Questões de Concurso Público UFMA 2021 para Residente - Clinica Médica, Medicina de Emergência, Medicina Intensiva Ortopedia e Traumatologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Foram encontradas 79 questões

Q2215834 Medicina
Fazem parte da Assistência Primária à Saúde – APS:
Alternativas
Q2215863 Medicina
Em se tratando de lesões cutâneas, assinale a alternativa com a correspondência correta:
Alternativas
Q2215874 Medicina
Mulher de 46 anos, realiza mamografia, onde se tem como resultado BI-RADS 0. Assinale a opção onde se destaca a interpretação e a conduta no caso supracitado. 
Alternativas
Q2215881 Medicina
Analise as premissas abaixo e classifique-as como V ou F de acordo com a Resolução CFM nº2.217/2018.
( ) É direito do médico comunicar às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida.
( ) É direito do médico deixar de esclarecer o trabalhador sobre as condições de trabalho que ponham em risco sua saúde, devendo comunicar o fato aos empregadores responsáveis.
( ) É direito do médico deixar de informar ao substituto o quadro clínico dos pacientes sob sua responsabilidade ao ser substituído ao fim do seu turno de trabalho. 
Alternativas
Q2215896 Medicina
No trauma abdominal fechado após estabilização inicial do ATLS, a indicação ou não da laparotomia exploradora depende da eficácia da estabilização pré-operatória e da lesão de órgãos intra-abdominais. A indicação formal da cirurgia ocorre quando existe: 
Alternativas
Q2215897 Medicina
Na doença diverticular do colón, os divertículos são anatomicamente herniações da mucosa através da parede colônica nos locais de penetração das arteríolas na parede muscular. O local de mais frequente desenvolvimento dessa doença é: 
Alternativas
Q2215898 Medicina
A doença vascular periférica (DVP) de origem aterosclerótica é principal responsável pela insuficiência arterial periférica com evolução para úlceras arteriais de membro inferior. Em relação aos sinais e sintomas iniciais dessa doença, o de maior gravidade é(são): 
Alternativas
Q2215899 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a segmentação hepática com base no sistema de classificação preconizado por Couinard.
1- O lobo esquerdo compõe-se dos segmentos II ao IV.
2- Os segmentos II e III são supridos pela ramificação da veia porta esquerda, com o segmento II abaixo da passagem da veia porta e o segmento III acima.
3- O segmento VI é suprido pela distribuição inferior da ramificação posterior da veia porta direita, enquanto o segmento VII recebe o fluxo da distribuição superior desta ramificação.
4- O segmento V é suprido pela distribuição superior da ramificação anterior da veia porta direita, e o segmento VIII recebe o fluxo da distribuição inferior desta ramificação.

Das afirmativas acima, apenas: 
Alternativas
Q2215900 Medicina
Com relação à resposta metabólica à inanição no paciente cirúrgico, é correto afirmar-se que: 
Alternativas
Q2215901 Medicina
No suporte nutricional (enteral ou parenteral) pré ou pós-operatório, uma maneira de calcular a taxa metabólica basal do paciente, supondo-se um estado fisiológico normal em repouso, é utilizar a fórmula de Harris-Benedict. Essa equação leva em consideração os seguintes parâmetros (acrescidos do fator de estresse de cada afecção): 
Alternativas
Q2215902 Medicina
Para um boa sutura tem que se considerar os fios adequados que podem ser classificados quanto à sua composição, força tênsil e absorção. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2215903 Medicina
As hérnias inguinais foram classificadas de forma simples na classificação de Nyhus para promover uma linguagem comum; permitir comparações apropriadas das opções terapêuticas. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q2215904 Medicina
Paciente de 73 anos, masculino deu entrada na UPA com dor abdominal difusa em andar superior do abdome há 1 dia associado a náuseas, sem vômitos, sem acolia, colúria, febre ou alteração do hábito intestinal. Ao exame físico, anictérico, abdome flácido, doloroso à palpação superficial e profunda em hipocôndrio direito, Murphy negativo; laboratório com leucócitos 8600/mm3, creatinina 1,34mg/dL, bilirrubinas totais 0,5mg/ml, bilirrubina direta de 0,2mg/ml, TGO 134 mg/dl, TGP 269mg/dl, fosfatase alcalina 200UI/ml , GGT 575 UI/ml, amilase 578 UI. Ultrassonografia mostrando vesícula com moderada distensão, apresentando paredes espessadas e microcálculos no interior. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A principal hipótese diagnóstica é pancreatite aguda biliar.
( ) O paciente deve ser submetido a ressonância magnética de abdome total com colangioressonância para descartar coledocolitíase.
( ) Paciente deve ser submetido à cirurgia o mais rápido possível.
( ) A cirurgia ideal que o paciente em questão deve ser submetido é colecistectomia laparoscópica com colangiografia intraoperatória e exploração de via biliar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2215905 Medicina
Uma senhora de 64 anos foi vítima de queimadura de segundo grau na face e extremidades superiores em um incêndio doméstico. A avaliação primária revela escarro carbonáceo. Encontra-se alerta, sem sinais de insuficiência respiratória. A prioridade no atendimento desta senhora é:
Alternativas
Q2215906 Medicina
Analise as afirmativas abaixo quanto ao acompanhamento clínico do paciente com dosagem do antígeno prostático específico total (PSA).
1. O PSA analisado isoladamente pelo método de quimiluminescência tem como padrão de referência internacional de até 4,0 ng/ml.
2. O resultado do PSA deve sempre ser interpretado em conjunto com várias variáveis, como por exemplo, a idade, história familiar e resultado do exame digital da próstata.
3. Os níveis de PSA podem se elevar transitoriamente após toque retal, exame digital da próstata, ultrassom retal e biópsia da próstata.
4. A dosagem do antígeno prostático livre deve ser interpretada pelo médico, junto com resultado do PSA Total e outros exames complementares de avaliação prostática.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2215907 Medicina
Pacientes adultos jovens que se apresentam com história clínica de diarreia crônica, dor abdominal, perda ponderal e sangramento retal há mais de 30 dias, cujo exame físico demonstra sinais de desnutrição, palidez cutaneomucosa, dor, massa abdominal palpável e com exame proctológico com uma ou mais fissuras anais e plicomas anais edemaciados, é sugestivo de:
Alternativas
Q2215908 Medicina
Uma jovem de 20 anos é levada à emergência após um episódio de síncope. Ela se queixa de dor abdominal baixa e sangramento vaginal de início há 2 dias. Apresenta PA=85 x 40 mmHg, FC=130bpm, FR=18mpm e satO2 95% em ar ambiente. Sente-se tonta, mas responde adequadamente aos questionamentos e não apresenta déficits neurológicos focais. Qual a conduta mais apropriada neste caso?
Alternativas
Q2215909 Medicina
No refluxo gastro esofagiano patológico a metaplasia do esôfago terminal de epitélio escamoso para epitélio colunar é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de:
Alternativas
Q2215910 Medicina
Em relação a indicação de traqueostomias em pacientes com SARS por Covid-19 podemos afirmar:
Alternativas
Q2215911 Medicina
Sobre as hérnias inguinais em crianças, não se pode afirmar:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: B
5: B
6: B
7: C
8: D
9: D
10: D
11: C
12: C
13: C
14: B
15: C
16: B
17: E
18: C
19: A
20: C