Questões de Concurso Público UFMG 2019 para Técnico - Bioterismo - Laboratório

Foram encontradas 30 questões

Q1758913 Veterinária
Com relação às instalações de produção ou de manutenção de animais, nível de biossegurança 1, todas as informações abaixo são verdadeiras, EXCETO:
Alternativas
Q1758914 Veterinária
Virkon é um desinfetante veterinário em pó de amplo espectro. Sua recomendação de uso é preparar uma solução 1% peso/volume. Para preparar 1 litro de solução para uso, deve-se:
Alternativas
Q1758915 Veterinária
O preparo e a diluição de soluções fazem parte da rotina de várias instalações de produção e manutenção de animais. Se um detergente concentrado é comprado em galão de 1 litro e para seu uso é necessário diluir em água na proporção 1/10, qual a quantidade de litros de mistura para uso que é possível fazer, utilizando 1 galão de detergente?
Alternativas
Q1758916 Veterinária

As instalações de biotérios podem ser classificadas, de acordo com a sua finalidade, em três tipos: criação, manutenção e experimentação.


Sobre a organização e instalaçoes de biotérios, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Q1758917 Veterinária
A eutanásia constitui-se no modo humanitário de sacrificar o animal, devendo ocorrer de forma ética, controlada e assistida. Visando atender esses objetivos foi divulgada pelo CONCEA a diretriz referente à prática de Eutanásia em animais. Tendo como base essas diretrizes, está CORRETO dizer que:
Alternativas
Q1758918 Veterinária
A eutanásia de animais deve ser realizada nas condições abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q1758919 Veterinária
São aspectos básicos relacionados aos cuidados na manipulação de animais de laboratório, EXCETO:
Alternativas
Q1758920 Veterinária

Para o bom funcionamento de um biotério, é importante que as condições de higiene do meio ambiente sejam mantidas e nessa prática alguns cuidados devem ser observados, principalmente em biotérios destinados à manutenção de animais livre de patógenos (utiliza-se a sigla SPF do idioma inglês: specific-patogen-free).


Todos os fatores abaixo indicam práticas importantes para uma manutenção adequada do controle sanitário e físico-químico do meio ambiente do biotério, EXCETO:

Alternativas
Q1758921 Veterinária
Nas colônias de ratos e camundongos convencionais pode ocorrer contaminação por agentes patogênicos. Dentre os agentes patogênicos destacam-se os parasitas que podem alterar bruscamente a fisiologia do animal. São sintomas que podem indicar infecção por parasitas, EXCETO:
Alternativas
Q1758922 Veterinária
Vários fatores do macro e microambiente do biotério podem afetar negativamente a saúde e bem-estar dos animais, influenciando a qualidade das respostas dos trabalhos experimentais. O técnico bioterista deve ficar sempre atento a alterações no ambiente, com o objetivo de zelar pela saúde do animal. São considerados fatores que impactam negativamente a saúde do animal, EXCETO:
Alternativas
Q1758923 Veterinária
Estão de acordo com a diretriz brasileira para o cuidado e a utilização de animais para fins científicos e didáticos, EXCETO:
Alternativas
Q1758924 Veterinária
Fazem parte da conduta adequada durante a realização de projetos de pesquisa ou ensino em instalações de biotérios, EXCETO:
Alternativas
Q1758925 Veterinária
É importante que o técnico bioterista esteja familiarizado com as características dos animais que estão sob seu cuidado. Colônias de camundongos representam um importante grupo animal, sendo muito utilizados em instituições de pesquisa. São características importantes do desenvolvimento de camundongos, EXCETO:
Alternativas
Q1758926 Veterinária
As normas de biossegurança têm o objetivo de proteger a saúde dos profissionais que trabalham em instalações de pesquisa e do público geral que circula pela instituição, assim como proteger o meio ambiente dos riscos associados à exposição acidental a microrganismos e materiais biológicos experimentais. São práticas de biossegurança de rotina adotadas em instalações de pesquisa, EXCETO:
Alternativas
Q1758927 Veterinária
A segurança em ambientes de laboratório deve ser objeto de treinamento constante do profissional permanente. A capacitação profissional por meio do conhecimento dos procedimentos de biossegurança em situações de emergência é fundamental para a geração de um ambiente seguro de trabalho. São procedimentos de biossegurança que devem ser adotados em situação de risco, EXCETO:
Alternativas
Q1758928 Veterinária
Uma instituição de pesquisa decidiu ampliar suas instalações de biotérios para melhor atender às demandas de seus pesquisadores, uma vez que serão adquiridos os seguintes animais de experimentação: camundongos transgênicos; ratos; cobaias e uma espécie de peixe teleósteo, o Danio Rerio. Considerando que até o momento as instalações abrigam somente camundongos da linhagem C56Black/J6, quantas salas devem ser construídas para abrigar os animais a serem adquiridos?
Alternativas
Q1758929 Veterinária
A sala de quarentena do centro de Primatas não humanos da Universidade de Oregon está localizada no térreo do Biotério de um edifício de 5 andares. Qual das alternativas abaixo descreve a sequência CORRETA dos procedimentos padrões para a limpeza de todos os andares deste Biotério?
Alternativas
Q1758930 Veterinária
Em uma instituição de pesquisa, foi solicitada a instalação de uma sirene, para avisar aos funcionários do Biotério de Roedores o final do turno de trabalho. Constatou-se que o som proveniente da sirene está próximo de 85 dB. Nesse caso, a sirene
Alternativas
Q1758931 Veterinária
A utilização de animais em pesquisa experimental fundamenta-se no princípio dos 3Rs (do inglês: Replacement, Reduction e Refinement).
Qual alternativa afina-se com o princípio da reduction (que se traduz para o português como redução)?
Alternativas
Q1758932 Veterinária
Os germicidas químicos líquidos, formulados como desinfetantes, podem ser utilizados para descontaminação de grandes áreas. O etanol é o desinfectante e descontaminante mais empregado no Brasil. Assinale a concentração aquosa deste agente químico adequada para níveis intermediários de atividade desinfectante.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: C
6: B
7: D
8: B
9: C
10: A
11: D
12: A
13: A
14: C
15: C
16: A
17: D
18: A
19: B
20: B