Questões de Concurso Público UFMG 2018 para Técnico em Arquivo
Foram encontradas 30 questões
( ) Segundo a abordagem “três idades”, os documentos passam por três fases de arquivamento, sendo elas,corrente, intermediária e permanente. ( ) A fase intermediária é a responsável pelo tratamento dos documentos de uso eventual pela administração os quais estão aguardando destinação final. ( ) A fase permanente é a fase na qual os documentos já cumpriram as finalidades de sua criação podendo ser eliminados. ( ) A primeira idade é também conhecida como fase corrente, sendo a fase em que os documentos são frequentemente consultados.
Assinale a sequência CORRETA:
Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando os órgãos às suas respectivas finalidades.
(1) Arquivo Nacional
(2) CONARQ
(3) SINAR
(4) SIGA
( ) Realizar a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal.
( ) Promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas.
( ) Estimular programas de gestão e de preservação de documentos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, produzidos ou recebidos em decorrência das funções executiva, legislativa e judiciária.
( ) Promover a gestão, a preservação e o acesso às informações e aos documentos na sua esfera de competência, em conformidade com as diretrizes e normas emanadas do órgão central.
( ) Garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades de administração pública federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e restrições administrativas ou legais.
Assinale a sequência correta
Leia o trecho abaixo:
Os documentos de arquivo possuem características que os diferenciam dos demais documentos. Entre elas, destacam-se a organicidade, a unicidade, a confiabilidade e a autenticidade [...].
Fonte: BRASIL. Arquivo Nacional. Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 11.
A partir da afirmação apresentada nesse trecho, é CORRETO concluir que um documento de arquivo é
autêntico quando:
Tendo como referência a publicação Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal, analise as afirmativas a seguir a respeito dos gêneros documentais, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Documentos cartográficos são os que contêm representações gráficas da superfície terrestre ou de corpos celestes e desenhos técnicos.
( ) Documentos digitais são unidades de registro de informações codificadas de forma analógica ou em dígitos binários, acessíveis por meio de equipamento eletrônico.
( ) Documentos textuais são documentos manuscritos, datilografados ou impressos, cujo suporte predominante é o papel.
( ) Documentos audiovisuais são aqueles que contêm imagens, fixas ou em movimento, e registros sonoros.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando as estratégias de preservação de documentos digitais com suas respectivas definições.
COLUNA 1
1 – EMULAÇÃO
2 – ENCAPSULAMENTO
3 – MIGRAÇÃO
4 – PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIA
COLUNA 2
( ) consiste na transferência de um objeto digital de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo.
( ) processo, por meio de software, que permite a um computador moderno a execução de softwares hardwares antigos, desenvolvidos para outra plataforma tecnológica, mas com apresentação e performance originais.
( ) consiste em preservar, junto com o objeto digital toda a informação necessária e suficiente para permitir o futuro desenvolvimento de conversores, visualizadores ou emuladores.
( ) trata-se da utilização de plataformas tecnológicas em desuso (museus tecnológicos).
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A respeito da gestão de documentos digitais, analise as afirmativas abaixo:
I – É necessário definir, no sistema, os espaços para a realização dos procedimentos de gestão de documentos.
II – É necessário identificar o status do documento para controlar as diversas versões do documento arquivísticos.
III – No ambiente eletrônico, deve-se prever o estabelecimento de três espaços de produção: individual, de grupo e geral.
IV – Os status do documento são: minuta, original e cópia.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:
I - Deve-se garantir o máximo de fidelidade entre o representante digital gerado e o documento original. II - Devem-se observar os parâmetros que possam significar riscos ao documento original. III - Na compressão de formato de imagem, é permitido afetar a qualidade da imagem digital em relação a sua fidelidade com o original.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
Leia o trecho abaixo:
A adoção de recursos tecnológicos para mudança do suporte da informação requer a observância de determinados critérios que levem em consideração os preceitos técnicos da arquivologia, a legislação em vigor e a relação custo-benefício de sua implantação.
Fonte: BRASILArquivo Nacional. Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p.41.
No cenário brasileiro, do ponto de vista legal, é CORRETO afirmar que:
Leia a definição abaixo:
Princípio básico da arquivologia, também conhecido como princípio de respeito aos fundos, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (BRASIL). Criação e desenvolvimento de arquivos públicos municipais: transparência e acesso à informação para o exercício da cidadania. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2014., p. 76
É CORRETO afirmar que esta definição se refere ao: