Questões de Concurso Público DETRAN-MT 2015 para Profissional da Educação
Foram encontradas 20 questões
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) distribui as competências dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Sobre as competências do Órgão Máximo Executivo de Trânsito da União, considere:
I - Expedir a Carteira Nacional de Habilitação, mediante delegação aos órgãos executivos dos Estados e do Distrito Federal.
II - Executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
III - Expedir a permissão internacional para conduzir veículo e o certificado de passagem nas alfândegas, mediante delegação aos órgãos executivos dos Estados e do Distrito Federal.
IV - Assumir a execução total ou parcial das atividades do órgão executivo de trânsito estadual que, por sindicância, tenha comprovada a sua deficiência técnica ou administrativa.
São competências desse órgão:
Sobre as competências dos órgãos e entidades executivas de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição, considere:
I - Elaborar, organizar, complementar e alterar manuais e normas de projetos de implementação da sinalização.
II - Estabelecer, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito.
III - Aplicar as penalidades por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar.
IV - Integrar-se com outros órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para arrecadação e compensação de multas impostas.
Estão corretas as afirmativas
Em relação às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para apuração e concessão de habilitação para conduzir veículos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal ficará a cargo dos Municípios.
( ) O trator de roda e os equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas poderão ser conduzidos em via pública também por condutor habilitado na categoria B.
( ) O reconhecimento de habilitação obtida em outro país está subordinado às condições estabelecidas em normas do Conselho Nacional de Trânsito e em Convenções e Acordos Internacionais.
( ) Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias, nos últimos doze meses.
Assinale a sequência correta.
Sobre competências das polícias, de acordo com o disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), analise as afirmativas.
I - A polícia militar dos Estados e do Distrito Federal pode executar a fiscalização de trânsito.
II - Compete à polícia rodoviária federal, no âmbito das rodovias e estradas federais, aplicar e arrecadar multas impostas por infrações de trânsito e as medidas administrativas decorrentes.
III - A polícia civil dos Estados e do Distrito Federal deve dar apoio logístico e de fiscalização às ações específicas dos órgãos e entidades executivos de trânsito.
Está correto o que se afirma em
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 76, inciso I, “O Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá: a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito; [...].” A respeito da organização de um currículo interdisciplinar, analise as afirmativas.
I - Efetiva-se com a criação da disciplina Educação para o Trânsito na Educação Infantil e nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.
II - Requer a formação de professores para o planejamento integrado, respeitando-se respectivas áreas de conhecimento nas quais os professores são especialistas.
III - Demanda uma concepção globalizada de conhecimento por parte dos educadores, de modo a articular problemáticas da situação do trânsito na comunidade com saberes disciplinares.
IV - Torna-se viável na medida em que recorre aos saberes dos multiplicadores, das personalidades públicas e dos técnicos interprofissionais na Educação para o Trânsito, secundarizando o conhecimento disciplinar dos professores.
Está correto o que se afirma em
Sobre a Gestão da Educação para o Trânsito em instituições escolares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É inviável ser promovida na pré-escola em virtude da tenra idade dos infantes.
( ) Remete sua importância ao caráter sistemático e processual da Educação para o Trânsito.
( ) Torna-se indispensável pela responsabilidade institucional com a formação e não meramente com a instrução das novas gerações.
( ) Precisa enxergar e atender a realidade de cada escola à revelia do Código de Trânsito Brasileiro.
Assinale sequência correta.
O Código de Trânsito Brasileiro preconiza em seu artigo 76, inciso III: “a criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito.” Para promover essa ação, os profissionais do órgão executivo de trânsito, especialmente aqueles responsáveis pela Educação para o Trânsito, precisarão recorrer a pesquisas. Considerando as abordagens quantitativa e qualitativa da pesquisa educacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A predominância da aplicação de questionários com foco nas explanações estatísticas caracteriza o uso de instrumento e modo de análise de abordagens quantitativas.
( ) O propósito de abordagens qualitativas de ir além da simples interpretação das frequências numéricas de dados invalida a análise estatística.
( ) A relevância científica e social, entendida como contribuição ao conhecimento já disponível e o engajamento da temática de pesquisa na prática social, é critério de rigor e cientificidade na avaliação de pesquisas de abordagem qualitativa.
( ) A validade, a fidedignidade e a generalização são critérios indispensáveis à avaliação do rigor e da cientificidade das pesquisas de abordagem qualitativa.
Assinale a sequência correta.