Questões de Concurso Público UFLA 2018 para Nutricionista
Foram encontradas 70 questões
“Em tempos de pós-verdade, somente o bom jornalismo pode fazer a diferença para a sociedade.” (linha 36)
O autor discorre sobre a fidedignidade das informações divulgadas pelos veículos de comunicação. As alternativas encontram respaldo no texto, EXCETO:
I. Pergunta retórica. II. Comprovação (dados, estatísticas, percentuais). III. Citação (Argumento de Autoridade). IV. Exemplificação. V. Contra argumentação.
Entre os elementos citados, fazem parte da constituição do texto apresentado:
I. “Com o advento das redes sociais, no entanto, hoje eles “têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel”. (linhas 3 e 4). O termo eles se refere aos USÁRIOS DO FACEBOOK. II. “Outros apostam em parcerias com empresas especializadas em checagem de notícias, um negócio novo, mas que se tornou altamente relevante nos dias de hoje”. (linhas 26 e 27). O termo outros se refere aos CHECADORES PROFISSIONAIS DE INFORMAÇÕES. III. “Nos últimos anos, essa se tornou uma atividade altamente lucrativa — talvez até mais rentável que o jornalismo de verdade”. (linhas 14 e 15). O termo essa se refere à ATIVIDADE DE MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA. IV. “Essa é a informação que vale”. (linhas 36 e 37). O termo essa se refere à INFORMAÇÃO PRODUZIDA PELO BOM JORNALISMO.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. O articulista busca argumentos de autoridade para defender que a notícia não só veicula o conhecimento, mas também constrói uma realidade. II. Há no texto uma contradição argumentativa quando o articulista defende que notícias falsas constroem um mundo real. , III. O articulista estabelece um julgamento diferenciado entre o cidadão comum que dissemina fake news e aquele que produz conteúdos falsos. IV. Há um aspecto cultural ligado à propagação de fake news, sobretudo em sociedades em que circulam mais notícias de cunho negativo. V. O texto apresenta argumentos que evidenciam que a internet possui características peculiares o que permite uma maior propagação de notícias falsas.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Constrói-se uma analogia entre médicos e jornalistas, considerando-se o diagnóstico médico como uma metáfora para a checagem dos fatos pelo jornalista. II. Há, nas plataformas digitais, um algoritmo que deturpa as informações em favor do mercantilismo. III. Para alcançar a credibilidade, os gigantes digitais deverão se submeter a uma autorregulação, seguindo as normas do jornalismo. IV. Infere-se uma crítica aos gigantes digitais que privilegiam a coleta de informações sobre os usuários de plataformas sociais. V. O potencial de divulgação de notícias falsas em plataformas sociais está associado ao potencial de compartilhamento que a informação possui.
Estão CORRETAS as proposições:
A equação , definida para x ≠ 1 e x ≠ −1, possui 2 soluções, x1 e x2. O valor de x1 + x2 é:
(http://piaui.folha.uol.com.br/do-que-morre-o-mundo/)
As alternativas são corretas, segundo os gráficos, EXCETO:
Por exemplo, no Domingo, há 0,02 de probabilidade de ocorrência de, pelo menos, um acidente automobilístico. Suponha que os acidentes ocorram de maneira independente entre si. A probabilidade de que nenhum acidente ocorra em uma semana é:
(http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/adicao-cloro-na-agua.htm)
Num laboratório, havia 10 litros de solução para cada tipo de uso (água para beber, para limpeza de vegetais, para limpeza de utensílios e produto líquido para limpeza). Esses 40 litros foram misturados. A concentração de hipoclorito de sódio da solução obtida pela mistura é:
Essa Universidade obteve um acréscimo de 30% em seu orçamento anual total referente a esses 3 cursos, e pretende utilizar todo esse recurso adicional para aumentar o número de alunos dos referidos cursos. A Reitoria poderá adotar, para tanto, as opções indicadas nas alternativas, EXCETO:
Falso-positivo: exame resultando positivo (isto é, diagnosticado como doente) estando, de fato, sadio. Falso-negativo: exame resultando negativo (isto é, diagnosticado como sadio) estando, de fato, doente.
Para medir a confiabilidade de um exame, têm-se 2 medidas, a saber:
Sensibilidade do exame: proporção de doentes que o exame diagnosticou como doentes, em uma longa série de realizações desse exame.
Especificidade do exame: proporção de sadios que o exame diagnosticou como sadios, em uma longa série de realizações desse exame.
Em relação aos resultados do exame:
Sabendo que a prevalência de Hepatite B (isto é, a probabilidade que um indivíduo apresente a doença) seja de 1,5%, a probabilidade que esse exame apresente um falso-positivo é aproximadamente: