Questões de Concurso Público UFES 2017 para Técnico em Restauração
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A iconografia cristã, segundo a tradição é a representação por meio de interpretações plásticas, de Deus, de Cristo, de Maria e dos Santos, bem como de outros personagens do texto bíblico. As particularidades de cada invocação influenciaram sobremaneira as representações plástico-religiosas da arte ocidental e oriental e também a arte colonial brasileira. Leia as afirmativas, a seguir, acerca das iconografias cristãs:
I. São Francisco de Assis, cuja festa é celebrada em 04 de outubro, é representado, frequentemente, de pé, portando em uma das mãos um crucifixo e na outra, uma caveira.
II. Santa Margarida de Cortona, cuja festa é celebrada em 22 de fevereiro, é representada, geralmente, vestindo um hábito franciscano ou, ainda, com o tronco seminu e são atributos de sua representação um cachorro, uma cruz, uma caveira, um cilício e um azorrague.
III. São Miguel Arcanjo cuja festa é celebrada em 29 de setembro, é representado como jovem alado, geralmente sobre nuvens, trajando armadura romana, capacete com plumagem e manto vermelho, que o caracterizam como guerreiro. Além disso, são atributos de sua representação uma lança, uma espada, um estandarte com a inscrição latina Qui ut Deo que significa “aquele como Deus”, o demônio a seus pés e uma balança que simboliza a justiça divina.
IV. São João Batista, cuja festa é celebrada em 24 de junho, é representado em duas fases de sua vida. Como criança, é representado sozinho ou ao lado de Zacarias e Isabel, como adulto é representado como um homem barbado, ascético e semicoberto por uma pele de animal, e seus atributos são um livro, um cordeiro, um cajado terminado em cruz e de cujos braços pende um estandarte com a inscrição Ecce Agnus Dei que significa “Eis o Cordeiro de Deus”, e uma concha, símbolo do batismo.
V. São Gabriel Arcanjo, conhecido como Anjo Tutelar ou Anjo da Guarda, cuja festa é celebrada em 02 de outubro, é representado como um jovem alado, de cabelos longos e esvoaçantes, trajando túnica e capa.
É CORRETO o que se afirma em
Analise as afirmativas, a seguir, sobre a conceituação de distintos momentos da obra de arte, estabelecidos por Brandi (2004).
I. Duração: período da exposição de uma obra de arte, enquanto essa ainda é formulada pelo artista.
II. Intervalo: período que se inicia imediatamente após o fim do processo criativo, em que a consciência do expectador atualiza em si a obra de arte.
III. Átimo: período da fulguração da obra de arte na consciência do expectador.
IV. Declínio: período em que se inicia o processo de degradação da obra de arte.
V. Retorno: período em que se iniciam as ações restaurativas da obra de arte.
É CORRETO o que se afirma em