Questões de Concurso Público UFLA 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 32 questões
Tendo como referência a Lei 8662 de 7 de junho de 1993, que dispõe sobre a profissão do assistente social e que elenca as competências profissionais, analise as proposições abaixo:
I – Coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social.
II – Dirigir e coordenar associações, núcleos e centros de estudos e pesquisa em Serviço Social.
III – Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.
IV – Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.
V – Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS sobre as competências do assistente social:
Considerando o Código de Ética do(a) assistente social, analise as proposições a seguir que trazem violações profissionais:
I – Permitir ou exercer supervisão de aluno(a) de Serviço Social em Instituições Públicas ou Privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao(a) aluno(a) estagiário(a).
II – Substituir profissional que tenha sido exonerado(a) por defender os princípios de ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência.
III – Compactuar com o exercício ilegal da profissão, inclusive nos casos de estagiários(as) que exerçam atribuições específicas, em substituição aos(às) profissionais.
IV – Ser conivente com falhas éticas de acordo com os princípios do Código de Ética do Assistente Social e com erros técnicos praticados por assistente social e qualquer outro profissional.
V – Aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social/usuário(a) para obter vantagens pessoais ou para terceiros.
Para efeito de fixação da pena são consideradas especialmente graves e que autorizam a aplicação de penalidade sem o cumprimento do princípio da gradação, as violações descritas nas proposições:
Tendo como amparo o Código de Ética da profissão, analise as proposições:
I – Garantir e defender as atribuições e prerrogativas estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados no Código de Ética do Assistente Social.
II – Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
III – Aprimorar-se profissionalmente de forma contínua, colocando-a a serviço dos princípios do Código de Ética do Assistente Social.
IV – Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
V – Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão.
Assinale a alternativa cujas proposições apresentam deveres do(a) assistente social:
Tendo como referência o livro “O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: debates atuais no Judiciário, Penitenciário e na Previdência Social”, analise as proposições a seguir:
I – O conteúdo significativo do estudo social, expresso em relatórios ou no laudo social, reporta-se à expressão ou expressões da questão social e/ou a expressão concreta de questões subjetivas que podem estar relacionadas às situações de perda, fragilizações, sofrimentos vivenciadas pelo sujeito/usuário.
II – O estudo social na contemporaneidade deve levar em conta a base metodológica do Serviço Social desdobrada originalmente nas etapas de estudo, diagnóstico e tratamento/investigação e focalizar nos fatores internos – ou de personalidade – e externos – ou situacionais e sociais.
III – A construção do estudo social pode abarcar observações, entrevistas e pesquisas documentais e bibliográficas que geram o saber sobre a população usuária.
IV – São consideradas questões importantes para a construção do estudo social: a delimitação do objeto, os objetivos, as finalidades e a metodologia adotada.
V – Os objetivos e as finalidades que norteiam a ação profissional durante o estudo social devem, inicialmente, se reportar à natureza e determinantes institucionais e, posteriormente, ao projeto ético-político e teórico metodológico da profissão.
NÃO estão de acordo com as discussões relativas ao estudo social na contemporaneidade, as seguintes proposições:
Sobre a “Questão Social e Direitos” no âmbito do Serviço Social, conforme reflexões realizadas por Behring e Santos (2009), analise as proposições a seguir:
I – A Questão Social é vista como um elemento que dá concretude à profissão e, portanto, é vista como sua base de fundação histórico-social na realidade.
II – As políticas sociais e a formação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas – em geral setorializadas e fragmentadas – às expressões multifacetadas e complexas da questão social no capitalismo.
III – A questão social, em uma perspectiva do processo social como totalidade, aparece como problema social, fato social e fenômeno social desvinculado da forma com que a sociedade produz e reproduz as relações sociais.
IV – A questão social se apresenta como eixo central capaz de articular a gênese das expressões inerentes ao modo de produzir-se e reproduzir-se do capitalismo contemporâneo, o que envolve as mudanças no mundo do trabalho e, dentre outras questões, os desafios teóricos, políticos e técnico-operativos postos ao Serviço Social.
V – O estabelecimento de relações entre questão social e direitos implica no reconhecimento do indivíduo social com sua capacidade de resistência e conformismo frente às situações de opressão e de exploração vivenciadas. Trata-se, portanto, de pensar a vida e os indivíduos em suas relações concretas e densas de historicidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
Considerando as reflexões de Demo (2002) no livro “Educação pelo Avesso: assistência como direito e como problema”, analise as proposições a seguir:
I – O superdimensionamento da assistência e sua possível vinculação com a produtividade gera distanciamento e ocasionalidade e, quanto à cidadania, se malfeita, reproduz o seu avesso ou a dependência.
II – A universalidade da assistência possui alguns percalços contraditórios, entre eles estão: o tratamento igual
aos desiguais, o que tende a reforçar as desigualdades.
III – A assistência é direito radical da cidadania e, portanto, faz cidadania e, sendo considerada como uma política emancipatória, assume protagonismo elementar dentre as políticas sociais.
IV – Considerando os dois tipos mais notórios de assistência – permanente e provisória – pode-se refletir à luz do autor que ambas são realizadas de forma eficiente e eficaz, promovendo a emancipação dos sujeitos assistidos.
V – A assistência social não é política social central, tampouco a mais importante e paradigmática, mas simplesmente política social com o objetivo próprio, plenamente justificada em si mesma – até porque nenhuma política social, tomada isoladamente, é efetiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
Considerando as discussões de Demo (2002) no capítulo “Para Combater a Pobreza”, analise as proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A assistência social não é política diretamente vinculada a combater a pobreza, porque sua função central é garantir o direito à sobrevivência.
( ) Para combater a pobreza, no concerto dos fatores, a assistência assume protagonismo e se mostra uma estratégia substancial sobretudo à superação da pobreza política.
( ) A inclusão do combate à pobreza na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) representa um dos golpes mais estratégicos da direita, ingenuamente engolida por certa esquerda, porque com isso, pobreza passa, desde logo, a questão residual, sobretudo do ponto de vista orçamentário.
( ) A cidadania revela o papel fundamental do Estado, instrumento necessário do bem comum, desde que não liberal nem leninista, ou seja, estritamente controlado pelas bases.
( ) O confronto com o mercado é visto como prejudicial ao combate da pobreza, visto que a liberdade irrestrita conferida ao mercado auxilia no enfrentamento da exclusão social em vez de exacerbar essa exclusão.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com Bhering e Boschetti (2011), o projeto ético-político do serviço social é resultado de um longo e coletivo processo construído nas últimas décadas e capitaneado pelas entidades nacionais da categoria e possui seus valores e pilares definidos no Código de Ética Profissional, na Lei de Regulamentação da Profissão e nas Diretrizes Curriculares aprovadas pela ABEPSS em 1996.
A viabilização de tal projeto pode ter como estratégia, EXCETO:
De acordo com Bhering e Boschetti (2011), os anos 1980 são conhecidos como a década perdida do ponto de vista econômico, ainda que também sejam lembrados como período de conquistas democráticas, em função das lutas sociais e da Constituição de 1988.
Sobre esse período, é INCORRETO afirmar: