Questões de Concurso Público IF-MT 2015 para Professor - Física
Foram encontradas 20 questões
O raio de luz monocromática, que incide sob o prisma com um ângulo de incidência θ1, incide sobre a outra face no ângulo limite de refração, como mostra a figura. Sabendo-se que o meio em que o prisma está imerso é ar nas condições normais de temperatura e pressão e que o prisma é feito com material com índice de refração igual a √2 , qual o ângulo de incidência (θ1)?
As bolas de bilhar A e B possuem a mesma massa e podem se mover sem atrito em um plano horizontal (mesa). Na Figura 1, tem-se o arranjo antes da colisão, em que a bola 1 move-se a 5 m/s em direção à bola 2, a qual está em repouso. As irregularidades da mesa não permitem determinar exatamente que ponto da bola 2 a 1 irá tocar. Observe os movimentos apresentados na Figura 2.
Dos resultados apresentados na Figura 2, são fisicamente possíveis, após a colisão das bolas:
A figura abaixo representa um manômetro de tubo em U preenchido com mercúrio.
Dados:
P0 = 1,02 × 105 Pa (pressão atmosférica)
g = 9,81 N/kg (campo grav. Terra)
h = 10 cm
ρHg = 13,6 g/cm3
Uma estrela como o Sol converte 10% de sua massa total em Hélio em um período de 10 bilhões de anos. Sabendo-se que a produção de energia de uma estrela é devida à fusão de Hidrogênio em Hélio, a qual converte aproximadamente 8% de sua massa em energia eletromagnética de acordo com a equação de Einstein, qual a potência média de emissão em todo o período?
Dado: Massa do Sol = 2 × 1030 kgO efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por uma superfície metálica sobre a qual incide um feixe de luz. A figura apresenta o esquema elétrico da experiência em que A e B são placas metálicas em um bulbo com vácuo.
Qual alternativa apresenta resultado que só é possível ser compreendido com a quantização da energia do
fóton?
Um balão sobe com velocidade constante (v1) ao mesmo tempo em que o vento empurra-o com velocidade constante (v2), conforme a figura. Em um determinado instante, um objeto é solto do balão.
Quais figuras, identificadas por (i), (ii), (iii), (iv), (v) e (vi), representam as trajetórias descritas pelo objeto solto
do balão vistas por um observador fixo em um ponto no solo e por um observador no balão,
respectivamente?
Na figura abaixo, o diagrama caracteriza o fenômeno da histerese de um material ferromagnético. H é o valor do campo magnético aplicado, enquanto M é a magnetização do material.
O que representam b e c, respectivamente?
Alguns fenômenos do cotidiano necessitam da aplicação de uma força equilibrante para que as velocidades sejam mantidas. Situações como essas reforçam as concepções espontâneas que predominam na mente da maioria dos estudantes sugerindo que a descrição aristotélica dos fenômenos seja melhor que a da mecânica newtoniana.
Nesse sentido, para um veículo que sobe uma rampa em movimento uniformemente retardado, os vetores que descrevem a velocidade (V) e a força resultante (F) para o veículo, segundo a descrição newtoniana do movimento, estão representados na alternativa:
Reconhecendo os problemas causados pelo uso abusivo de embalagens plásticas em uma rede atacadista, um projetista pensou em uma solução simples para o transporte de caixas. O sistema consistiria em uma corda que seria adaptada às caixas de forma a permitir que essas fossem carregadas com uma espécie de alça. Foram imaginados dois modelos, conforme o comprimento da corda.
A definição pela escolha do modelo deve passar pela resistência, conhecendo a tração a que cada corda, em
cada modelo, estará submetida. Nesse sentido, a relação entre a tração na corda no Modelo 1 e a tração na
corda no Modelo 2, para carregar um mesmo pacote, é igual a
Um sistema constituído por n mols de um gás monoatômico sofre o processo cíclico apresentado na figura.
No estado representado em A, o sistema sofre uma expansão isobárica para o estado B. Em seguida, a pressão
é reduzida, com volume constante, para o estado C. Por fim, o gás é comprimido, à temperatura constante, de
volta para o estado A. Assim, em um ciclo completo, entra no sistema uma quantidade de calor
correspondente a
Submetida a um exame de vista, uma pessoa teve os dados típicos de sua visão definidos conforme a tabela:
A partir dos valores encontrados no exame, a vergência da lente dessa pessoa é, aproximadamente:
Uma pessoa está perto de um poste quando o mesmo é atingido por um raio. Durante um curto intervalo de tempo, acumula-se na base do poste uma carga de 1,6 μC suficiente para produzir uma diferença de potencial elétrico (ddp) entre as duas regiões ocupadas pelos pés da pessoa (A e B).
Em relação a essa situação, tomando K0 = 9 × 109 N.m2
/ C2
, é possível estimar a ddp entre os pontos A e B em
Nas cidades as linhas de transmissão de energia passam próximas a áreas residenciais causando preocupação na comunidade local. Para evitar problemas, as empresas concessionárias tentam manter uma faixa na qual nenhuma construção pode ser realizada. Isso significa dizer que, para uma linha de transmissão de 525 A de corrente elétrica contínua, sendo de 10-5 T as recomendações internacionais sobre os limites de campos eletromagnéticos aceitáveis para exposição humana, a extensão dessa faixa, contando a partir do eixo do fio, é:
Adote μ = 4 π 10-7 T.m/A
A figura mostra o esquema simplificado de um circuito elétrico em uma instalação residencial. Um gerador bifásico produz uma diferença de potencial (ddp) de 220 V entre as fases e uma ddp de 110 V entre o neutro e cada uma das fases. No circuito estão ligados três aparelhos elétricos, com as respectivas potências e tensões.
Nesse tipo de circuito, o rompimento do fio neutro provoca alteração de tensão fornecida a alguns aparelhos,
podendo levar à queima deles. Nesse caso, se o fio neutro romper-se, no ponto indicado na figura por um X,
é correto afirmar que apenas