Questões de Concurso Público UFMG 2016 para Arquivista
Foram encontradas 30 questões
Analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) As chamadas Instruções para a ordenação e classificação dos arquivos departamentais e comunais visavam a corrigir a prática descontextualizadora de organização dos arquivos. ( ) Anterior à publicação das Instruções, sob a influência dos historiadores, os documentos eram organizados em grandes temas, de tal maneira que o documento de arquivo era considerado por seu valor intrínseco, independente de seu contexto. ( ) A partir das Instruções para a ordenação e classificação dos arquivos departamentais e comunais, a organização dos documentos deveria seguir respeitando a natureza do suporte, independente de seu contexto.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Leia o texto a seguir.
“Gestão de documentos implica em acompanhar todo o ciclo vital dos documentos produzidos por um órgão ou entidade no desempenho de suas funções e atividades, determinando aqueles que devem ser conservados em caráter permanente e os que devem ser eliminados a curto, médio e longo prazo, resultando em eficiência e economia de tempo e espaço, na racional utilização de recursos humanos, materiais e financeiros e na redução da massa documental produzida. [...] As fases da gestão de documentos são: produção, utilização e destinação final.”
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 21.
Considerando as fases da gestão de documentos, assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as afirmativas falsas.
( ) A fase produção compreende os métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas de classificação.
( ) Na fase produção, deve-se evitar produzir documentos que não sejam essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado.
( ) A fase utilização diz respeito ao fluxo percorrido pelos documentos para o cumprimento de sua função administrativa, assim como de sua guarda, após cessar o trâmite.
( ) A fase de destinação compreende a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo.
( ) A fase destinação envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
COLUNA I 1. Atividades de protocolo 2. Atividades de arquivamento
COLUNA II ( ) ordenação ( ) classificação ( ) empréstimo ou consulta ( ) inspeção ( ) registro ( ) expedição
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Leia o texto a seguir.
“Encerrado o período de arquivamento na fase corrente, alguns documentos podem ser eliminados imediatamente, enquanto outros devem ser conservados por um período mais longo por razões legais ou administrativas. Esses documentos devem ser transferidos para um depósito de arquivamento intermediário [...].”
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (BRASIL). Criação e desenvolvimento de arquivos públicos municipais: transparência e acesso à informação para o exercício da cidadania. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2014, p. 73.
Considerando as atividades, os procedimentos, as vantagens e as condições da construção e dos equipamentos dos depósitos de arquivamento intermediário, também denominados arquivos intermediários, analise as afirmativas abaixo.
I. Os responsáveis pelo depósito de arquivamento intermediário devem atender às consultas dos órgãos depositantes.
II. Os documentos devem ser transferidos do arquivo corrente para arquivamento intermediário com as datas de eliminação e de recolhimento para guarda permanente definidas.
III. Uma das vantagens dos arquivos intermediários é economia de espaço, pessoal, equipamento e tempo.
IV. A construção e os equipamentos dos depósitos de arquivamento intermediário podem ser simples. No entanto, devem permitir a conservação adequada do acervo documental.
Está(ão) CORRETA(S):
Leia o texto a seguir.
“O registro consiste em formalizar a captura do documento dentro do sistema de gestão arquivística por meio da atribuição de um número identificador e de uma descrição informativa. Em um SIGAD, essa descrição informativa corresponde à atribuição de metadados.”
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (BRASIL). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. 1.1. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 27.
São metadados obrigatórios do registro em um SIGAD, EXCETO:
Leia o texto a seguir.
“O e-ARQ Brasil está dividido em duas partes. A Parte I, Gestão arquivística de documentos, pretende fornecer um arcabouço para que cada órgão ou entidade possa desenvolver um programa de gestão arquivística de documentos, e a Parte II, Especificação de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, descreve os requisitos necessários para desenvolver o SIGAD.”
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (BRASIL). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. 1.1. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 14.
Considerando os requisitos indicados no e-arq Brasil para desenvolver um SIGAD, analise as afirmativas abaixo.
I. Os requisitos foram classificados de acordo com o grau maior ou menor de exigência para que o SIGAD possa desempenhar suas funções.
II. Os requisitos foram classificados em: obrigatórios; obrigatórios, se aplicáveis; e facultativos.
III. Quando indicado pela frase “O SIGAD deve...”, o requisito é imprescindível.
IV. Quando indicado pela frase “O SIGAD pode...”, o requisito é opcional.
Estão INCORRETAS as afirmativas:
Leia o texto a seguir.
“Um SIGAD tem que ser capaz de, por meio de seu recurso de fluxo de trabalho, estabelecer o status do documento, isto é, se é [...] _________, _________ ou _________. No caso dos documentos digitais, esse status é estabelecido de acordo com a rota do documento no SIGAD.”
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (BRASIL). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. 1.1. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 49.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.
Leia o texto abaixo.
Hamilton é arquivista e trabalha no arquivo intermediário de uma Universidade Federal em Minas Gerais. Em dezembro de 2015, Hamilton recebeu no arquivo intermediário os seguintes documentos:
- O projeto de pesquisa, original, proposto por um professor do Departamento de Sociologia e Antropologia, produzido em março de 2013, com o seguinte despacho: “O projeto foi executado entre 10/03/2013 e encerrado em 27/11/2015”.
- Uma pasta contendo os resultados e as avaliações parciais, originais, dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas, referentes ao ano letivo de 2014, com a seguinte despacho: “Informações incluídas no relatório final”.
- As folhas de ponto, originais, dos bolsistas de iniciação científica de um projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, referentes ao ano letivo de 2010.
- As fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica, do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, originais, produzidas no segundo semestre de 2015.
Considerando-se essas informações, a terminologia arquivística e o trecho da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) apresentado abaixo.
Analise os quatro procedimentos a seguir.
I. Hamilton deve efetuar a transferência do projeto de pesquisa do professor do Departamento de Sociologia e Antropologia ao arquivo intermediário, onde irá permanecer até novembro de 2018, quando, então, deverá ser recolhido ao arquivo permanente.
II. Hamilton deve devolver a pasta contendo os resultados e as avaliações parciais dos projetos de pesquisa do Departamento de Letras Vernáculas ao arquivo corrente da unidade, onde deverá permanecer até 2019, quando, então, deverá ser transferida ao arquivo intermediário.
III. Hamilton não deve efetuar a transferência das folhas de ponto dos bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa do Departamento de Fotografia, cinema e teatro, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até 2062, quando, então, poderão ser eliminadas.
IV. Hamilton não deve efetivar a transferência das fichas de cadastramento de bolsistas de iniciação científica do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq) do Instituto de Ciências Exatas, pois elas devem ser mantidas no arquivo corrente da unidade até o segundo semestre de 2020, quando poderão ser eliminadas.
Está(ão) CORRETO(S):
A ______ fornece orientação para descrição do fundo e suas partes componentes. A ______ dá orientação para a criação de registros de autoridade sobre os produtores de materiais arquivísticos. A ______ fornece orientação para a descrição das funções dos produtores de documentos. E o objetivo da ______ é criar um sistema de informação arquivística dos custodiadores de acervos arquivísticos.
( ) O arranjo resume-se nas operações técnicas destinadas a avaliar a documentação produzida nos arquivos de caráter corrente, de acordo com os princípios fundamentais da arquivologia. ( ) O arranjo deve ser feito de acordo com as diferentes estruturas organizacionais, funções e atividades da entidade produtora, visando distribuir, numa ordem lógica, os documentos de um arquivo. ( ) O arranjo resume-se na reordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações estabelecidas na tabela de temporalidade, obedecendo a critérios que respeitam o caráter orgânico desses conjuntos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
São aspectos a serem contemplados nessa política de preservação, exceto:
( ) Os suportes de armazenamento de um SIGAD não necessitam ser acondicionados, manipulados e utilizados em condições ambientais compatíveis com sua vida útil prevista e/ou pretendida, de acordo com as especificações técnicas do administrador. ( ) Um SIGAD não necessita especificar ao administrador a vida útil prevista/ pretendida dos suportes. ( ) Um SIGAD não necessita informar, automaticamente, quais são os suportes cuja vida útil se encontra perto do fim.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
1. Preservação da tecnologia 2. Emulação 3. Conversão de dados 4. Migração
( ) É empregada quando os formatos tornam-se obsoletos. Os dados em formatos antigos são convertidos para novos formatos, apoiados em hardware e software mais atuais. Esse processo não está livre de problemas, podendo resultar em perda de informações e funcionalidades. ( ) É realizada no caso de obsolescência de hardware, software ou formatos. Envolve, inclusive, conversão de dados. Pode abranger grande quantidade de elementos – hardware, software e formatos – e, dessa forma, apresentar maior complexidade de planejamento e execução. Apesar disso, mostra-se como uma alternativa interessante para o acompanhamento das mudanças decorrentes da evolução tecnológica. ( ) Evita a necessidade imediata de implementação de novos sistemas. Porém, a manutenção e a integração com outros sistemas podem tornar-se problemáticas ao longo do tempo. A preservação do hardware, em especial, é uma alternativa cara, mesmo nas situações em que é compartilhado por mais de um usuário. Além disso, essa alternativa não é exequível no longo prazo, uma vez que o hardware pode ser danificado de forma irreversível, ficando completamente indisponível. ( ) É a simulação de determinado hardware ou software por meio de software. Permite que um computador moderno, possivelmente mais barato e de fácil manutenção, possa executar programas (softwares) antigos, desenvolvidos, originalmente, para outra plataforma. Para evitar possíveis perdas de informação e funcionalidades, deve ser realizada com bastante rigor.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Leia o texto abaixo.
