Questões de Concurso Público UFMA 2016 para Assistente Social
Foram encontradas 32 questões
Sobre a Questão Social, marque V ou F.
a. ( ) É a matéria-prima ou objeto do trabalho profissional.
b. ( ) São as dificuldades, problemas individuais dos usuários.
c. ( ) É a gênese das desigualdades sociais, indissociáveis da concentração de renda, da propriedade e do poder na sociedade capitalista madura.
d. ( ) As políticas sociais explicam a origem da questão social objeto do Serviço Social.
e. ( ) Sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que a vivenciam as desigualdades e a ela resistem e se opõem.
Sobre o movimento de reconceituação tal como se expressou, responda V ou F.
a. Um fenômeno tipicamente latino-americano, dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional.
b. Um questionamento global da profissão: de seus fundamentos ideoteóricos de suas raízes sociopolíticas, da direção social e de seu modus operandi.
c. O movimento de reconceituação se molda como uma unidade e homogeneidade.
d. Foi um fenômeno tipicamente brasileiro, com especificidades no Maranhão e em São Paulo.
e. A descoberta do marxismo pelo Serviço Social contribuiu decisivamente para um processo de ruptura teórica e prática com a tradição profissional, mas também foi responsável por inúmeros equívocos e impasses teóricos, políticos e profissionais.
Assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso e marque a sequência correta, considerando a postura investigativa como constitutivo da intervenção profissional, que se explicita:
a( ) Planejamento, implementação e avaliação
b( ) Visitas domiciliares, laudos e pareceres
c( ) Sistematização do trabalho profissional
d( ) Elaboração de uma teoria própria do Serviço Social
e( ) Formulação e execução de programas e projetos sociais
Tendo por base o código de ética do assistente social e a lei de regulamentação da profissão, assinale V ou F.
a. ( ) É dever do assistente social participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
b. ( ) O planejamento e a realização de pesquisa são competências do assistente social que podem contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar as ações profissionais.
c. ( ) O exercício da profissão de assistente social depende da inscrição ou registro de bacharel em serviço social, no CRESS, em cuja base territorial pretenda exercê-la.
d. ( ) A supervisão de estagiários de serviço social é competência de serviço social.
e. ( ) As escolas de serviço social não precisam credenciar os campos de estágio de seus alunos e os profissionais responsáveis pela respectiva supervisão.
Com referência à dimensão técnico – operativa do serviço social, marque V ou F.
a. ( ) No campo sociojurídico, o assistente social deve analisar e interpretar os casos atendidos com o objetivo de produzir material que possibilite as decisões judiciais com base nas experiências acumuladas e nos referenciais teórico-metodológicos, ético políticos e em seus conhecimentos legais e institucionais.
b. ( ) Nos processos judiciais, instruções sociais e demais instrumentos, na área do serviço social,limitam-se à dimensão técnico-operativa da profissão.
c. ( ) Formam juntamente com a dimensão teórico-metodológica e ético-política o pilar da formação profissional para o exercício da profissão de assistente social.
d. ( ) As técnicas, os procedimentos e os instrumentos são elementos imprescindíveis à ação dos profissionais, pois não são neutros.
e. ( ) A ênfase na dimensão teórica-metodológica no serviço social impossibilitou a criação de um instrumento técnico-operativo no processo de intervenção.