Questões de Concurso Público COPEL 2013 para Profissional de Nível Médio

Foram encontradas 20 questões

Q324224 Português

                     Imagem 010.jpg

Um texto é coeso quando suas partes estão semântica e adequadamente ligadas. Quanto aos elementos de coesão no texto dado, analise as afirmativas. 
I - O pronome nessa (linha 3) retoma o sentido posto anteriormente no mesmo parágrafo. 
II - A palavra jovem (linha 13) foi usada em lugar de pessoa (linha 11) visando à não repetição. 
III - O pronome seus (linha 13) indica que os limites pertencem ao jovem, ao adolescente.
IV - A palavra internauta (linha 15) pode estar se referindo tanto ao jovem quanto ao adolescente.
Estão corretas as afirmativas.



Alternativas
Q324229 Português
A grafia correta das palavras em um texto é fator primordial para o bom entendimento. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.

Alternativas
Q324770 Português
Sobre o jogo de palavras feito no título da matéria, assinale a explicação adequada.

Alternativas
Q324771 Português
Segundo o texto,as pessoas viciadas em internet sofrem várias consequências em sua vida social. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma delas.

Alternativas
Q324772 Português
Sobre o último parágrafo do texto, analise as afirmativas. I - Há dúvida de que 28% dos participantes da pesquisa, além dos 7% confessos, possam ser usuários patológicos. II - A última frase sugere que o leitor analise seu comportamento com a internet para detectar se é usuário patológico ou não. III - A interrogação E você? chama a atenção do leitor para sua própria dependência da internet.Está correto o que se afirma em:



Alternativas
Q324773 Português
As palavras tendência e família são exemplos da seguinte regra de acentuação: São acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Assinale a alternativa em que todas as palavras também são acentuadas em função dessa regra.

Alternativas
Q324774 Português
Assinale a afirmativa que apresenta estruturação frasal incompleta, prejudicando o sentido.

Alternativas
Q324775 Português
Uma das características de um texto de ordem prática, como ordens de serviço e ofício, é o respeito à concordância nominal preconizada pela norma culta da língua. Assinale a alternativa que NÃO apresenta concordância adequada.

Alternativas
Q324776 Português
A concordância dos verbos haver e fazer merece cuidado também em texto de ordem prática.Assinale a alternativa em que tais verbos estão corretamente empregados.

Alternativas
Q324777 Português
A adequação vocabular é fator relevante em se tratando dos requisitos de toda e qualquer produção escrita.Significa usar as palavras adequadas ao contexto em que elas são produzidas: para quem são produzidas, quem produz, com que finalidade, em que ambiente e momento. Sobre esse uso, analise as afirmativas abaixo.I - O engenheiro chefe mostrava-se muito preocupado com o sucesso do conserto da máquina. II - Todos os técnicos estavam mais mortos do que vivos ao fim da tarefa. III - Como o encarregado mostrou-se deveras cansado, permitiram que fosse dispensado antes do término do expediente. IV - Pensávamos que, de repente, o governo pretendia nos ferrar mais ainda.Apresentam adequação vocabular a um contexto formal, ou seja, textos de ordem prática, as afirmativas :


Alternativas
Q324778 Português
Logo no início do texto, o cronista refere-se ao trabalho do filólogo. Depreende-se que esse profissional dedica- se ao estudo :

Alternativas
Q324779 Português
Releia o trecho: coisa que muito me agrada é ver o noticiário local da televisão, não só pelas novidades interessantes que, de repente, nele podem aparecer. Sobre esse trecho, pode-se afirmar que na TV novidades interessantes, para o cronista:

Alternativas
Q324780 Português
Sobre os sentidos do trecho Concordei, é claro que num deputado ou numa professora a quota de nés pode ser mais baixa, não mais que o suficiente para eles também provarem o doce sabor dessa frutinha provincial. Mas fora do papo formal, viva o né, que venham nés às pencas., marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Para o autor, em situações formais, o uso da palavra né deve ser limitado. ( ) Todos podem usar a palavra né, principalmente em situações informais. ( ) Certos profissionais, como professor e deputado, não deveriam usar a palavra né. ( ) O autor não se dá o direito de usar a palavra né nem na escrita informal, a exemplo desse texto.Assinale a sequência correta.



Alternativas
Q324781 Português
No trecho Se eu fosse um filólogo, era bem capaz de me consagrar ao estudo do nosso né. Não há gente que passa a vida estudando um mosquito? Pois então?, qual sentido é possível para a expressão grifada?

Alternativas
Q324782 Português
o escrever a crônica, o autor usa a primeira pessoa do singular, colocando-se como protagonista, a exemplo de Se eu fosse um filólogo e outros mais. Mas em alguns trechos, ele usa a primeira pessoa do plural, como em estudo do nosso né, gosto que temos. Assinale a alternativa que explica esse jogo entre singular e plural.


Alternativas
Q324783 Português
Muitas vezes as vírgulas são utilizadas para separar expressões ou orações encadeadas. Assinale a alternativa que apresenta exemplo desse emprego.


Alternativas
Q324784 Português
Sobre a caracterização dessa carta aberta, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q324785 Português
O que a campanha espera obter da 2ª Conferência sobre Desarmamento?

Alternativas
Q324786 Português
Sobre os argumentos que fundamentam o ponto de vista expresso na carta aberta a fim de persuadir o leitor brasileiro, marque V para os verdadeiros e F para os falsos. ( ) A ONU organizará a 2ª Conferência sobre Desarmamento em junho. ( ) Anualmente 500 mil pessoas são vítimas de armas de fogo em todo o mundo.( ) O Brasil é o campeão mundial de mortes causadas por armas de fogo.( ) Eventos semelhantes à campanha “Control arms – 100 Dias da Ação” foram realizados ao redor do mundo. Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q324787 Português
No trecho Como o Brasil é o campeão mundial de mortes causadas por essa modalidade, o tema muito nos interessa., há uma relação de causa-consequência. Assinale a reescritura do trecho que NÃO conserva essa relação de sentido.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: A
6: A
7: B
8: C
9: D
10: B
11: D
12: A
13: B
14: C
15: C
16: D
17: A
18: C
19: D
20: B