Questões de Concurso Público UFMG 2019 para Administrador
Foram encontradas 7 questões
Dentre os três tipos ideais de autoridade, cita-se
As formas de governar politicamente, como as indicadas abaixo, são variações comuns das regras políticas encontradas nas organizações. É raro encontrar organizações que se utilizam de apenas uma dessas diferentes variações. Com maior frequência, se encontram, na prática, tipos mistos.
Correlacione as colunas:
(I) Tecnocracia (II) Burocracia (III) Autocracia (IV) Co-gestão (V) Democracia Representativa
( ) Forma de governo em que as partes opostas entram em entendimento para gerar juntas interesses mútuos. ( ) O poder é sustentado por um indivíduo ou pequeno grupo e apoiado pelo controle de recursos críticos, pelo direito de propriedade ou possessão de direitos, tradição, carisma e outras razões. ( ) Governo tipo parlamentar e, na indústria, empresas onde o controle está nas mãos dos trabalhadores ou dos acionistas. ( ) Regra exercida por meio da palavra escrita, que oferece as bases de uma autoridade tipo racional-legal. ( ) Regra exercida por meio do uso de conhecimento, poder de especialistas e habilidade de resolução de problemas relevantes.
A sequência CORRETA é:
Com relação às principais diferenças entre a Administração Pública Burocrática e a Gerencial, assinale a alternativa CORRETA.
O “modelo da lata de lixo” representa
Considerando, por exemplo, que o Governo institua uma regulação sobre antidiscriminação, no âmbito dos órgãos públicos, o mecanismo exercido seria do tipo:
A alegoria diz sobre uma caverna subterrânea que é tomada por indivíduos que visualizam sombras de pessoas e objetos. Esses indivíduos tomam as sombras por realidades, atribuindo-lhes nomes e conversando com elas. Demonstra-se um universo sombrio que constitui a verdade e a realidade, por meio de indivíduos que não possuem conhecimento de nenhum outro e acabam aprisionados ao senso comum. A caverna representa o mundo das aparências, enquanto a viagem ao exterior a conquista do conhecimento.
O exame das organizações pode contar com a noção de processos conscientes e inconscientes dos indivíduos, oferecendo importantes descobertas sobre a psicodinâmica e os aspectos ideológicos presentes em um panorama social.
Os trechos acima apontam para a compreensão das organizações a partir de uma metáfora em que são vistas como: