Questões de Concurso Público UFMG 2023 para Enfermeiro

Foram encontradas 20 questões

Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155553 Enfermagem
Constipação, cuja definição é “diminuição na frequência normal de evacuação, acompanhada por passagem de fezes difícil ou incompleta e/ou eliminação de fezes excessivamente duras e secas” é uma das condições clínicas mais frequentes entre idosos.
Em relação ao diagnóstico supracitado, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155554 Enfermagem
A ocorrência de infecção urinária ou bacteriúria aumenta com a idade e a incapacidade; e as mulheres são mais susceptíveis a essa condição que os homens. Essa infecção é a segunda mais comum no corpo; em pacientes com 65 anos ou mais, é a causa mais comum de sepse por microrganismos gram-negativos e está associada à taxa de mortalidade superior a 50%.
Sobre a infecção urinária, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155555 Enfermagem

Leia a tirinha a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

O álcool etílico é uma substância psicotrópica que afeta o humor, o julgamento, o comportamento, a concentração e a consciência. Muitos etilistas são adultos jovens ou idosos e existe alta prevalência de alcoolismo nas pessoas que recebem atendimento de urgência/emergência.


Sobre o atendimento a esse agravo, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155556 Enfermagem
A Portaria do Ministério da Saúde nº 3.588, de 21 de dezembro de 2017, altera as Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Rede de Atenção Psicossocial, e dá outras providências. Dentre as suas descrições, o Artigo 50-C apresenta as diretrizes de funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas do tipo IV (CAPS AD IV).

A respeito dessas diretrizes de funcionamento, é CORRETO afirmar que o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas do tipo IV deve 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155557 Enfermagem
As doenças crônicas ocorrem em pessoas de todos os grupos etários, níveis socioeconômicos, etnias e culturas. Até 2030, estima-se que 167 milhões de pessoas terão uma doença ou distúrbio crônico. Uma quantidade crescente de doenças crônicas afeta os idosos, que usam mais medicamentos que qualquer outro grupo etário e estão mais susceptíveis aos eventos adversos relacionados a esses eventos.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as alterações sistêmicas com as respostas alteradas a fármacos em pessoas idosas.

Coluna I
1. Redução do ácido gástrico, pH aumentado, motilidade gastrintestinal reduzida. 2. Diminuição do débito cardíaco e perfusão hepática. 3. Diminuição do fluxo sanguíneo renal, perda de néfrons funcionantes, diminuição da eficiência renal. 4. Diminuição da massa corporal magra. 
Coluna II
( ) Ação prolongada, acúmulo e toxicidade ao fármaco; atraso na degradação de medicamentos. ( ) Pico de ação de medicamentos mais elevado. ( ) Redução da taxa de absorção do fármaco.
( ) Diminuição da taxa de eliminação e maior duração de ação.
Assinale a sequência CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155558 Enfermagem
Leia o texto a seguir:
A maioria dos transtornos mentais é rara na infância e se torna mais prevalente na adolescência, fase que dura até os 24 anos. Embora a prevalência varie, o pico de incidência parece ser na idade de 17 a 19 anos em países de alta renda. Algumas estimativas sugerem que, globalmente, uma em cada três a cinco crianças ou adolescentes tem um transtorno de ansiedade em algum momento.
Apesar de associada aos jovens, são os idosos que lideram o ranking dos mais afetados pela depressão: a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade. Ao redor do mundo, o transtorno afeta, em média, 264 milhões de pessoas de todas as idades.
A depressão está entre as doenças crônicas mais prevalentes no mundo. Em 2015, esse transtorno mental foi classificado como a terceira principal causa de incapacidade global. A depressão é um fator de risco bem estabelecido e importante para muitas condições sistêmicas, incluindo obesidade, distúrbios do sono e doenças crônicas.
Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/pesquisa-do-ibge-aponta-que-idosos-sao-os-mais-afetadospeladepressao/#:~:text=Apesar%20de%20associada%20aos%20jovens,e%2064%20anos%20de%20idade. Acesso em: 17 fev. 2023. (Adaptado).
Considerando as informações apresentadas, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as afirmativas FALSAS.
( ) As manifestações clínicas da depressão são idênticas em todas as idades.
( ) A maioria dos fármacos antidepressivos têm efeitos adversos anticolinérgicos, cardíacos e ortostáticos.
( ) Quando uma pessoa apresenta depressão e outras comorbidades, negligenciar a depressão pode dificultar a recuperação física.
( ) A depressão é componente da senescência e pode ser consequência dos ganhos, como a da autoestima, da condição socioeconômica, do papel social e da saúde.
( ) As imagens negativas do processo de envelhecimento não são comuns na sociedade, e por isso, não impactam na forma como as pessoas encaram esse processo.
( ) A depressão em adolescentes e adultos jovens está associada com sua recorrência ao longo da vida.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155559 Enfermagem
O diabetes mellitus (DM) é uma condição crônica que vem crescendo no mundo, totalizando atualmente 463 milhões de pessoas afetadas pela enfermidade. Destaca-se como um dos principais problemas mundiais de saúde pública, pelo rápido aumento da prevalência e pela elevada taxa de morbimortalidade. O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países que mais apresentam casos de DM no mundo (16,8 milhões de pessoas) e prevalência de 10,4% da população na faixa etária de 20 anos a 79 anos. Estima-se que até 2045 esse número aumente para 26 milhões de pessoas.
SOUZA, A. L. V. et al. Consulta e enfermagem no acompanhamento das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 na atenção primária em saúde. São Paulo: Sociedade Brasileira de Diabetes, 2022.

Sobre o DM, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as afirmativas FALSAS.
( ) O DM tipo 2 tem etiologia multifatorial relacionada à urbanização, à transição epidemiológica de condições agudas para crônicas, a mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida, ao sedentarismo, ao excesso de peso, ao envelhecimento populacional e à sobrevida das pessoas.
( ) São recomendados sete comportamentos de autocuidado em DM: efetuar enfrentamento saudável, ter alimentação saudável, ser ativo, tomar medicamentos, efetuar monitoramento, reduzir riscos e ter foco na resolução de problemas.
( ) O processo de enfermagem favorece a sistematização da consulta de enfermagem, visando à total liberdade do enfermeiro para tomar a decisão que quiser.
( ) Sobre o diagnóstico de enfermagem “Risco de úlcera de pé diabético”, o enfermeiro pode prescrever: realizar higiene dos pés com água quente e sabão, usar lixas, hidratar todo o pé após o banho, cortar as unhas e remover cantos e cutículas, usar produtos químicos e abrasivos para calosidades.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155560 Enfermagem
O cumprimento das metas de vacinação é uma condição necessária para o alcance dos objetivos do PNI. Para cumprir a meta, é fundamental que os profissionais de saúde responsáveis pela vacinação tenham conhecimento do esquema básico de vacinação de cada vacina, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, considerando que a cobertura vacinal (CV) é estimada com a dose que completa o esquema vacinal, embora, para avaliação específica, eventualmente se calcula a CV com outras doses do esquema vacinal.
Considerando essas metas, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155561 Enfermagem
Na base do processo de criação do SUS, encontram-se, EXCETO
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155562 Enfermagem
Fazem parte das ações prioritárias da Política Nacional de Promoção da Saúde, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155563 Enfermagem
Sobre a Vigilância em Saúde e a Política Nacional de Vigilância em Saúde, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155564 Enfermagem
Uma jovem de 17 anos buscou o serviço de saúde hoje, devido a atraso menstrual e prurido vulvar. Durante a entrevista, ela respondeu ao enfermeiro que sua última menstruação foi há cerca de 2 meses, que já iniciou a vida sexual e que notou um corrimento vaginal esbranquiçado.
Diante dessas queixas, analise as afirmativas abaixo relativas às condutas do enfermeiro:
I - Como se trata de uma adolescente, provavelmente grávida, o profissional deve chamar os pais da jovem antes de implementar qualquer intervenção.
II - Orientar sobre atrasos menstruais comuns na adolescência tardia e oferecer o teste de gravidez. Além disso, deve orientar a jovem sobre sexo seguro e contracepção.
III - Caso o teste de gravidez seja negativo, o atraso menstrual deverá ser investigado. Além disso, deve-se orientar a jovem sobre sua saúde sexual e reprodutiva.
IV - Proceder o teste de gravidez com o consentimento da jovem, iniciar tratamento tópico para provável candidíase em curso, orientar sobre sexo seguro e contracepção, e oferecer os testes rápidos para ISTs.
Em relação a essas assertivas, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155565 Enfermagem
Sobre o uso dos métodos contraceptivos, é CORRETO afirmar que 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155566 Enfermagem
Os casos de sífilis têm aumentado no Brasil, especialmente entre gestantes e adolescentes. A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo.

