Questões de Concurso Público UFMG 2018 para Técnico em Anatomia e Necropsia

Foram encontradas 30 questões

Q1765717 Medicina
A técnica de corrosão permite o estudo pormenorizado da angioarquitetura de um órgão. Entre as opções listadas, NÃO corresponde a uma etapa desta técnica anatômica
Alternativas
Q1765723 Medicina
Marque a alternativa que indica, CORRETAMENTE, exemplos de músculo liso, estriado cardíaco e estriado esquelético, respectivamente.
Alternativas
Q1767314 Medicina
São componentes do sistema nervoso central
Alternativas
Q1767315 Medicina
O congelamento seco corresponde a uma das várias técnicas utilizadas para a conservação de peças anatômicas. O resultado deste método fornece uma peça brilhante, firme, seca e preservada. Com relação a essa técnica, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767316 Medicina
Com relação à necropsia, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767317 Medicina
Quanto às técnicas de necropsia, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767318 Medicina
Com relação à utilização do formol para fixar peças anatômicas isoladas, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767319 Medicina
É importante que o técnico em anatomia e necropsia saiba reconhecer as alterações cadavéricas, evitando, assim, confundi-las com possíveis lesões adquiridas ainda em vida. Além disso, tal conhecimento auxilia na estimativa da hora da morte.
Em relação a essas considerações, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767320 Medicina
Leia as seguintes afirmativas:
I. Biossegurança corresponde a um conjunto de ações educativas que visa ao controle de infecções, bem como à redução de riscos de acidentes no ambiente de trabalho. II. A rugina é um dos equipamentos de proteção individual que impede que se inspire o ar com partículas em suspensão. III. Num laboratório cujo nível segurança é 4 (NB-4), óculos de proteção é item dispensável. IV. Uma das medidas cabíveis para se atender os princípios de contenção secundária é sala de necropsia pequena.
Em relação a essas afirmativas, está CORRETA:
Alternativas
Q1767321 Medicina
A preparação de peças anatômicas para fins didáticos é fundamental para a formação das várias profissões da área da saúde. Assim, com a finalidade de se obterem peças com um alto valor de informação, é importante a utilização de técnicas apropriadas.
Em relação à técnica anatômica relacionada, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767322 Medicina
De acordo com a Lei 8.501, de 30 de novembro de 1992, que dispõe sobre a utilização de cadáver não reclamado para fins de estudo ou pesquisas científicas, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767323 Medicina
Quanto à técnica de preparação de crânios desarticulados, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767324 Medicina
Ossos obtidos por meio da maceração, utilizando insetos ou larvas, preservam suas características, não havendo perdas de informações anatômicas.
Assim, sobre essa osteotécnica é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767325 Medicina
A perfusão por formol ainda corresponde à principal técnica para preservação de cadáveres. Para executar tal técnica , utiliza-se o leito vascular com o objetivo de difundir o fixador em todos os tecidos. Portanto, é CORRETO afirmar que o vaso a ser utilizado e a região anatômica que permite acessá-lo, são, respectivamente
Alternativas
Q1767326 Medicina
Macroscopicamente, as membranas serosas correspondem ao tecido que reveste internamente as cavidades torácica e abdominal, bem como a maioria dos órgãos nelas contidos.
Entre as estruturas abaixo relacionadas, marque aquela que NÃO tem todas as faces revestidas por uma membrana serosa.
Alternativas
Q1767327 Medicina
A utilização de vísceras mumificadas é de grande valor no estudo da anatomia, uma vez que preserva as características estruturais dos órgãos. Diante disso, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767328 Medicina
Para reduzir a exposição do técnico em anatomia e necropsia, responsável pela preparação de cadáveres humanos, a possíveis agentes patogênicos, é fundamental a utilização correta de equipamentos de segurança.
Assim é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1767329 Medicina
Para a aula prática de generalidades do sistema muscular, foi solicitado ao técnico em anatomia e necropsia uma peça na qual fosse possível identificar um músculo em forma de leque.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a tal músculo:
Alternativas
Q1767330 Medicina
A terminologia anatômica, utilizada para descrever e relacionar de maneira precisa todas as estruturas do corpo humano, só faz sentido quando se considera o cadáver em posição anatômica.
Assim, marque a alternativa que se define CORRETAMENTE a posição anatômica.
Alternativas
Q1767331 Medicina
Leia as seguintes afirmativas:
I. As epífises dos ossos curtos normalmente se perdem durante o processo de maceração em água corrente. II. Um corte transversal passando pelo corpo de um osso longo permitirá identificar a cavidade medular. III. Os seios paranasais são cavidades presentes nos ossos que compõem o viscerocrânio. IV. As vértebras torácicas são exemplos de ossos irregulares.
Em relação a essas afirmativas, está INCORRETA:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: A
5: B
6: B
7: C
8: A
9: A
10: D
11: C
12: A
13: D
14: C
15: C
16: D
17: C
18: B
19: D
20: A