Questões de Concurso Público UFMG 2016 para Museólogo
Foram encontradas 30 questões
Considerando a tipologia proposta pela autora, qual o modelo de avaliação se destaca dentro da uma proposta de comunicação interacionista entre o museu e o público?
“A Museologia deve procurar num mundo contemporâneo que tenta integrar todos os meios de desenvolvimento, estender suas atribuições e funções tradicionais de identificação, de conservação e de educação.”
Esta afirmação consta na
“Um dos principais pontos turísticos de Salvador e patrimônio Histórico da Humanidade, o Pelourinho deslumbra os visitantes. A arquitetura, os casarões e as cores servem de atrativo à visitação também de moradores. Contudo, muitos desconhecem o real significado e a história do lugar que nasceu como espaço de castigo dos escravos. (...) Mas não são apenas os turistas que desconhecem o assunto.
O eletricista Paulo Nunes, 45, é soteropolitano e também não tinha maiores informações sobre o Pelourinho. Para ele, a energia que a localidade emana, atualmente, é principal motivo para que o passado doloroso seja esquecido.”
PAULA, Alex de. Turistas ignoram história do Pelourinho. A Tarde, 21/11/2015. Disponível em:<http://atarde.uol.com.br//bahia/salvador/noticias/1728235-turista-ignoram-historia-dopelourinho>,
Diante do exposto, as seguintes propostas seriam plausíveis, de acordo com as discussões
contemporâneas sobre museologia e patrimônio, EXCETO:
Refletindo sobre essa asserção, é CORRETO afirmar que
Segundo Maria Margaret Lopes, os estudos do movimento dos museus no Brasil “não só impõem certas retificações em muitos casos, como, sobretudo, evidenciam a riqueza da contribuição dos museus brasileiros para a consolidação das Ciências Naturais no país”. (LOPES, 1997, p. 16).
Assinale a alternativa abaixo que enumera exclusivamente razões que justificam a afirmação da autora:
Levando em conta as transformações no campo da museologia ocorridas desde os debates realizados na década de 1970, especialmente a mesa-redonda organizada pela Unesco em cooperação como ICOM, em Santiago de Chile, em 1972, avalie as seguintes mudanças conceituais descritas esquematicamente, e em seguida assinale a opção CORRETA:
1ª. sujeito passivo e contemplativo —> sujeito ativo e transformador da realidade;
2ª. gestão técnica realizada pelo especialista —> participação da comunidade na gestão;
3ª. foco na classificação e guarda das coleções —> ênfase na comunicação do acervo, no acesso e nas necessidades do visitante;
4ª. financiamento a partir de recursos públicos —> financiamento a partir dos recursos da comunidade.
Com a noção de “alfabetização museológica”, Ulpiano B. Meneses (1994) propõe que os museus prepararem seu público para interpretar as exposições a partir do domínio de suas convenções.
Assinale, dentre as ações propostas abaixo, qual delas poderia ser utilizada para trabalhar essa noção
junto ao público.
Alguns museus utilizam lâmpadas fluorescentes, que emitem radiações ultravioletas, provocando danos como: amarelecimento, descoloração e ressecamento de objetos em suportes sensíveis nas exposições.
Sendo assim, os suportes mais afetados SÃO
A Política Nacional de Museus (PNM), lançada em 2003, significou importante passo no fortalecimento institucional do campo museal no Brasil. Dentre os seus princípios orientadores, podemos citar o “Desenvolvimento de processos educacionais para o respeito à diferença e à diversidade cultural do povo brasileiro frente aos procedimentos políticos de homogeneização decorrentes da globalização”.
Podemos considerar uma objeção válida ao enunciado desse princípio, APENA
Ao longo da história dos museus e da museologia, diferentes aparatos e recursos expográficos foram criados e utilizados na composição das exposições, correspondendo às perspectivas científicas e concepções estéticas de seu tempo.
A única associação INCORRETA a seguir é