Questões de Concurso Público UFMG 2022 para Médico - Área Clínica Médica

Foram encontradas 20 questões

Q1925418 Medicina
Homem, 66 anos, fuma 40 cigarros por dia, há 40 anos. Fuma o primeiro logo ao acordar e este é o cigarro que lhe dá mais prazer. A maioria dos cigarros são fumados pela manhã. Tem dificuldade de não fumar em lugares proibidos e fuma mesmo quando está doente. Diz que gosta de fumar e que o pai fumou a vida toda e nunca teve nenhum problema. Procurou o médico para cessação do tabagismo, talvez daqui há um ou dois anos.
Assinale a melhor resposta para o estágio motivacional em que o paciente se encontra. 
Alternativas
Q1925419 Medicina
Homem, 26 anos, asmático há 10 anos, ao ser questionado sobre o controle de sua doença nas últimas quatro semanas, responde que tem apresentado sintomas diurnos mais de duas vezes por semana e que também necessitou de usar medicação de resgate por mais de duas vezes por semana. Não apresentou sintomas noturnos e não apresentou nenhuma limitação das suas atividades devido à asma.
Considerando-se o instrumento do GlobalInitiative for Asthma – GINA, assinale a melhor resposta sobre o controle da asma desse paciente.
Alternativas
Q1925420 Medicina
Paciente do sexo feminino, 59 anos de idade, portadora de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, procurou pronto atendimento com queixas de náuseas, vômitos, dores abominais e dispneia com piora progressiva nos últimos três dias, após ter participado de uma prova de meia maratona. Ao exame físico, encontrava-se com PA = 90X60 mmHg, FC = 120 bpm, Tax = 37,8º C, consciente, desidratada 3+/4+, com hálito cetônico, padrão de respiração lento e profundo e com ausculta respiratória e cardíaca sem alterações. Apresentava dor à palpação profunda do abdômen, sem sinais de irritação peritoneal. Exames complementares revelaram ECG sem alterações, glicemia = 224 mg%, leucocitose com desvio à esquerda, acidose metabólica com anion gap aumentado. Amilase, lipase e lactato normais.
A medicação antidiabética MAIS PROVÁVEL que possa estar relacionada e explicar o quadro clínico apresentado pelo paciente é 
Alternativas
Q1925421 Medicina
Paciente de 40 anos, sexo feminino, sem comorbidades conhecidas, procura assistência médica porque está em ganho de peso desde o início da pandemia de COVID-19. A paciente informa nunca ter realizado atividade física regular, descreve o consumo de cinco latas de 473 mL de cerveja/dia aos sábados e domingos, e refere fumar um maço de cigarros ao dia. Não tolera o gosto da água e de hortaliças, prefere consumir refrigerantes e alimentos com elevados teor de açúcares e gorduras saturadas. Nega tentativas prévias de cessação do tabagismo e acredita ser Fake News que fumar causa malefícios ao ser humano. A última consulta médica ocorreu há 8 anos, após o nascimento do terceiro filho, quando teve diabetes gestacional. Histórico familiar de doença arterial coronariana não precoce. Ao exame físico, destaca-se o índice de massa corporal de 28,7 Kg/m2 e a circunferência abdominal de 97 cm.
Quanto às medidas de promoção de saúde recomendadas para a paciente do caso clínico, o mais CORRETO é
Alternativas
Q1925422 Medicina
Paciente de 66 anos, sexo feminino, independente para as atividades de vida diária básicas e instrumentais. Relata ter hipertensão arterial sistêmica sob adequado controle e relata tabagismo 35 anos/maço. Refere fazer exames de rastreio de neoplasias ofertados na Unidade Básica de Saúde - UBS regularmente desde os 50 anos de idade, todos negativos.
Quanto às medidas de promoção de saúde recomendadas para a paciente do caso clínico, o mais CORRETO é solicitar
Alternativas
Q1925423 Medicina
Homem de 58 anos, natural e residente em Belo Horizonte, comparece ao pronto atendimento do HC-UFMG com quadro febril agudo, iniciado há cerca de seis dias, acompanhado de tosse seca, cefaleia holocraniana e dispneia aos esforços com piora progressiva nas últimas 24 h, quando recebeu resultado de teste molecular (RT-PCR) em swab nasal positivo para Sars-Cov-2. Faz acompanhamento nos ambulatórios de oncologia clínica e urologia por câncer de próstata, sem indicação de uso de qualquer medicação há dois anos. Não vacinado para covid-19. Ao exame físico apresentava-se orientado no tempo e espaço, corado, hidratado, sem edema periférico e com panturrilhas livres. Dados vitais: PA-MSD (sentado)124/84 mmHg, FC 92 bpm, FR 24 irpm; enchimento capilar < 2 segundos; oximetria 87% em ar ambiente. RCR 2T e bulhas normofonéticas; pulsos radiais amplos, rítmicos e simétricos. Crepitações bilaterais em terço inferior do tórax e leve esforço respiratório; abdome livre e indolor à palpação. Iniciado oxigênio por cânula nasal com demanda crescente nas primeiras horas até estabilização com saturação de O2 em 95% com fluxo de 5 L/min.
Com base no contexto do caso exposto, assinale a alternativa CORRETA, em relação ao seu manejo clínico.
Alternativas
Q1925424 Medicina
Homem cis de 37 anos, negro, trabalhador da construção civil, comparece à consulta de clínica médica em Unidade Básica de Saúde para controle do tratamento de tuberculose pulmonar. O diagnóstico foi suspeitado a partir de tosse produtiva com dois meses de evolução, perda ponderal não estimada e sudorese noturna e confirmado por teste rápido molecular para tuberculose em amostra de escarro positivo (sem indicar resistência à rifampicina), além de baciloscopia, também positiva ++. Iniciado tratamento com esquema básico contendo Rifampicina + Isoniazida + Pirazinamida + Etambutol há 45 dias. Realizou exame de baciloscopia no 30º dia de tratamento, que se mostrou negativa; houve melhora parcial dos sintomas, mas queixa-se de formigamento constante em ambos os pés com evolução de 15 dias, mas que não impede sua locomoção. Tabagista ativo, com cerca de 25 anos/ maço, etilista diário, não apresenta qualquer doença crônica ou uso de outros medicamentos. Mora com esposa, sogra e quatro filhos.
O mais CORRETO em relação às condutas e investigações do caso é que
Alternativas
Q1925425 Medicina
Mulher de 27 anos, portadora de anemia falciforme, natural e residente em Belo Horizonte, comparece à consulta de rotina no serviço de hematologia do HC-UFMG em fevereiro de 2022. Relatou quadro febril agudo, iniciado há cerca de 7 dias, acompanhado de artralgias, cefaleia holocraniana e exantema maculopapular difuso, pouco pruriginoso; refere que houve remissão dos picos febris nas últimas 24 h e passou a apresentar vômitos recorrentes e dor abdominal, mas negou qualquer sangramento. Ao exame físico apresentava-se orientada, hipocorada +/4, desidratada +/4, sem edema periférico. Dados vitais: PA-MSD (em decúbito)126/80 mmHg e PA-MSD (em pé – 3º minuto) 100/70 mmHg, FC 88 bpm, FR 18 irpm; enchimento capilar < 2 segundos. RCR 2T e bulhas normofonéticas; pulsos radiais amplos, rítmicos e simétricos. Aparelho respiratório sem alterações. Dor abdominal difusa à palpação, sem sinais de irritação peritoneal e fígado doloroso à 4 cm do rebordo costal direito. A suspeita diagnóstica é de Dengue.
Considerando-se a estratificação de risco e o respectivo manejo clínico, assinale a alternativa mais CORRETA.
Alternativas
Q1925426 Medicina
Senhora de 64 anos, negra, viúva, procedente de Belo Horizonte e natural de um distrito rural de Montes Claros, norte de Minas Gerais, compareceu à unidade de urgência com queixas de febre, cefaleia holocraniana e hemiparesia à esquerda, além de documentar perda ponderal não intencional de 9 Kg (pesava 88 kg). À oroscopia, apresentava diversas lesões esbranquiçadas e removíveis com a espátula em palatos e mucosa jugal. Tomografia de crânio evidenciou diversas lesões hipodensas, bilaterais, com realce periférico pelo contraste venoso, considerável edema perilesional e desvio da linha média. Testes rápidos para HIV foram reagentes (marcas biomanguinhos e unigold). Nega qualquer comorbidade; mãe e pai falecidos por “problemas de coração”.
Em relação às condutas para o caso exposto, assinale a alternativa mais CORRETA.
Alternativas
Q1925427 Medicina
Homem de 23 anos, branco, bissexual, comparece ao ambulatório de infectologia com desejo de utilizar PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV). Na avaliação clínica e laboratorial, foram evidenciadas lesões papulares eritematosas em tronco e membros, com acometimento palmo-plantar. Teste rápido para sífilis mostrou-se reagente e VDRL sequencial com titulação de 1:256. Informa que, há 2 anos, recebeu tratamento para sífilis com Benzetacil e apresentou quadro transitório de febre e artralgias, no dia seguinte à aplicação.
Em relação ao tratamento e ao seguimento para o caso exposto, assinale a alternativa mais CORRETA.  
Alternativas
Q1925428 Medicina
Paciente de 52 anos, sexo feminino, comparece ao pronto atendimento com queixa de disúria, urina com odor fétido e emergência miccional. Início dos sintomas no dia anterior. Nega febre. Paciente hipertensa em uso de enalapril 20mg bid. Já apresentou um episódio semelhante há 7 meses e percebeu relação com a menopausa. Ao exame físico: consciente, orientada, bom estado geral, corada, hidratada, eupneica, PA 130/70 mmHg. FC 72 bpm, ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Abdome inocente. Membros inferiores sem edemas.
Considerando o caso clínico acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1925429 Medicina
Paciente de 78 anos, do sexo feminino, foi admitida ao pronto atendimento com queixas de tosse produtiva iniciada uma semana antes, após quadro gripal de três dias, febre de 38,5°C e dor torácica ventilatório dependente no hemitórax D e dispneia iniciadas há 72 horas. Ao exame, apresentava crepitações ins e expiratórias variáveis em ambos os pulmões. Dados vitais mostraram FC = 100 bpm, FR = 24 irpm, PA = 140/ 90 mmHg, saturação de O2 = 95%. Estava lúcida e a radiografia do tórax, bem inspirada, evidenciou pequena consolidação no terço inferior do hemitórax direito, com broncograma aéreo. Trazia teste RT-PCR para SARS-Cov2 negativo, realizado no CS no mesmo dia. Informou ser hipertensa, em uso de losartana 25 mg BID. Negou outras comorbidades.

Em relação ao caso acima, assinale a alternativa mais CORRETA.
Alternativas
Q1925430 Medicina
Jovem de 34 anos, do sexo masculino, etilista, é avaliado no CS com relato de início, 48 horas antes, de febre de 39°C, calafrios tremulantes, e alguns episódios de tosse durante os quais chegou a expectorar uma secreção avermelhada parecendo sangue, em pequena quantidade. Negou dor, dispneia e doenças crônicas. Apresentava-se confuso e agitado. Ao exame apresentava FR = 34 irpm, FC = 130 bpm, saturação de O2 = 92%, PA = 90/50 mmHg. Havia som bronquial na região interescapulovertebral esquerda. A radiografia do tórax evidenciou imagem de consolidação em lobo superior E, e em lobo inferior esquerdo, com presença de broncogramas aéreos.
Com relação ao local de tratamento desse paciente, conforme o CRB-65, recomenda-se
Alternativas
Q1925431 Medicina
Paciente GM, 68 anos, sexo masculino, portador de Diabetes mellitus e HAS de longa data, com histórico de não aderência e seguimento irregular no Centro de Saúde. Relata diminuição de acuidade visual secundário a Retinopatia Diabética, já em seguimento com a Oftalmologia. Comparece após um longo período, trazendo alguns exames coletados. Reduziu a dose de insulina por conta própria, devido à hipoglicemias frequentes. Relatava edema de membros inferiores e fraqueza. PA 190/100 mmHg.
Medicamentos em uso: Metformina 850 mg BID, glibenclamida 5 mg BID, insulina 18 UI pela manhã, furosemida 40 mg MID, losartana 50 mg BID e anlodipino 5 mg.
Registros em prontuário:
Histórico de hemoglobinas glicadas = Hb 11% - 13,0% e 8,7%.
Creatinina prévia de 2,0 mg/dL (CKD-EPI 36 mL/min/1,73m2 ) em 2019.
US rins e vias urnárias: rins de tamanho normal, ecogenicidade preservada, preservação da relação córtico-medular.
Nessa consulta (2022) traz exames:
Creatinina = 3,8 mg/dL (CKD-EPI = 17 mL/min/1,73m2 ).
Relação albumina/creatinina = 3.800 mg/g. K = 6,1 mg/dL. (VR: 3,5 – 5,5 mg/dL).
Hemograma: Hb10,0 g/dL (VR homens: 13,0 – 16,0g/dL).

Em relação ao caso clínico acima, abordando os conceitos de definição, estadiamento e etiologia da Doença Renal Crônica (DRC), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1925432 Medicina
Paciente do sexo masculino, 67 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, tabagista e histórico de acidente vascular encefálico hemorrágico há 3 anos, sem sequelas. Comparece a uma unidade de pronto atendimento com quadro de dor retroesternal em aperto com irradiação para a mandíbula, iniciado há cerca de 40 minutos. Refere sudorese e náuseas concomitantes. Ao exame, apresenta FC de 110 bpm, FR 24 irpm, PA 156/74 mmHg e saturação de O2 de 96%. Ausculta cardíaca com bulhas taquicárdicas, sem bulhas acessórias ou sopros. Ausculta respiratória normal. Abdome sem alterações. ECG mostra taquicardia sinusal.
