Questões de Concurso Público UFCG 2025 para Técnico Laboratório – Anatomia e Necropsia
Foram encontradas 22 questões
I - O cadáver não reclamado junto às autoridades públicas, no prazo de trinta dias, poderá ser destinado às escolas de medicina, para fins de ensino e de pesquisa de caráter científico.
II - Se a morte resultar de causa natural, o corpo será, obrigatoriamente, submetido à necropsia no órgão competente.
III – O cadáver não reclamado será sempre encaminhado para fins de estudo, havendo ou não indícios de que a morte tenha resultado de ação criminosa.
Conforme a Lei nº 8.501/1992 é CORRETO o que se afirma em:
I - Nas mortes naturais sem assistência médica, a Declaração de Óbito deverá, obrigatoriamente, ser fornecida pelos serviços médico-legais.
II - Nas mortes naturais com assistência médica, a Declaração de Óbito deverá ser fornecida, sempre que possível, pelo médico que vinha prestando assistência ao paciente.
III - Nas mortes violentas ou não naturais, a Declaração de Óbito deverá ser fornecida, obrigatoriamente, pelo Serviço de Verificação de Óbitos município.
De acordo com a Resolução CFM n° 1.779/05, é CORRETO o que se afirma em:
I - Inicialmente deve-se focalizar a lâmina com uma lente objetiva de alta ampliação no microscópio (como 100x ou 200x). Assim que a amostra estiver focalizada, abra totalmente o diafragma de campo.
II - Com auxílio dos parafusos do condensador deve-se centralizar a imagem formada no campo visual. As bordas desta imagem devem ficar nítidas, através do ajuste de foco do condensador.
III - Este processo de ajuste da iluminação permite que a luz seja aproveitada integralmente e que a imagem possua o melhor contraste possível.
Com relação ao processo de alinhamento da iluminação desenvolvido por Köhler, é CORRETO o que se afirma em:
I - A patogenicidade dos agentes biológicos é a sua capacidade de causar doença em um hospedeiro suscetível, enquanto a transmissibilidade é a capacidade de transmissão de um agente a um hospedeiro.
II - A virulência é o grau de agressividade de um agente biológico, isto é, uma alta virulência de um agente pode levar a uma forma grave ou fatal de uma doença.
III - A mutagenicidade é a capacidade que alguns agentes possuem de causar dano ao DNA de organismos a eles expostos, induzindo ou causando câncer.
É CORRETO concluir o que se afirma em:
I - Inicialmente, para abrir a cavidade do crânio, o couro cabeludo deve ser retirado da abóboda óssea do crânio.
II - A remoção do couro cabeludo é dificultada pela grande presença de tecido conjuntivo denso entre o pericrânio e a aponeurose epicrânica.
III - O processo ideal inclui a remoção do cérebro inteiro e intacto, o que irá facilitar o estudo dos nervos e artérias cranianas encontradas na base do crânio.
Com relação aos processos descritos é CORRETO o que se afirma em:
I - A técnica de Rokitansky difere grandemente de outras técnicas que aplicam a anatomia sistêmica para a retirada dos órgãos porque se fundamenta na anatomia organológica.
II - Conforme Carl Rokitansky, os órgãos são abertos e examinados fora do sítio anatômico, sendo anteriormente retirados de maneira agrupada.
III - Pode-se afirmar que a técnica de Rokitansky apoia-se em três pilares: ectoscopia, avaliação in loco de todos os órgãos e inspeção do monobloco.
Assim, é CORRETO o que se afirma em:
Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:
I - O poder de resolução dos microscópios ópticos mais tradicionais torna possível a obtenção de boas imagens aumentadas até cerca de 1.000 vezes, onde as preparações coradas são examinadas por transiluminação.
II - O microscópio eletrônico de transmissão é um sistema de produção de imagens que possibilita altíssima resolução, onde tecidos podem ser observados com detalhes em aumentos de mais de 100 mil vezes.
III - Com relação ao componente óptico, a resolução da imagem depende essencialmente da lente ocular.
IV - O fator mais crítico para obtenção de uma imagem aumentada e com muitos detalhes é o parâmetro chamado "limite de resolução" ou "poder de resolução".
Com relação à microscopia é CORRETO o que se afirma em:
I - As áreas de lesão passam por uma sequência progressiva e altamente característica nas alterações morfológicas.
II - A necrose do miocárdio prossegue invariavelmente até a formação de uma cicatriz.
III - O processo de cicatrização se dá do centro para a periferia da lesão, permitindo determinar a idade da lesão após estar completamente cicatrizada.
Com relação aos achados macroscópicos e microscópicos de infartos do miocárdio, é CORRETO o que se afirma em?