Questões de Concurso Público UFMG 2013 para Administrador

Foram encontradas 13 questões

Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728233 Administração Geral
Felipe é servidor público federal há mais de 10 anos e, após ler o livro Imagens da organização, de Gareth Morgan, percebeu de modo mais aprofundado diversas características da instituição onde ele trabalha, marcadas por continuidade das tarefas, estabilidade ambiental, padronização dos processos e previsibilidade de comportamento. Desse modo, a metáfora que mais tem ajudado Felipe a compreender seu ambiente de trabalho é a
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728234 Administração Geral
A servidora pública Vânia trabalha em um departamento de uma universidade que atua especificamente nas questões ambientais da instituição. Ela tem se sentido incomodada com a forma como alguns processos vêm sendo conduzidos. Observe seu comentário: “Nossa, às vezes é muito difícil trabalhar aqui, pois não consigo entender os motivos que conduzem os protocolos sob nossa responsabilidade... preste atenção: se a universidade precisa construir outro prédio ou laboratório, avaliamos um determinado espaço do campus e, caso seja ele o escolhido, precisará ser desmatado... noutro momento, somos chamados a avaliar e emitir um parecer sobre um desmatamento em algum lote ou região da cidade... Fico em dúvida: somos favoráveis ou contrários ao desmatamento, de modo geral? Ah, precisamos nos reunir, conversar sobre isso, afinal de contas, esse departamento visa a preservação ou a destruição ambiental?”. Ao ler o livro Imagens da organização, de Gareth Morgan, Vânia pode aprofundar sua argumentação sobre um posicionamento único pautado em valores explícitos em prol da conservação do meio ambiente. Qual das metáforas presentes no livro contribuiu para isso?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728235 Administração Geral
Fernanda tem percebido que diversas questões não são resolvidas de modo satisfatório na empresa pública onde ela trabalha devido à sobreposição de interesses pessoais aos interesses institucionais. Na sua opinião, “as pessoas daqui fazem tudo visando seu próprio benefício, sua própria carreira... será que elas não percebem que fazem parte de uma coisa maior? E que se comportando dessa forma acabam prejudicando os resultados da empresa? Conversei outro dia com uns colegas mais próximos, e que trabalham aqui há mais tempo, e eles me informaram que é assim mesmo, infelizmente, que algumas chefias tentaram mudar isso, mas não conseguiram muita coisa, já que dependem dos outros para realizarem seu próprio trabalho... e também tem a questão da estabilidade e para romper com isso o preço é muito caro...”. Ao ler o livro Imagens da organização, de Gareth Morgan, ela encontrou base conceitual para seus argumentos na seguinte metáfora:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728236 Administração Geral
Em uma montadora de automóveis, como em qualquer outra organização de maior porte, existem órgãos de linha e de assessoria. Considerando-se as diversas formas de conceituação de ambos os tipos, qual dos listados abaixo NÃO está devidamente caracterizado?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728237 Administração Geral
O uso de manuais administrativos é muito comum no serviço público. Qual das afirmativas abaixo NÃO se caracteriza como uma das vantagens de um manual dessa natureza?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728238 Administração Geral
Formulário é um meio de comunicação, transmissão e registro de informações, usualmente importantes para os processos de controle e tomada de decisão dentro de organizações. Dentre os requisitos para um “bom” modelo de formulário, qual dos listados abaixo NÃO se aplica?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728251 Administração Geral
Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010) propõem que a formulação da estratégia pode ser pensada a partir de dez escolas, sendo que cada uma possui uma perspectiva única sobre seu processo. Marque, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta uma escola que NÃO se refere ao processo de formulação da estratégia.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728252 Administração Geral

As estratégias podem ter significados diferenciados tanto para os gestores quanto para suas concepções para implementação nas organizações. Leia as frases a seguir sobre esses possíveis significados.

I) Para algumas pessoas a estratégia pode ser considerada uma posição. Isso implica que essas são sempre deliberadas e seguem um curso que visa destruir o concorrente.

II) No contexto da estratégia como plano vislumbra-se o que é pretendido pela organização. Isso pode se dar por meio de um conjunto de diretrizes a serem seguidas em situações específicas, por exemplo.

III) A estratégica como um padrão se refere às ações realizadas, ou seja, a uma consistência de comportamento ao longo do tempo.

IV) Para alguns gestores, a estratégia é uma perspectiva, ou seja, a maneira como as coisas são feitas em uma organização. Nesse aspecto, o que é concebido a partir da alta gestão deixa de representar importância, cedendo lugar ao contexto em que os feedbacks são recebidos pelos clientes.

V) A estratégia pode representar um “truque”, ou seja, uma “manobra” específica para enganar um oponente ou concorrente. 

Estão CORRETAS as seguintes alternativas:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728253 Administração Geral
Todas as premissas abaixo se referem a Escola do Design, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728254 Administração Geral

Marque a opção que completa a frase corretamente:

Os autores da escola __________________________ desenvolveram importante instrumental para análise das estratégias nas organizações, bem como do conhecimento do negócio. Entre as ferramentas que compõem o referido instrumental analítico tem-se: ________________ o Modelo de Porter de Análise Competitiva (5 forças) e as estratégias genéricas de Porter

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728255 Administração Geral
Marque a afirmativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728256 Administração Geral

Considere as afirmativas I e II, a seguir.

I. Os autores que desenvolveram trabalhos que são reconhecidos pela Escola do Poder, via de regra, enfatizam que as organizações são compostas por indivíduos, que possuem sonhos, interesses e perspectivas diferenciadas.

II. A estratégia é considerada um Processo de Negociação, mediado por esferas de poder macro e poder micro. O poder macro trata de indivíduos e grupos dentro da organização, e o poder micro analisa a interdependência de uma organização com seu ambiente.

Marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2013 - UFMG - Administrador |
Q728259 Administração Geral
Alguns grupos exercem influências importantes no comportamento de compra de outras pessoas. Essas influências podem ser tanto diretas (face a face), quanto indiretas, e podem influenciar as atitudes ou comportamentos. Esses grupos são chamados de grupos de referência. Sobre os grupos de referência, marque a opção que apresenta a alternativa ERRADA:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: B
6: C
7: A
8: D
9: D
10: A
11: A
12: C
13: C