alojamento;

IV- As paredes das instalações sanitárias dos banheiros podem ser confeccionadas em madeira, desde que este material seja lavável e resistente.


Assim, é correto o que se afirmar em:

Alternativas
Q1005474 Segurança e Saúde no Trabalho

Ainda com relação a edificação da questão anterior (questão 46), afirma-se que:


I- É obrigatório o uso de elevador de cremalheira nesta edificação, em função do número de pavimentos;

II- Pode-se elevar cargas e pessoas nos elevadores de cremalheira, desde que fisicamente isolados;

III- Pode-se elevar cargas e pessoas nos elevadores à cabo, desde que fisicamente isolados;

IV- Após inspeção de comissão responsável pela qualidade e adequação da obra ao processo licitatório constatou-se algumas não conformidades, sendo necessário a demolição de algumas paredes no 5º pavimento, portanto faz-se necessário a instalação de plataformas de retenção de entulhos, a fim de proteger transeuntes e trabalhadores;

V- Caso esta edificação seja em estrutura metálica, quando da realização de uniões permanentes ou desmontáveis, como rebitagem, soldagem ou parafusamentogem, é necessário que exista piso provisório, a fim evitar que caiam máquinas e equipamentos de soldagem, parafusos, chaves e rebites, protegendo os transeuntes e trabalhadores da obra.


As afirmativas corretas são:

Alternativas
Q1005475 Segurança e Saúde no Trabalho
O servidor que desempenha as atividades de soldador no laboratório de soldagem (LabSol) da UFCG, com regime de trabalho de 40 horas por semana, tem contato esporádico e inferior a 20 horas semanais com os fumos de soldagem e calor da soldagem, pois sua jornada de trabalho é compartilhada com os trabalhos administrativos do laboratório de recebimento de material, participação em seminários de pesquisa, reuniões de área de conselho sindical e outras atividades de caráter particular. Neste caso, de acordo com a orientação normativa Nº 2/2010 do MPOG e o decreto Nº 6.856/2009, o soldador tem direito a:
Alternativas
Q1005476 Segurança e Saúde no Trabalho
A UFCG dispõe de muitos equipamentos que foram adquiridos e instalados sem a observância da NR 12, segundo este aparato normativo, os dispositivos de parada de emergência devem:
Alternativas
Q1005477 Segurança e Saúde no Trabalho
Marque a alternativa que completa a frase de modo a torna-la correta: Segundo a NR10 quando se tratar de um atendimento a uma situação de emergência os trabalhadores ________________________________.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: C
5: B
6: D
7: E
8: D
9: C
10: B
11: D
12: A
13: C
14: E
15: E
16: C
17: C
18: D
19: B