Com relação ao tratamento inicial na sala de emergência, a alternativa mais CORRETA é administrar
Alternativas
Q1925433 Medicina
O paciente da questão anterior permaneceu em sala de emergência aguardando transferência para um centro de referência. Após 12 horas de estabilidade, apresentou recorrência da dor, refratária a nitrato. Os dados vitais permanecem semelhantes. 
A melhor estratégia de estratificação é
Alternativas
Q1925434 Medicina
Paciente do sexo feminino, 54 anos, portadora de miocardiopartiaperiparto, com fração de ejeção de ventrículo esquerdo de 35%. Em uso crônico de losartana 25 mg 12/12 h, carvedilol 25 mg 12/12 h, espironolactona 25 mg/dia e furosemida 40 mg, /2 vezes ao dia. Comparece ao pronto-socorro com queixa de fraqueza iniciada há cerca de 4 dias, associado à edema de membros inferiores. Ao exame clínico, apresenta FC de 105 bpm, FR 26 irpm, PA 114/60 mmHg e saturação de O2 91%. Ausculta cardíaca com sopro holossistólico grau 3/6 em foco mitral com irradiação para a axila. Perfusão capilar de 4 segundos. Ausculta respiratória com crepitações até metade dos campos pulmonares bilateralmente.
Com relação ao tratamento, a alternativa mais CORRETA é 
Alternativas
Q1925435 Medicina
Paciente do sexo masculino, 68 anos, portador de hipertensão arterial e diabetes melitus em acompanhamento. À consulta de rotina, identifica-se clearance de creatinina de 45 mL/min/1,73 m2 e albuminúria superior a 300 mg/d nos exames solicitados. Ao exame clínico apresenta FC de 68 bpm, FR 18 irpm. Demais dados normais.
Com relação ao tratamento da hipertensão para esse paciente, assinale a alternativa mais CORRETA.
Alternativas
Q1925436 Medicina
Paciente do sexo masculino, 64 anos, portador de diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial e dislipidemia, usuário de insulina NPH 50 UI pela manhã e 25 UI à noite, metformina 1000 mg duas vezes ao dia, sinvastatina 40 mg à noite e enalapril 20 mg duas vezes ao dia, comparece à consulta assintomático. Refere aderência parcial à dieta, peso estável e sedentarismo nos últimos meses. Nega hipoglicemias. Apresentou hemoglobina glicada recente = 9,1%. Trouxe as seguintes medidas de glicemia: em jejum: mediana = 123 (mín. 84, máx. 187); antes do almoço: mediana = 214 (mín. 179, máx. 264); antes do jantar: mediana = 221 (mín. 169, máx. 292). Ao exame físico apresenta peso corporal = 81 kg; IMC = 28 kg/m2 ; PA = 120X80 mmHg, FC = 82 bpm. Consciente, corado, hidratado, sem edemas. Eupneico, com ausculta cardíaca e pulmonar normais e abdômen globoso, sem massas palpáveis.
Além da melhoria das medidas não farmacológicas, a melhor conduta nesse momento, visando otimizar o controle do diabetes desse paciente, é 
Alternativas
Q1925437 Medicina
Paciente de 57 anos, sexo feminino, vem à consulta queixando-se de perda de peso sem motivo aparente (5 kg no total, há aproximadamente 3 semanas), tremores nas mãos, palpitações, insônia e agitação. Traz alguns exames laboratoriais e de imagem, solicitados em outro serviço, que mostram: TSH: 0,01 (VR: 0,5 a 5,0 micro UI/mL), T4 livre: 2,8 (VR: 0,85 a 1,50 ng/dL). US tireoide: nódulo 1,4 cm baixo risco de suspeição para malignidade, em lobo esquerdo; parênquima tireoidiano sem alterações. Ao exame físico, apresentava, digno de nota: FC 115 bpm em repouso, PA: 130-95 mmHg, tremores finos de extremidade; nódulo palpável em lobo esquerdo da tireoide, de aproximadamente 1,5 cm.
Diante desse caso, assinale a alternativa mais CORRETA
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: A
6: D
7: D
8: A
9: C
10: C
11: D
12: B
13: B
14: A
15: D
16: B
17: A
18: C
19: D
20: D