Sobre essa IST, suas consequências e tratamento, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155567 Enfermagem
Recentemente, um enfermeiro assumiu a coordenação da Unidade Central de Materiais e Esterilização de um hospital. Diante dessa nova realidade, o profissional sentiu a necessidade de dimensionar o número de profissionais necessários para o setor. Para tanto, norteou-se na Resolução nº 543 de 18 de abril de 2017, do Conselho Federal de Enfermagem, que atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades dessa natureza.
Considerando-se o contexto da Unidade Central de Materiais e Esterilização e a Resolução descrita, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155568 Enfermagem
Conforme da Norma Regulamentadora 32, considera-se risco biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos. Portanto, uma das medidas de se analisar esse risco é estratificar os agentes biológicos aos quais os trabalhadores estão expostos, segundo sua classe de risco.
Com base na classificação dos agentes biológicos por classe de risco, é CORRETO afirmar que, na
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155569 Enfermagem
Dentre os elementos descritos na Norma Regulamentadora 32, cabe destacar a vacinação dos trabalhadores, como medida de prevenção para os riscos biológicos. Para tanto, a vacinação dos trabalhadores deve obedecer às recomendações do Ministério da Saúde acerca das imunizações.
Considerando a norma mencionada e o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155570 Enfermagem
L. A. M., enfermeira da unidade ambulatorial de pacientes cardiológicos, realizou com a equipe e/ou com os usuários do serviço as seguintes práticas educativas no último mês:

1) Orientação a cada um dos usuários da unidade acerca da importância dos tratamentos não farmacológicos, como alimentação e prática de exercícios físicos. Para tanto, respeitou a singularidade dos sujeitos e analisou todos os fatores que poderiam interferir nesse processo educativo, como, por exemplo, os determinantes sociais.
2) Realização da ação educativa com os profissionais do setor relacionada à temática do trabalho em equipe, tendo em vista a identificação desse problema por parte do pessoal. A enfermeira buscou valorizar o conhecimento de cada membro do grupo, além de estimular que os profissionais realizassem uma análise crítica-reflexiva sobre o problema, de forma a transformar a realidade daquela unidade.
3) Oferecimento de atividade educativa voltada à utilização do novo aparelho de eletrocardiograma que foi adquirido pela unidade. A referida atividade aconteceu com todos os profissionais de enfermagem do setor em um encontro único.

As três ações são exemplos, respectivamente, das seguintes práticas educativas:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155571 Enfermagem
Considerando a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem n.º 564/2017, em seu capítulo V, que dispõe das infrações e penalidades, é CORRETO afirmar que a
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Enfermeiro |
Q2155572 Enfermagem
Um enfermeiro da unidade de saúde que atende servidores públicos federais de uma universidade deparou-se com a seguinte situação: um funcionário que trabalha na cozinha do restaurante universitário procurou a unidade de saúde em decorrência de um ferimento corto-contuso em membro superior direito de grande extensão. Com base nisso, o enfermeiro realizou a avaliação primária do trauma. Dentre os aspectos a serem analisados nessa avaliação, cabe citar o componente relacionado à circulação.
A respeito da avaliação primária da vítima do trauma, no que tange à circulação, é CORRETO afirmar que se deve
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: A
5: A
6: C
7: B
8: B
9: A
10: D
11: B
12: C
13: C
14: A
15: A
16: C
17: D
18: A
19: C
20: B