“Órgãos e entidades devem definir uma política de gestão arquivística de documentos que tenha por objetivo produzir, manter e preservar documentos confiáveis, autênticos, acessíveis e compreensíveis, de maneira a apoiar suas funções e atividades. Essa política é iniciada com uma declaração oficial de intenções que especifica, de forma resumida, como será realizada a gestão no órgão ou entidade. A declaração pode incluir as linhas gerais do programa de gestão, bem como os procedimentos necessários para que essas intenções sejam alcançadas. Deve também ser comunicada e implementada em todos os níveis dos órgãos e entidades. No entanto, a declaração por si só não garante uma boa gestão arquivística de documentos. Para a política ser bem-sucedida, são fundamentais o apoio da direção superior e a alocação dos recursos necessários para sua implementação. Além disso, é necessária a formação de um grupo de trabalho ligado aos níveis mais altos da hierarquia do órgão ou entidade, com a designação de um responsável pelo cumprimento da política e pela implementação do programa de gestão arquivística.”
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (BRASIL). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. 1.1. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 19.
Considerando a definição de política arquivística, a designação de responsabilidades, o planejamento do programa de gestão e a implantação do programa de gestão, analise as afirmativas a seguir.
I. A política de gestão arquivística de documentos deve ser formulada com base na análise do perfil institucional, isto é, de seu contexto jurídico-administrativo, estrutura organizacional, missão, competências, funções e atividades.
II. A política de gestão arquivística de documentos deve explicitar as responsabilidades e designar as autoridades envolvidas no programa de gestão.
III. Os profissionais de arquivo são os responsáveis pelo planejamento e implantação do programa de gestão arquivística, assim como pela avaliação e controle dos trabalhos executados no âmbito do programa.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETA
Leia o texto a seguir.
“A metodologia do planejamento e da implantação de um programa de gestão arquivística de documentos estabelece oito passos que não são lineares, isto é, podem ser desenvolvidos em diferentes estágios, interativa, parcial ou gradualmente, de acordo com as necessidades do órgão ou entidade.”
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (BRASIL). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. 1.1. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 22.
De acordo com a publicação e-arq Brasil (CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS, 2011, p. 22-25), os oito passos são: (1) levantamento preliminar; (2) análise das funções, das atividades desenvolvidas e dos documentos produzidos; (3) identificação das exigências a serem cumpridas para a produção de documentos; (4) avaliação dos sistemas existentes; (5) identificação das estratégias para satisfazer as exigências a serem cumpridas para a produção de documentos arquivísticos; (6) projeto do sistema de gestão arquivística de documentos; (7) implementação do sistema de gestão arquivística de documentos e (8) monitoramento e ajuste.
A respeito do passo 1, levantamento preliminar, analise as afirmativas abaixo.
I. Consiste em identificar e registrar atos normativos, legislação, regimento e regulamento.
II. Implica numa apreciação geral dos pontos fortes e fracos das práticas de gestão de documentos existentes no órgão ou entidade.
III. Possibilita a partilha de dados de autoridade padronizados, permitindo a produção e a integração de descrições sobre as intervenções ou tentativas de intervenção no documento arquivístico.
IV. Objetiva gerar o conhecimento necessário sobre a missão, a estrutura organizacional e o contexto jurídico-administrativo no qual o órgão ou entidade opera, de forma que se possam identificar as exigências para produzir e manter documentos.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETA