Questões de Concurso Público UFMG 2018 para Jornalismo
Foram encontradas 8 questões
1. Barreira digital
2. Ciberespaço 3. Convergência
4. Inteligência coletiva 5. Cultura participatória
6. Interatividade
( ) Espaço de interação criado no fluxo de dados digitais em redes de computadores; virtual por não ser localizável no espaço, mas real em suas ações e efeitos. ( ) Diferença de acesso às tecnologias e mídias digitais, bem como à cultura desenvolvida nesses ambientes, vinculadas a problemas sociais e econômicos. ( ) Possibilidade aberta pelas tecnologias de rede de aumentar o conhecimento produzido de maneira social e coletiva. ( ) Integração entre computadores, meios de comunicação e redes digitas, bem como de produtos, serviços e meios na internet. ( ) Interferência e interação entre usuários, ou usuários, programas e conteúdos, em diferentes níveis e formas, nos sistemas de comunicação digital e rede.
( ) Potencialidade de qualquer indivíduo se tornar um produtor de cultura, seja recriando conteúdos já existentes, seja produzindo conteúdos inéditos.
A alternativa em que está CORRETAMENTE relacionada a sequência dos conceitos-chave para as mídias digitais e sua definição é:
I. O jornalismo público estimula a discussão de meios para a resolução de problemas, mas não deve defender meios específicos para enfrentá-los. II. A neutralidade não mais persiste como meta para a atividade jornalística, pois o profissional precisa tomar partido, aderindo aos posicionamentos dos veículos em que atua. III. Uma comunidade mais forte tende a ler mais jornais; enquanto a alienação e a passividade são forças contrárias, relacionadas à diminuição da circulação de jornais. IV. O jornalismo público considera adequadas as formas tradicionais de relacionamento com as fontes e autoridades, pois os jornalistas fazem parte da elite intelectual e devem extrair conhecimento de quem está no poder.
Em relação a essas afirmativas, a sequência CORRETA é: