Questões de Concurso Público UFCG 2025 para Médico Veterinário – Área Clínica de Pequenos
Foram encontradas 30 questões
I - O tratamento da Gastrenterite Hemorrágica pode incluir fluidoterapia intensiva para compensar a perda de líquidos e eletrólitos.
II - Nutrição enteral ou parenteral e a medicação antiemética (metoclopramida, ondansetrona) podem ser indicadas como parte do tratamento para controlar os sintomas e promover a recuperação.
III - Para tratamento, pode ser utilizado inibidores de bomba de prótons (omeprasol, lansoprasol) que inibem a formação de ácido gástrico, ou os antagonistas de receptores H2 (femotidina, cimetidina) que tornam as células menos responsivas a gastrina e a acetil colina. Ocorre que, os antagonistas de receptores H2 são mais potentes, demonstrado efeitos superiores aos inibidores de bomba de prótons.
IV - O sulfacrato é indicado por ser eficaz no tratamento de gastrite erosiva e ulcerativa, pois adere às lesões, formando uma camada protetora e aumentando a velocidade de cicatrização da úlcera.
Referente as proposições acima, assinale a alternativa CORRETA:
Exame Físico: desidratação 9%, caquexia, catarata bilateral.
Principais alterações observadas nos Exames Laboratoriais:
Hemograma: Leucocitose leve, com neutrofila e desvio a esquerda regenerativo.
Glicemia: 450 mg/dL (intervalo de referência: 70-120 mg/dL)
Ureia 90 mg/dL (intervalo de referência 21-60 mg/dL)
Creatinina 3 mg/dL (intervalo de referência: 70-120 mg/dL)
Colesterol: 350 mg/dL (intervalo de referência: 150-250 mg/dL)
Triglicerídeos: 400 mg/dL, (intervalo de referência: 50-150 mg/dL)
Frutosamina: 530mol/L (intervalo de referência caninos 274 – 382 μmol/L)
Urinálise:
- Densidade especifica: 1,050 (1,015-1,045)
- Glicose: 3+
- Corpos cetônicos: 2+
I - A dermatite atópica canina, uma desordem cutânea alérgica, de caráter inflamatório, crônico e multifatorial (decorrente da perda da integridade da barreira epidérmica e da desregulação do sistema imune), pode se desenvolver em animais com predisposição genética (racial), submetidos à presença de alérgenos geralmente ambientais (como pólen e ácaros).
II - Na dermatite atópica canina, geralmente os animais começam a apresentar sinais clínicos dermatológicos entre 6 meses e 7 anos de idade. Esses sinais podem ser suaves no primeiro ano e irem se agravando progressivamente, fazendo com que a maioria dos cães desenvolvam a enfermidade geralmente até os 3 anos de vida.
III - Na dermatite atópica canina, os corticoides são as drogas mais eficientes no controle do prurido e, também, com os maiores efeitos colaterais. Porém, há alternativas de medicamentos com efeitos imediatos na inflamação e prurido, como: ciclosporina, oclacitinib e lokivetmab.
Referente as proposições acima, assinale a alternativa CORRETA:
I - A fraqueza esofágica (megaesôfago) congênito em filhotes é diagnosticado comumente pelo histórico de vômito, perda de peso, e/ou tosse, associada com pneumonia por aspiração, assim como, a identificação de uma dilatação esofágica generalizada nas radiografias.
II - Na clínica de pequenos animais, o estudo contrastado com sulfato de bário tem sido considerado como uma ferramenta importante no diagnóstico das doenças do trato digestivo.
III - Corpos estranhos ingeridos são mais comuns em cães e tendem a se alojar na entrada torácica, na base do coração e no hiato diafragmático.
IV - Obstrução congênita de esôfago, como no caso de persistência de arco aórtico direito, o esôfago cranial ao coração é normal, enquanto o esôfago caudal ao coração é dilatado. Geralmente é observado desvio à direita da traqueia em posição ventrodorsal ou dorsovental.
Referente as proposições acima, assinale a alternativa CORRETA:
I - As anomalias predominantes e facilmente identificadas são estenose das narinas, alongamento do palato mole e, em buldogues, hipoplasia de traqueia.
II - A administração de glicocorticoides de ação curta pode reduzir a inflamação secundaria e o edema de faringe e laringe, aumentando, consequentemente, o fluxo de ar.
III - A obstrução prolongada das vias respiratórias superiores pode levar a eversão dos sáculos laríngeos e colapso da laringe, sendo o colapso da laringe considerado um indicador de mau prognóstico.
Referente as proposições acima, assinale a alternativa CORRETA: