Questões de Concurso Público UFES 2014 para Técnico em Metalurgia
Foram encontradas 26 questões
A Figura abaixo refere-se a uma amostra de granalha de ferro utilizada para o processo de corte na indústria de granito. Tal material, geralmente, é à base de uma liga ferrosa com alto teor de carbono. O material é resultado de um processo de fundição e tratamento térmico. Como é possível observar, notam-se duas formações principais nessa microestrutura: internamente, tem-se a martensita, e, nas bordas do grão maior, a ferrita.
A respeito desse tem a, é CORRETO afirmar:
A figura abaixo representa a superfície polida de um aço AISI 1030 sem ataque químico. É observada a presença de diversas inclusões, estando elas acompanhando a direção de laminação a que o material foi submetido.
A respeito das inclusões, é CORRETO afirmar:
As duas figuras abaixo mostram os resultados obtidos para um tratamento térmico (Figura A – envelhecimento a 160ºC e Figura B – envelhecimento a 350 ºC), para a liga de alumínio da classe 6061. Tais procedimentos permitem a essa liga modificar sua resistência mecânica. Tal material, no estado encruado, geralmente possui dureza na ordem de 110 HV (~ 115 HB). Já o aço AISI 1010, na forma recozida, possui dureza na ordem de 110 HB. Considerando que tais materiais têm dureza dentro da mesma ordem de grandeza, utilizou-se a dureza Vicker’s para a observação do fenômeno de envelhecimento da liga de alumínio. No entanto, são diversas as metodologias de medição de durezas, e sua utilização depende, em muitos casos, dos materiais e do que se deseja observar.
Com base nas técnicas de avaliação de dureza, é CORRETO afirmar:
O diagrama abaixo apresenta um perfil de dureza de uma barra de aço AISI 1045 com espessura de 1”, largura de 4” e comprimento de 10”. A barra em questão foi submetida a aquecimento até 820°C e resfriada em água.
Considerando as informações dadas, é CORRETO afirmar:
A figura abaixo retrata um aço mola submetido a um processo de corte a plasma. O processo de corte a plasma utiliza-se de um feixe de plasma responsável pela fusão e vaporização de parte do material que se deseja cortar. Tal procedimento, no entanto, promove o aquecimento, mesmo que tênue, da região adjacente ao corte. Em função das características do material, seu teor de carbono promove a geração de estrutura martensítica, caso seja submetido a têmpera. Os cortes realizados foram estabelecidos em uma distância de 5 mm um do outro.
A figura a seguir mostra o perfil de dureza entre os dois cortes.
Considerando as informações dadas, é CORRETO afirmar:
A determinação do tamanho de grão é feita a partir da sobreposição de uma linha-teste sobre a imagem da microestrutura em estudo, contando-se o número de interseções dos contornos de grão da microestrutura com a linha-teste. Essa linhateste pode ser um segmento de reta ou um círculo, com comprimento conhecido. Quando se quer evitar o efeito da orientação preferencial dos grãos, recomenda-se o uso do círculo de forma a minimizar o erro estatístico produzido, conforme mostrado nas figuras abaixo.
Com base no tamanho do grão de um material metálico, é CORRETO afirmar: